Formalização da área de Comunicação Institucional do Escola Nacional "Rafael Hernández"

Autores

  • María Grazia Mainero Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e025

Palavras-chave:

comunicação institucional, ensino fundamental, comunidade educacional, ensino inclusivo e de qualidade, universidad

Resumo

A comunicação desempenha um papel estratégico na rede de relacionamentos que se geram em uma organização em torno do alcance de seus objetivos. Empoderando todos os sujeitos que o compõem, toda a fala a partir de um processo comunicacional que define uma linha de ação que os inclui, só é possível a partir da convicção de que a comunicação deve mediar entre seus membros.

É evidente que uma instituição como a Escola Nacional “Rafael Hernández” precisa da participação ativa de todos os atores que compõem sua comunidade educacional. A formalização de um espaço de Comunicação Institucional permitirá dar visibilidade a todas as vozes, bem como canalizar as várias esferas da organização na prossecução de um objetivo comum: oferecer uma educação inclusiva e de qualidade a uma população estudantil que se caracteriza pela heterogeneidade de quem vive em suas salas de aula hoje.

Biografia do Autor

  • María Grazia Mainero, Universidad Nacional de La Plata

    Liceo Víctor Mercante UNLP

Referências

Bonicatto, María. Gobernantes impreparados para gobernar. Disponible en: AulasWeb, Planeamiento, EGES, UNLP.

Botto, Marcelo (2003) “La Comunicación en las instituciones educativas de nivel Medio”. Disponible en: http://www.quadernsdigitals.net/datos/hemeroteca/r_1/nr_502/a_6870/6870.pdf

Costa, Joan (2001). Imagen corporativa en el siglo XXI. Buenos Aires, La Crujía ediciones.

Chomsky, Noam (1979). Reflexiones sobre el lenguaje. Barcelona, Ariel.

Diario El Día (1905), 4 de septiembre, pág. 1, col.1. en El Colegio Nacional. Imágenes de su memoria.

Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata, (Reformado en el 2008). Publicación institucional de la UNLP, La Plata, 2009. Disponible en: http://www.unlp.edu.ar/uploads/docs/estatuto_2008_final.pdf

García Jiménez, Jesús (2004). La comunicación interna. Madrid, Ediciones Díaz de Santos.

García Munitis, Ana María (2017). Proyecto Académico y de Gestión. Colegio Nacional “Rafael Hernández”. Universidad Nacional de La Plata. Disponible en: http://www.nacio.unlp.edu.ar/archivos/Proyecto2018_2022.pdf

Giordano, Carlos editor (2011). “Cuestiones sobre Epistemología, Teoría y Metodología del Campo de la Comunicación” Questions- Ediciones de Periodismo y Comunicación 1a ed. - La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Periodismo y Comunicación Social.

Giraud, Pierre (1964). La gramática. Buenos Aires, Eudeba.

Huertas, Franco (1993). El método PES. Entrevista a Carlos Matus. Altadir. pdf. Disponible en: AulasWeb, Planeamiento, EGES, UNLP.

Hymes, Dell (1972). Models of the interaction of language and social life en J. Gumperz & D. Hymes (Eds.), Directions in sociolinguistics: The ethnography of communication. Nueva York, Holt, Rhinehart & Winston.

Jakobson, Roman (1958). Congreso sobre lengua literaria de Bloomington. Universidad de Indiana, EE.UU.

Kerbrat- Orecchioni, Catherine (1997). La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires, Edicial.

Ley Nacional de Educación N° 26. 206.

Lyons, John (1997). Semántica lingüística. Una introducción. Paidós, Buenos Aires.

Massoni, Sandra (2007). "Tres movimientos y siete pasos para comunicar estratégicamente” en Estrategias. Los desafíos de la comunicación en un mundo fluido. Rosario, Homo Sapiens Ediciones.

Matus, Carlos. Teoría, planificación y gobierno. Disponible en: AulasWeb, Planeamiento, EGES, UNLP.

Plan Estratégico de la Universidad Nacional de La Plata 2018-2022.

Porta, Paula (2015). Comunicación del Conocimiento / Conocimiento de la Comunicación. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/45705

Porta, Paula (2016). “Comunicación, medios, poder” en Hoja de ruta. Un recorrido por los sentidos sobre la comunicación, las cotidianidades y el poder, Cuaderno de Cátedra, EPC-FPyCS.

Rimoldi, M. y Triana, A. (2005). El Colegio Nacional imágenes de su memoria. La Plata

Sapir, Edward (1949). Selected writings of Edward Sapir in Language, Culture and Personnality. Berkeley, University of California Press.

Shannon, Claude y Weaver, Warren (1949). The Mathematical Theory of Communication. Chicago, Universidad de Illinois Press.

Tauber, Fernando (2018). Pensar la Universidad. Proyecto Institucional de la Universidad Nacional de La Plata 2018-2022.

Tauber, Fernando (2009). La comunicación en la planificación y gestión para el desarrollo de las instituciones universitarias públicas argentinas: el caso de la Universidad Nacional de La Plata en el trienio junio 2004 – mayo 2007. Disponible en: http://hdl.handle.net/10915/1965

Tréspidi, Miguel Ángel (2005). “Reflexiones acerca de la gestión profesional de la comunicación institucional en instituciones universitarias”. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/29813

Vallaeys, Francois (2014). “La responsabilidad social universitaria: un nuevo modelo universitario contra la mercantilización”. Universia, N° 12, Vol. V. Disponible en: http://ries.universia.net

Van Dijk, Teun comp. (2000). El discurso como interacción social. Barcelona, Gedisa.

Villa, Alicia (2015). “Familias y escuelas: preguntas (in)frecuentes para desaprender lo aprendido”, en Palacios, Analía (comp.), Claves para incluir. Aprender, enseñar y comprender. CABA, Noveduc.

White, Robert (2007). Comunicar comunidad. Aportes para una ética de la comunicación pública. Buenos Aires, La Crujía ediciones.

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Informes de investigación

Como Citar

Mainero, M. G. (2021). Formalização da área de Comunicação Institucional do Escola Nacional "Rafael Hernández". Revista ES, 1(1 y 2), e025. https://doi.org/10.24215/27186539e025