As relações da música com a cosmologia

Autores

  • Sonia Regina Albano de Lima Instituto de Artes da UNESP – São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21932/epistemus.4.3057.1

Palavras-chave:

audición musical, notación musical, cifrado armónico, audición armónica, análisis armónico

Resumo

A música desde a Antiguidade Grega relacionou-se com diversas áreas de conhecimento. O presente artigo relata algumas dessas relações que, de certa maneira, foram delineando a estética musical, sua função na sociedade, na cultura dos povos e na educação. A forte ligação da música com a cosmologia pautou o presente relato, desde o pitagorismo até o projeto iluminista que promoveu a cisão que se estabeleceu entre a música sob uma perspectiva racional e a tradição cosmogônica, fato que numa visão gnóstica foi uma das espécies de semanticidade presente no discurso musical, portanto, sujeita aos ciclos históricos, sócio culturais e aos condicionamentos epistemológicos. A discussão teórica pautou-se mais intensamente nos escritos de E. Fubini, L. Rowell, U. Eco e Mário Ferreira dos Santos, entre outros.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
8,222
Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026410
|

Biografia do Autor

Sonia Regina Albano de Lima, Instituto de Artes da UNESP – São Paulo

Licenciada en Piano (FMCG) y Doctora en Comunicación y Artes Semiótica- PUC-SP. Realizó post doctorados en Educación Interdisciplinaria (PUC-SP), Música (IA-UNESP) y Música de Cámara (FMCG). Licenciada en Derecho (USP). Profesora de piano, música de cámara y piano (1983-1993), Coordinadora pedagógica de grado y post grado de FMCG. Profesora investigadora de UNIABC para la implementación de la Maestría Profesional, y becaria coordinadora de investigación de FUNADESP en 2012. Es profesora de Maestría y Doctorado en IA-UNESP desde 2005. Fue directora y coordinadora artística de la Escuela de Música Sao Paulo (2013 -2014). Es investigadora del Grupo de Estudios e Investigación en el Programa Interdisciplinario de Estudios de Graduado en Educación (Currículo) de la PUC-SP y segundo líder de investigación del Grupo de Investigación en Educación Musical IA-UNESP. Autora y editora de libros, colecciones y artículos científicos se centraron en la interdisciplinariedad, el rendimiento y la educación musical. Es Presidenta de la Asociación Nacional para la Investigación y Postgrado en Música (ANPPOM).

Referências

Abdounur, O. J. (1999). Matemática e Música: Pensamento Analógico na Construção de Significados. São Paulo: Escrituras Editora.
Eco, U. (1989). Arte e Beleza na Estética Medieval. (Trad.: A. Guerreiro). Lisboa: Presença.
Ferreira Dos Santos, M. (1960). Pitágoras e o Tema do Número. São Paulo: Logos.
Fubini, E. (2001). Música y Lenguaje en la Estética Contemporánea. Madrid: Alianza Editorial.
Fubini, E. (1999). La Estética Musical desde la Antigüedad hasta el Siglo XX. Madrid: Alianza Editorial.
Molina, R. y Ranz, D. (2000). La Idea del Cosmos. Cosmos y Música en la Antigüedad. Barcelona: Paidós.
Rowell, L. (2005). Introducción a la Filosofia de la Música. Antecedentes Históricos y Problemas Estéticos. Barcelona: Gedisa Editorial.
Sachs, C. (1927). La música en la Antigüedad. [E. Martínez Ferrando (trad.)]. Barcelona: Editorial Labor.
Três Iniciados (1992). O Caibalion. Estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia. (Trad. R. Camaysar). São Paulo: Pensamento.
Yates, F. A. (1964). Giordano Bruno e a Tradução Hermética. São Paulo: Cultrix.
Yates, F. A. (1993). Ideas e Ideales del Renacimiento en el Norte de Europa. Ensayos reunidos, III. México: Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2016-07-22

Como Citar

Albano de Lima, S. R. (2016). As relações da música com a cosmologia. Epistemus. Revista De Estudos Em Música, Cognição E Cultura, 4(1), 83–110. https://doi.org/10.21932/epistemus.4.3057.1

Edição

Seção

Artículos originales de investigación