Cinco anos depois. A reforma do Plano de Estudos do Bacharelado em Serviço Social da UNLP

Um possível desenho avaliativo

Autores

  • Analía Chillemi Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186539e009

Palavras-chave:

avaliação, projecto curricular, plano de estudos, desenho, implementação, gestão

Resumo

O trabalho constitui uma proposta de avaliação da implementação do Plano de Estudos do Bacharelado em Serviço Social, a carreira fundadora da Faculdade que concentra o maior número de alunos da totalidade das propostas acadêmicas que a casa de estudos possui atualmente. Atuamos na perspectiva da avaliação como ferramenta estratégica nos processos de gestão, gerando insumos de qualidade para a tomada de decisões. O problema em que o é desenvolvido é a ausência de um desenho avaliativo que permita implementar a avaliação prevista no final da primeira coorte do Plano de Licenciatura em Serviço Social 2015.

Procura-se, portanto, construir um possível desenho avaliativo que assuma as diferentes dimensões que engloba a implementação de um projeto curricular. Uma articulação entre duas funções fundamentais que caracterizam a atuação do Secretário Acadêmico: o olhar para os processos formativos como política institucional e o aprendizado sobre os processos de implantação no dia a dia, que permitem retroalimentar o desenho de políticas institucionais com base sobre os ajustes situacionais necessários. Tudo isso dentro de um conceito de planejamento que concebe o projeto, a implementação e a avaliação como um processo contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analía Chillemi, Universidad Nacional de La Plata

Secretaria Académica - Facultad de Trabajo Social - UNLP

Referências

Amaya Paula (2010) La evaluación de las políticas públicas como estrategia para la integración de la acción estatal. FAHCE UNLP.
http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.5231/ev.5231.pdf
● Angulo Rasco, José Félix (1994). ¿A qué llamamos curriculum?, en Angulo Rasco, José Félix y Blanco, Nieves (coord.) (1994). Teoría y Desarrollo del Currículum. Málaga: Aljibe, pp. 17-29.
● Araujo Sonia (2016) Tradiciones de enseñanza, Enfoques de aprendizajes y evaluación. Dos puntos de vista, Dos modos de actuación. Trayectorias Universitarias.
● Barco Susana (2012) Prácticas alternativas en diseño curricular La participación como clave y la toma de la palabra como derecho. Revista de educación Alteridad.
● Bonicatto María Wagner María Alejandra. (2005) Que es la gestión estratégica planificada. Ficha de Catedra.
● Bonicatto María (2019) Doble Vía - El aporte de la Planificación Estratégica Situacional a la extensión estatutaria de la Universidad Nacional de la Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/79848
● Chiara Magdalena, Di Virgilio Mercedes (2009) Gestión de la Política Social. Conceptos y herramientas. Cap. 2. Universidad Nacional de General Sarmiento. Prometeo Libros.
● De Alba Alicia Curriculum, crisis mito y perspectivas. (1998) Instituto de Investigaciones en Ciencias de la educación Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires.
● Gimeno Sacristán comp. (2008) ¿Educar por competencias, que hay de nuevo? Ediciones Morata.
● Matus Carlos, Política Planificación y Gobierno (1987) Caracas. ILPES. Fundación Altadir.
● Mintzberg Henry (2003) Diseño de organizaciones eficientes. Buenos Aires. Editorial El Ateneo.
● Niremberg Olga, Evaluar para la transformación (2000) Innovaciones para la evaluación de programas y proyectos sociales.
● RESOLUCION 495/16 Plan de estudios de la Licenciatura en Trabajo Social. UNLP Ministerio de Educación y Deportes
● Rojo Chávez, L. E., González Garibay, V., Obregón Lemus, A. M., Sierra Gonzales R. Y Sosa Ramírez, K. P. (2018). ABC de la evaluación de planes de estudio en la educación superior. Revista Digital Universitaria (rdu). Vol. 19, núm. 6 noviembre-diciembre. http://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2018.v19n6.a4
● Sotelo Jorge (2006) La Importancia estratégica de la implementación. Ficha de Catedra. http://www.trabajosocial.unlp.edu.ar/uploads/docs/ficha_de_catedra_administracionnro 27.pdf
● Santos Guerra Miguel Ángel, Sentido y Finalidad de la Evaluación en la Universidad. Rev. Perspectiva Educacional, Instituto de Educación UCV, Nº 37-38, I y II Sem. 2001 - Págs. 9 – 33.
● Tomas Tadeu Da Silva Documentos de Identidad. Una introducción a las teorías del currículo 2° Edición Auténtica Editorial. Belo Horizonte. 1999.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Chillemi, A. (2021). Cinco anos depois. A reforma do Plano de Estudos do Bacharelado em Serviço Social da UNLP: Um possível desenho avaliativo. Revista ES, 1(1 y 2), e009. https://doi.org/10.24215/27186539e009

Edição

Seção

Informes de investigación