Manifestações psicológicas e acesso a serviços de saúde mental em adolescentes do Gran La Plata

Autores

  • Ana Laguens Universidad Nacional de La Plata, Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina https://orcid.org/0000-0001-7626-959X
  • María Justina Romanazzi Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina https://orcid.org/0000-0002-2333-7111
  • Maira Querejeta Universidad Nacional de La Plata, Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina https://orcid.org/0000-0002-0049-3541
  • Camila Aquino Universidad Nacional de La Plata, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/18518893e081

Palavras-chave:

adolescência, saúde mental, acesso a serviços, preocupações, manifestações psicológicas

Resumo

Este estudo analisa as manifestações psicológicas e as trajetórias de acesso aos serviços de saúde mental em adolescentes escolarizados do Gran La Plata. Foi realizado um estudo descritivo transversal com uma amostra de 692 estudantes do ensino médio, que responderam a uma pesquisa semiestruturada autoadministrada incluindo questões sociodemográficas, sobre acesso a serviços de saúde mental e o questionário Youth Self Report (YSR, Achenbach & Rescorla, 2001). As principais preocupações expressas pelos adolescentes referiram-se aos vínculos interpessoais, às incertezas quanto ao futuro acadêmico e profissional e às experiências de ansiedade ou pensamento excessivo. Os resultados do YSR indicaram que 17,2 % dos participantes apresentaram pontuações na faixa de risco clínico ou limítrofe, destacando-se problemas de atenção, queixas somáticas e comportamentos agressivos. Em relação ao acesso a serviços de saúde mental, apenas 20 % dos adolescentes relataram ter realizado consultas nos 12 meses anteriores, predominando o atendimento no setor privado. Menos da metade dos que apresentaram indicadores de risco acessaram efetivamente dispositivos de atenção. Os resultados ressaltam a necessidade de fortalecer a atenção primária, promover intervenções preventivas e reconhecer a diversidade das expressões do sofrimento psicológico na adolescência a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde integral.

Biografia do Autor

  • Ana Laguens, Universidad Nacional de La Plata, Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina

    Licenciada y profesora en Psicología, doctoranda en Psicología (Universidad Nacional de La Plata). Personal de apoyo a la actividad científica en el Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil de la Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires. Ayudante diplomada en la cátedra de Orientación Vocacional (Facultad de Psicología, Universidad Nacional de La Plata).

  • María Justina Romanazzi, Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina

    Doctora en Psicología. Personal de apoyo a la actividad científica en el Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil de la Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires.

  • Maira Querejeta, Universidad Nacional de La Plata, Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires, Argentina

    Doctora en Psicología. Investigadora independiente del Centro de Estudios en Nutrición y Desarrollo Infantil de la Comisión de Investigaciones Científicas de la Provincia de Buenos Aires. Profesora adjunta ordinaria en la cátedra de Fundamentos, Técnicas e Instrumentos de Exploración Psicológica I (Facultad de Psicología, Universidad Nacional de La Plata).

  • Camila Aquino, Universidad Nacional de La Plata, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina

    Licenciada y profesora en Psicología. Doctoranda en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Becaria por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata) en el Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-CONICET). Ayudante diplomada en la cátedra de Corrientes Actuales en Psicología (Facultad de Psicología, Universidad Nacional de La Plata.

Referências

Achenbach, T. M. (2008). Assessment, diagnosis, nosology, and taxonomy of child and adolescent psychopathology. En A. M. Hersen y A. M. Gross (Eds.), Handbook of clinical psychology (vol. 2, pp. 429-457). John Wiley & Sons.

Achenbach, T. M. y Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA [Achenbach System of Empirically Based Assessment] school-age forms & profiles. Research Center for Children, Youth & Families, University of Vermont.

Barcala, A., Botto, M., Poverene, L., Augsburger, C., Gerlero, S., Saadi, V., Gustavo Nuñez, A. y Michalewicz, A. (2022). Políticas de salud mental y niñez en Argentina: nueva normativa y brechas en la implementación. Hacia la Promoción de la Salud, 27(1), 102–117. https://doi.org/10.17151/hpsal.2022.27.1.8

Ferrandini, D. (2011). Algunos problemas complejos de salud [Archivo PDF].

IBM Corp. (2017). IBM SPSS Statistics (25.0) [Aplicación de escritorio]. IBM. https://www.ibm.com/products/spss-statistics

Ley 26657. Ley Nacional de Salud Mental. B. O. 3 de diciembre de 2010. https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-26657-175977/texto

Ley Provincial 14580. Adhesión de la Provincia de Buenos Aires a la Ley Nacional de Salud Mental. Senado y Cámara de Diputados de la Provincia de Buenos Aires. B. P. 6 de febrero de 2014. https://normas.gba.gob.ar/documentos/B3mg5Fj0.html

Merino Orozco, A., Berbegal Vázquez, A., Arraiz Pérez, A. y Sabirón Sierra, F. (2021). Motivación en la adolescencia y el acompañamiento para la autodeterminación: una revisión sistematizada. Orientación y Sociedad, 21(1), e031.

Ministerio de Salud de la Provincia de Buenos Aires. (2022). Plan Provincial Integral de Salud Mental 2022–2027: hacia un sistema solidario e integrado de salud.

Oliver Bardier, E. M. (2021). Las representaciones sociales del estudio en jóvenes con consumo problemático de sustancias psicoactivas que cursan Educación Media Superior. Orientación y Sociedad, 21(2), e040.

Organización Mundial de la Salud. (17 de junio de 2022). Salud mental: fortalecer nuestra respuesta. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response

Organización Mundial de la Salud. (26 de noviembre de 2024). La salud de los adolescentes y adultos jóvenes. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescents-health-risks-and-solutions

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Laguens, A., Romanazzi, M. J., Querejeta, M., & Aquino, C. (2025). Manifestações psicológicas e acesso a serviços de saúde mental em adolescentes do Gran La Plata. Orientación Y Sociedad, 25(1), e081. https://doi.org/10.24215/18518893e081