Algumas notas para promover a política de gestão universitária dos direitos humanos na Universidade Nacional de La Plata

Autores

  • Verónica Cruz Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e011

Palavras-chave:

direitos humanos, universidade, administração

Resumo

O artigo aborda um conjunto de reflexões sobre a política de gestão universitária dos direitos humanos da Universidade Nacional de La Plata, elaborada a partir de uma análise situacional que reconstrói e reavalia sua trajetória. Nesse sentido, recupera algumas dimensões do trabalho no campo dos direitos humanos na universidade, tomando a própria gestão como objeto de reflexão, mobilizada pelo compromisso institucional com a reconstrução da esfera pública; e delimita as consultas para o período 2008-20018.

As considerações expressas nestas páginas desenvolvem-se em torno das noções de direitos humanos, direito à educação e educação em direitos humanos, que estruturam os eixos da política de gestão analisada, e buscam comunicar uma síntese do conhecimento produzido na universidade pública, neste caso em curso de pós-graduação, contribuindo para sua democratização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verónica Cruz, Universidad Nacional de La Plata

 Prosecretaria de Derechos Humanos - UNLP

Referências

Badano, Rosario comp. (2018) Educación Superior y Derechos Humanos. Reflexiones, apuestas y desafíos. Editorial UADER, RIDDHH. Entre Ríos.
Bourdieu, Pierre y Wacquant, Loic (2008) Una invitación a la sociología reflexiva. Siglo XXI editores. Buenos Aires. 2da edición revisada.
CRES (2018) Declaración Final. Conferencia Regional de la Educación Superior de América Latina y el Caribe.
Cruz, Verónica (2020) “El Derecho a la Educación Superior como proceso histórico, abierto disputado.” Artículo publicado en Scarnatto y De Marziani (comp) Investigar en cuerpo, arte y comunicación. Perspectivas e intersecciones en la producción de conocimiento. Teseo Press.
_____________ (2019) “Universidad y Derechos Humanos.” En Badano, M (comp) Educación Superior y Derechos Humanos: reflexiones, apuestas y desafíos. Paraná: Editorial Uader.
_____________ (2014) Lineamientos de Gestión en Derechos Humanos UNLP. Período 2014- 2018.
Documento Regional de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo, AUGM, presentado ante la CRES 2018 bajo el título “Aportes a la III Conferencia Regional de Educación Superior.”
Edelstein, Gloria (2011) Formar y formarse en la enseñanza. Paidós. Buenos Aires.
Fernández Lamarra, N (2003) La educación superior argentina en debate. Situación, problemas y perspectivas. Buenos Aires, editorial EUDEBA.
García, Rolando (2006) Sistemas complejos. Concept, método y fundamentación de la investigación interdisciplinaria, Gedisa, Barcelona. Capítulo I
Grimson, Alejandro (2012) “Las universidades públicas y la construcción de una cultura de derechos humanos” en Perceval, M.C. Derechos humanos y universidades / coordinado por María Cristina Perceval. - 1a ed. - Buenos Aires. Ministerio de Justicia y Derechos Humanos de la Nación. Secretaría de Derechos Humanos . Pag. 34 a 37.
Matus, Carlos (1987) Política, Planificación y Gobierno. PSS. Versión consultada, producida por el Instituto Latinoamericano del Caribe de Planificación Económica y Social (ILPES) Fundación ALTADIR
Piccone, M. Verónica (2010) comp. Huellas I. Editorial Edulp. Universidad Nacional de La Plata. La Plata.
__________________ (2014) comp. Huellas II. Editorial Scotti. Universidad Nacional de La Plata. La Plata.
Rinesi, Eduardo, Soprano, Germán y Suasnábar Claudio (2005) Universidad: Reformas y Desafíos. Dilemas de la Educación Superior en la Argentina y el Brasil. Prometeo libros. UNGS. Buenos Aires.
Salvioli, Fabián (2009) La universidad y la educación en el siglo XXI. Los derechos humanos como pilares de la nueva Reforma Universitaria. IIDH. San José de Costa Rica.
Segato, Rita (2020) “Coronavirus: Todos somos mortales. Del significante vacío a la naturaleza abierta de la historia” en Grimson, A. (comp) El futuro después del covid. Edición Argentina Unida. Buenos Aires.
Testa, Mario (1995) Pensamiento estratégico y lógica de programación: el caso de salud. Lugar editorial. Buenos Aires.
UNESCO. Manual de Educación en Derechos Humanos IIDH. Cap. 3.
Estatuto de la UNLP, 2008.
Resoluciones de la UNLP producidas en el marco del trabajo en Derechos Humanos. Período 1998-2018.
Tauber, Fernando (2013) Pensar la Universidad 1.
Tauber, Fernando (2016) Pensar la Universidad 2. Proyecto Institucional de la Universidad Nacional de La Plata. Período 2018-2022.
Tauber, Fernando (2018) Pensar la Universidad 3. Proyecto Institucional de la Universidad Nacional de La Plata. Período 2018-2022.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Cruz, V. (2021). Algumas notas para promover a política de gestão universitária dos direitos humanos na Universidade Nacional de La Plata. Revista ES, 1(1 y 2), e011. https://doi.org/10.24215/27186539e011

Edição

Seção

Informes de investigación