Acompanhamento e Articulação com Graduados

Autores

  • Eugenia Alejandra Orosco Condorí Universidad Nacional de La Plata
  • Francisco Speroni Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e030

Palavras-chave:

acompanhamento, vínculo, graduados, universidade

Resumo

O acompanhamento e a vinculação com os graduados universitários constituem uma estratégia de comunicação e integração entre os graduados e a instituição universitária, podendo gerar oportunidades de contribuição mútua. Os licenciados podem contribuir para a instituição de várias formas, por um lado, do ponto de vista curricular, podem dar conta dos novos temas ou ferramentas necessárias para entrar no mercado de trabalho que devem ser tidos em consideração na concepção ou atualização dos planos .de estudos ou outras instâncias formativas que se desenvolvam na instituição. Também podem contribuir com sua experiência de vida profissional participando de instâncias de vinculação com outros claustros, como o aluno que precisa conhecer as possibilidades de trabalho para orientar seu futuro desempenho profissional. Por outro lado, a instituição pode estabelecer mecanismos de comunicação com os egressos para oferecer informações sobre atividades acadêmicas como conferências e seminários, divulgar atividades em torno da formação continuada de graduados, sejam eles cursos de atualização ou pós-graduação, como mestrado ou especializações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugenia Alejandra Orosco Condorí , Universidad Nacional de La Plata

Prosecretaria de Asuntos Académicos de la Facultad de Ciencias Exactas

Francisco Speroni, Universidad Nacional de La Plata

Facultad de Ciencias Exactas UNLP

Referências

Acciaresi, G., & Sandoval, M. (2014). Área de seguimiento de graduados de la Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales de la UNLP. Un espacio estratégico para la comunicación e integración entre el profesional y la universidad. Producción Forestal, 4(11), 26–27. Recuperado de: https://www.agroindustria.gob.ar/sitio/areas/ss_desarrollo_foresto_industrial/_archivos/revista-produccion-forestal/11.pdf

Barco de Surghi, S. (1996) Formulación participativa del currículo universitario: ¿quién dijo que no se puede? Ponencia en el Congreso Internacional de Educación. Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina.

Camillioni, A. W. de (2001) Modalidades y proyectos de cambio curricular. En “Aportes para un cambio curricular en Argentina 2001”. Buenos Aires, Argentina. Recuperado de: https://www.fceia.unr.edu.ar/geii/maestria/2013/Brovelli%20Curriculum%20Dis %C3%B1os,%20Teor%C3%ADas%20y%20Evaluaci%C3%B3n/Aportes%20para%20un%20cambio%20curricular%20CAMILONI.pdf

de Alba, A. (1995) Currículum: crisis, mito y perspectivas. Buenos Aires, Argentina. Miño y Dávila Editores, Cap. III.

Gurmendi, M. L. (2005). La información al conocimiento: factores que ayudan a un mejor uso de la tecnología en la gestión. En M. H. Efron & R. I. Vega (Eds.), Aportes al debate sobre la gestión universitaria (pp. 66–75). Buenos Aires, Argentina. De los cuatro vientos Editora.

Guzmán Silva, S., Febles Álvarez-Icaza, M., Corredera Marmolejo, A., Flores Machado, P. Tuyub España, A. y Rodríguez Reynaga, P. A. (2008). Estudio de seguimiento de egresados: recomendaciones para su desarrollo. Innovación Educativa, Vol. 8, núm. 42. Distrito Federal, México. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179421234003

Martínez, S. E., Gili, M. A., Encina Tutuy, A. J. y Vila, V. G. (2014). Evaluación y seguimiento de los graduados de odontología de la UNNE. Revista Facultad de Odontología, Vol. VII, N°1. Corrientes, Argentina. Recuperado de: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/rfo/article/view/1622/1389

Medina, M. M., Mosconi, E. B., Coscarelli, N. Y., Rueda, L. A., y Albarracín, S. A. (2005). Seguimiento de egresados como herramienta de evaluación y retroalimentación. In R. de U. con C. en I. (RedUNCI) (Ed.), V Congreso Internacional Virtual de Educación (pp. 1–20). Universitat de les Illes Balears.

Ministerio de Educación de la República Argentina (1995). Ley de Educación Superior N° 24521. Buenos Aires, Argentina. Recuperado de: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/25000-29999/25394/texact.htm

Schifrin, A. (2015). Calidad educativa: políticas de seguimiento de graduados universitarios en universidades estatales. Ciencia y Técnica Administrativa, Vol. 14, N° 5. Recuperado de: www.cyta.com.ar/ta1401/v14n1a5.htm

Tauber, F. (2018) Pensar la universidad. Proyecto institucional de la Universidad Nacional de La Plata 2018-2022. La Plata, Argentina. Recuperado de: https://libros.unlp.edu.ar/index.php/unlp/catalog/view/872/863/2874-1

Universidad Nacional de La Plata, Dirección de Vinculación con el Graduado Universitario. (2012). Trayectoria laboral y competencias profesionales de los jóvenes egresados de la UNLP. Recuperado de: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/37822

Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Trabajo Social, Dirección de Vinculación con Graduados/as. (s.f.). Programa para actualización permanente de graduados. Recuperado de: http://www.trabajosocial.unlp.edu.ar/upload /docs/actualizacion_permanente_graduad os.pdf

Universidad Nacional de La Plata. (2009). Estatuto 2008. La Plata, Argentina. Recuperado de: https://unlp.edu.ar/frontend/media/20/120/722e7f1b616ac158e02d148aaeb762aa.pdf

Universidad Nacional de La Plata. (2018). Plan estratégico de la Universidad Nacional de La Plata 2018-2022. La Plata, Argentina. Recuperado de: https://unlp.edu.ar/frontend/media/71/11271/b79232387aba4e2e083b220c56013398.pdf

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Orosco Condorí E. A., & Speroni, F. (2021). Acompanhamento e Articulação com Graduados. Revista ES, 1(1 y 2), e030. https://doi.org/10.24215/27186539e030

Edição

Seção

Informes de investigación