Expansão, trama, rede ... O documentário transmídia como proposta de intervenção na Especialização em Docência Universitária da UNLP

Autores

  • Lucrecia Gallo Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e015

Palavras-chave:

documentário transmídia, formação de professores, ensino superior, universidad

Resumo

O artigo relata um projecto de intervenção desenvolvido como projecto final integrador no âmbito da Especialização em Gestão do Ensino Superior (UNLP), como produção de saberes pedagógicos para a formação de professores na área da gestão da Direcção de Educação. e a Especialização em Docência Universitária da Secretaria de Assuntos Acadêmicos da Universidade Nacional de La Plata.

O projeto inclui a preocupação em promover novas formas de encontro de saberes e experiências docentes, através de uma estratégia transmídia, dando origem a uma teia de significados que resgata reflexões, experiências e perspectivas em torno dos problemas que surgem no contexto atual, aos processos formativos em. a Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucrecia Gallo, Universidad Nacional de La Plata

Coordinadora Editorial de la revista Trayectorias Educativas - UNLP

Referências

Albarello, F. (2019). “Lectura Transmedia. Leer, escribir, conversar en el ecosistema de pantallas”. Buenos Aires: Ampersand.
Ambrosino, M. A. (2017). “Docencia y narrativas transmedia en la educación superior”. Trayectorias Universitarias, 3(4), 12-19. Recuperado a partir de https://revistas.unlp.edu.ar/TrayectoriasUniversitarias/article/view/3867
Dussel, I. (2011) "Aprender y enseñar en la cultura digital. VII Foro Latinoamericano de Educación". Buenos Aires, Fundación Santillana.
Irigaray, F. y Reno, D.(comps.) (2016). Transmediaciones. Creatividad, innovación y estrategias en nuevas narrativas (págs. 39-53). Buenos Aires: Crujía.
Liuzzi, A. (2015). “El Documental Interactivo en la Era Transmedia: De Géneros Híbridos y Nuevos Códigos Narrativos, en Obra Digital”. Revista de Comunicación, 8(1), 106-136, Barcelona. Disponible en: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/52.
Maggio, M. (2012). “Enriquecer la enseñanza. Los ambientes con alta disposición tecnológica como oportunidad”. Buenos Aires: Paidós.
Morandi, G. y Ungaro, A. (2014). “La experiencia interpelada. Prácticas y perspectivas en la formación docente universitaria”. La Plata: EDULP.
Plan de Estudios y organización académica de la Especialización en Docencia Universitaria. (2016) Publicación institucional de la Universidad Nacional de La Plata.
Plan estratégico de la Universidad de La Plata 2018-2022 Publicación Institucional. 1 era. edición - Mayo de 2018. Disponible en: file:///C:/Users/Usuario/Desktop/Plan%20estrategico%202018%202022.pdf
Reno, D. (2014). “Formatos y técnicas para la producción de documentales Transmedia”, en IRIGARAY, F. y LOVATO, A. (eds.) (2014): Hacia la comunicación transmedia. UNR Editora, Rosario. Diponible en: http://hdl.handle.net/2133/3610
Reno, D. (2014). Foro de Periodismo Digital-Rosario. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=E2pzxi4A5sI&feature=youtu.be
Ruiz, S. (2013). “La narrativa transmedia para la representación de la realidad”, en Porto Renó, D., Campalans, C., Ruiz, S. y Gosciola, V. (Eds.) (2014). Periodismo Transmedia: Miradas Múltiples. Ed. UOC y Universidad del Rosario. Barcelona, Disponible en: https://www.academia.edu/12023799/Transmedia_Journalism_multiple_views_complete_book
Scolari, C. (2012). “Lostología. Narrativa transmediática, estrategias crossmedia e hipertelevisión”, en CAMPALANS, PORTO RENÓ, D. y GOSCIOLA, V. (eds.) (2014). Narrativas transmedia: Entre teorías y prácticas. Ed. UOC y Universidad del Rosario.Barcelona, Disponible en: https://www.academia.edu/12016123/Transmedia_Storytelling__between_teories_and_pratice_complete_book_.
Scolari, C. (2013). “Narrativas Transmedia: Cuando todos los medios cuentan”. Ed. Deusto. Barcelona.- SUCARI, J. (febrero de 2015). Atravesar la ventana: Incursiones del documental interactivo en el mundo presencial, en Obra Digital. Revista de Comunicación, 8(1), 84-105. Barcelona, Disponible en: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/55.
Sibilia, P. (2012). “¿Redes o paredes?. La escuela en tiempos de dispersión”. Buenos Aires: Tinta Fresca.
Tauber, F. (2018). “Pensar la Universidad. Proyecto institucional de la Universidad Nacional de La Plata-2018-2022”. Publicación institucional de la Universidad Nacional de La Plata.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Gallo, L. (2021). Expansão, trama, rede . O documentário transmídia como proposta de intervenção na Especialização em Docência Universitária da UNLP. Revista ES, 1(1 y 2), e015. https://doi.org/10.24215/27186539e015

Edição

Seção

Informes de investigación