Admissão na UNLP de pessoas maiores de 25 anos que não tenham concluído o ensino médio

Autores

  • Darío Martín Estévez Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e013

Palavras-chave:

admissão, credenciamento, ensino médio, conclusão

Resumo

Propomos analisar a Portaria 255/01 da Universidade Nacional de La Plata, que regulamenta o artigo 7º da Lei nº 24.521, conhecida como Lei do Ensino Superior (LES). Este artigo estipula a possibilidade de ingresso no Ensino Superior para pessoas com mais de 25 anos de idade que não tenham acreditado estudos secundários, tendo em conta esta formação e aptidões dos interessados. A Lei No. 27.204 modificou alguns aspectos substanciais do LES. Entre eles, foi modificado o artigo 7º, mas, quanto à forma excepcional de admissão para maiores de 25 anos que não credenciam estudos secundários, este permaneceu inalterado.

Neste artigo iremos indagar sobre os pressupostos teóricos em que se baseiam os referidos artigos e a portaria que os regulamenta; tomando como noções centrais a inclusão educacional e a valorização das esferas não formais do conhecimento, em particular o que chamamos de saber do trabalho. Entendemos esses conceitos como parte do debate sobre as políticas de acesso ao Ensino Superior na história de nosso país, onde o acesso irrestrito ocupa lugar de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darío Martín Estévez, Universidad Nacional de La Plata

Secretaría de Asuntos Académicos - UNLP 

Referências

Belnicoff, María Antonia. (2008). En torno a la propuesta de Reglamentación del Artículo No7 de la Ley Nacional de Educación Superior [en Línea]. GOBIERNO DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES MINISTERIO DE EDUCACION – DIRECCIÓN GENERAL DE PLANEAMIENTO. Disponible en: https://www.buenosaires.gob.ar/sites/gcaba/files/aplicacion_articulo_7.pdf
Buchbinder, P. (2005). Historia de las Universidades Argentinas. Buenos Aires: Sudamericana.
Cano, D. (1985). La educación superior en la Argentina. Buenos Aires: FLACSO.
Castronovo, Adela. (2009). El ingreso a la Universidad de los mayores de 25 años sin título secundario contemplado en el artículo 7 de la Ley de Educación Superior [en Línea]. Universidad Nacional de Lanús. Departamento de Humanidades y Artes. Disponible en: http://www.repositoriojmr.unla.edu.ar/descarga/Tesis/MAMIC/031716_Castronovo.pdf
Chiroleu, A. (2009). La democratización del acceso a la universidad: de la ampliación de oportunidad a la inclusión. A 90 años de la Reforma Universitaria: memorias del pasado y sentidos del presente, 99-116.
Chiroleu, Adriana: Políticas de Admisión a la Universidad. Una aproximación a las experiencias de Brasil y Argentina. Revista de Estudios Sociales Año 2 No 2. 1o semestre de 1992. 167-183.
Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata. (Asamblea Universitaria de la Universidad Nacional de La Plata). 11 de octubre de 2008.
García de Fanelli, Ana (2014). Inclusión social en la Educación Superior argentina: Indicadores y políticas en torno al acceso y a la graduación, vol.7, n.2, pp.124-151. ISSN 1688-7468. Recuperado de: http://www.cedes.org/publicaciones/documentos/EdSup/2014/10669.pdf
Ordenanza 3 de 2015 (Consejo Superior de la Universidad Nacional de Córdoba). Reemplaza a la Resolución 409 de 2000. 7 de julio de 2015.
Ordenanza 255 de 2001 (Consejo Superior de la Universidad Nacional de La Plata). Reglamenta el proceso de admisión de los mayores de 25 años que no acrediten aprobación del nivel medio.
Oviedo de Ignazzi, R. y Salibián, A. (1978). Análisis de una experiencia novedosa en la enseñanza de la ecología, Revista Ecología N°3: 9-17.
Pain, A. (1992) Educación informal. El potencial educativo de las situaciones cotidianas. Buenos Aires, Nueva Visión.
Plan estratégico de la Universidad de La Plata 2014-2018 1 era. Edición - Mayo de 2014.
Plan estratégico de la Universidad de La Plata 2018-2022 1 era. Edición - Mayo de 2018.
Rinesi, E; Soprano, G y Suasnabar, C (comp) (2005) Universidad: reformas y desafíos. Dilemas de la educación superior en la Argentina y el Brasil. Buenos Aires, UNGS y Prometeo.
Roqueiro, R. (2007). “Los saberes del trabajo”, en Garcés L. ¿De la escuela al trabajo? (2007). Buenos Aires, Ediciones del signo.
Rovelli, L. (2009). Del plan a la política de creación de nuevas universidades nacionales en Argentina: la expansión institucional de los años 70 revisitada. Temas y Debates, 117-137.
Sánchez, L. (1969) La universidad actual y la rebelión juvenil. Buenos Aires, Editorial Losada.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Estévez, D. M. (2021). Admissão na UNLP de pessoas maiores de 25 anos que não tenham concluído o ensino médio. Revista ES, 1(1 y 2), e013. https://doi.org/10.24215/27186539e013

Edição

Seção

Informes de investigación