Descobrindo potencialidades por meio de um processo de orientação vocacional-ocupacional: Experiência de oficinas de grupo com jovens de Entre Ríos
DOI:
https://doi.org/10.24215/18518893e073Palavras-chave:
orientação vocacional-ocupacional, oficinas em grupo, jovens, recursos, potenciaisResumo
Este artigo refere-se a um processo de orientação vocacional-ocupacional realizado na forma de oficinas em grupo na cidade do Paraná, Entre Rios. O objetivo das oficinas foi incentivar o processo de escolha vocacional com base no autoconhecimento dos orientados e no conhecimento da realidade ocupacional. As entrevistas foram complementadas com a aplicação de diferentes técnicas específicas, como inventários, questionários, testes projetivos, entre outras. Em relação aos resultados obtidos, o processo contribuiu para que os participantes descobrissem seus recursos, pontos fortes, talentos e habilidades, o que favoreceu uma posterior escolha vocacional livre e autônoma com base nessas potencialidades. Durante esse processo, foi promovido um clima de confiança, cordialidade e respeito, valorizando assim o vínculo entre o orientador e o orientando. Além disso, houve flexibilidade para adaptar e fazer modificações à medida que o curso avançava, levando em conta as necessidades, os interesses e as preferências dos participantes. Em todos os momentos, o objetivo foi que os participantes desempenhassem um papel proativo e fossem os protagonistas do processo e de sua escolha vocacional.
Referências
Aisenson, D., Cortada de Kohan, N., Siniuk, D., Rivarola, R., Schwarcz, J. y Virgili, N. (2009). La orientación vocacional en las escuelas argentinas. Necesidad de políticas públicas y de nuevas prácticas de orientación. Anuario de investigaciones, 16, 137-146.
Ballesteros Jiménez, S. (1994). Psicología general II: un enfoque cognitivo. Universitas.
Bohoslavsky, R. (1971). Orientación vocacional. La estrategia clínica. Nueva Visión.
Dell’Olio, N. y Amadío, D. (2002). Práctica institucional de la OV. El rol del orientador: impacto y efecto del mismo. IX Jornadas de Investigación “Presente y futuro de la investigación en Psicología”. Facultad de Psicología (UBA), Buenos Aires (Argentina).
Dominguez, V. C. (2021). El proceso de orientación vocacional grupal con adolescentes, como oportunidad para la reflexión conjunta acerca de las vicisitudes de la elección vocacional. Una experiencia en el Servicio de Orientación Vocacional Ocupacional (S.O.V.O) de la UNSAM [Trabajo final de grado, Universidad de San Martín]. https://ri.unsam.edu.ar/handle/123456789/1643
Fogliatto, H., Pérez, E., Olaz, F. y Parodi, L. (2003). Cuestionario de Intereses Profesionales Revisado. (CIP-R). Análisis de sus propiedades psicométricas. Evaluar, 3(1), 61-79. https://doi.org/10.35670/1667-4545.v3.n1.607
Gardner, H. (2001). Estructura de la mente. La teoría de las inteligencias múltiples. Editorial Fondo de Cultura Económica. (Trabajo original publicado en 1993)
Gelvan de Veinsten, S. (1994). La elección vocacional-ocupacional. Marymar. (Trabajo original publicado en 1989)
Gorostiaga, M. (2010). Cómo colaborar con la orientación vocacional de los jóvenes. Aique.
Gullco, A. y Di Paola, G. (1993). Orientación vocacional: una estrategia preventiva. Vocación.
Josserme, R. (octubre de 2016). La orientación vocacional y ocupacional en el sistema universitario argentino. IV Encuentro Nacional de Servicios de Orientación Universitaria “Hacia una mirada interdisciplinaria”. Universidad Nacional de La Plata (Argentina).
Ley 26206 de 2006. Ley de Educación Nacional. 14 de diciembre de 2006. https://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/120000-124999/123542/texact.htm
Ley 9890 de 2008. Ley Provincial de Educación de Entre Ríos. 22 de diciembre de 2008.
López Bonelli, A. R. (2003). La orientación vocacional como proceso. Bonum.
Mosca De Mori, A. y Santiviago, C. (2010). Conceptos y herramientas para aportar a la orientación vocacional ocupacional de los jóvenes. MIDES.
Müller, M. (1986). Orientación vocacional: aportes clínicos y educacionales. Miño y Dávila.
Müller, M. (1994). Descubrir el camino: nuevos aportes educacionales y clínicos de orientación vocacional. Bonum.
Rascovan, S. (2013). Orientación vocacional, las tensiones vigentes. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 10(25), 47-54.
Rascovan, S. (2023). La orientación vocacional como experiencia subjetivante. Tilde Editora. (Trabajo original publicado en 2016)
Ruíz, M. E. (2021). El rol del psicólogo en el diseño y dictado de talleres de orientación vocacional-ocupacional [tesis de grado, Universidad Católica de Córdoba]. http://pa.bibdigital.ucc.edu.ar/id/eprint/2938
Veccia, T. A. (Comp.). (2014). Técnicas y métodos cualitativos en evaluación psicológica. Lugar Editorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carina Daniela Hess, Fátima Soledad Schönfeld

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.















