“Hadī Māši Nāyḍa, Hadī Nahḍa”: música, identidade e heterodoxia nos limiares de um paradigma

O caso da música contracultural marroquina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/18530494e064

Palavras-chave:

música contracultural, não-identidade, heterodoxia, paradigma

Resumo

O trabalho pretende determinar o papel que a música jovem marroquina pode desempenhar na construção de um ideal identitário dissidente. Partindo da análise do discurso musical de vários grupos contraculturais, procuramos caracterizar o papel das suas formulações subversivas de noções como pertencimento e identidade para criar fissuras na construção canónica de todo o paradigma cultural. Pretendemos chegar à conclusão de que tal trabalho marginal e erosivo abre expectativas de mudança a todo o modelo cultural marroquino marcado por patologias e desequilíbrios crónicos que impedem a sua regeneração e metamorfose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bauman, Z. (2015). Modernidad líquida (M. Rosenberg, trad.). Fondo de Cultura Económica.

Beckett, S. (2003). Esperando a Godot (P. Barceló, trad.). Tusquets.

Caprice. (2021, 16 de febrero). Casa Crew - Khatwa [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=M0Y082GEl3g

Cheb. (2019, 1 de diciembre). Trash [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=W0TnYEyPM3w

Cheb. (2020, 1 de febrero). Funambule [video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=kb-XhPbYlsA

Cheb. (2021, 13 de marzo). Future [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=rAGOnXeIrjs

Chomsky, N. (1989). El conocimiento del lenguaje: naturaleza, origen y uso (E. Bustos Guadaño, trad.). Alianza.

de Sousa Santos, B. (2009). Una epistemología desde el Sur. CLACSO, Siglo XXI.

Derrida, J. (2005). De la gramatología (O. del Barco y C. Ceretti, trad.). Siglo XXI.

Dussel, E. (2007). Política de la liberación. Trotta.

Dussel, E. (2016). Filosofías del sur: descolonización y transmoderindad. Akal.

Foucault, M. (2005). La hermenéutica del sujeto (H. Pons, trad.). Akal.

Foucault, M. (2008). El orden del discurso (A. González Troyano, trad.). Tusquets.

Han, B. C. (2015). La salvación de lo bello (A. Ciria, trad.). Herder Editorial.

Heidegger, M. (1993). El ser y el tiempo (J. Gaos, trad.). Fondo de Cultura Económica.

Heidegger, M. (2000). Carta sobre el humanismo (H. Cortés y A. Leyte, trad.). Alianza.

Heidegger, M. (2010). El origen de la obra de arte. En Caminos de bosque (A. Leyte y H. Cortés, trad.) (pp.11-62). Alianza.

Hoba Hoba Spirit. (2022, 16 de noviembre). Nefs & niya [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BQ5LH6gqGxI

Hoba Hoba Spirit. (2018, 11 de enero). Ayna L'mafar [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=5wDuhBeK7V4

Hoba Hoba Spirit. (2014, 26 de agosto). 7ayr (lost) - [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=rOI2PJ2z34w

Muslim. (2011, 28 de octubre). Zanka Flow - Album Jebha - 09 - El 7assla (Feat. O-Din) [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=E9cfBrvx24I

Muslim. (2014, 30 de abril). 7ob Lwatan [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watc h?v=a76Z6m_X_PE

Naciones Unidas. (2019). World Population Prospects 2019. https://www.un.org/development/desa/pd/news/world-population-prospects-2019-0

Nietzche, F. (1996). De mi vida: escritos autobiográficos de juventud (L. F. Moreno Claros, trad.). Valdemar.

Savater, F. y de Villena, L. A. (1989). Heterodoxias y contracultura. Editorial Montesinos.

Schopenhauer, A. (2004). El mundo como voluntad y representación (I y II) (P. López de Santa María, trad.). Trotta.

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Balghzal, A. (2024). “Hadī Māši Nāyḍa, Hadī Nahḍa”: música, identidade e heterodoxia nos limiares de um paradigma: O caso da música contracultural marroquina. Epistemus. Revista De Estudos Em Música, Cognição E Cultura, 12(1), 064. https://doi.org/10.24215/18530494e064

Edição

Seção

Artículos originales de investigación