Primeiro Congresso Argentino de Psicologia, centro e / ou periferia? Autonomia e / ou dependência?
DOI:
https://doi.org/10.24215/2422572Xe149Palavras-chave:
psicologia, Argentina, história, perspectiva descolonialResumo
O primeiro Congresso Argentino de Psicologia realizado sob o governo peronista em 1954 é mencionado em grande parte dos anais da história de nossa disciplina em nível regional. No entanto, são poucas as pesquisas que estabelecem relações com o contexto internacional e nacional a partir de uma perspectiva descolonial. Por este motivo, a presente proposta visa conhecer a forma como o conhecimento e as tecnologias circularam no referido congresso, para responder às demandas locais e a forma como os centros e as periferias interagem. Para tanto, selecionamos o único volume minuto disponível do evento, considerando as comunicações feitas por diversos autores nacionais e estrangeiros, estabelecendo categorias de análise. Isso nos permitiu vislumbrar uma parte do estado de conhecimento da disciplina psicológica de nosso país, encontrando a disciplina circunscrita em duas grandes tendências: uma orientação filosófica e uma aplicada.
Downloads
Métricas
Referências
Alarcón, R. (1999). La psicología en América Latina en el siglo XX: un análisis de sus características. Revista de Psicología, 17(2), 132-146. https://doi.org/10.18800/psico.199902.001
Brunner, J., Schrempf, M. y Steger, F. (2008). Johannes Heinrich Schultz and national socialism. The Israel Journal of Psychiatry and Related Sciences, 45(4), 257-262.
Dagfal, A. (1997). Discursos, instituciones y prácticas en la etapa previa a la profesionalización de la psicología en Argentina (1945-1955). Cuadernos Argentinos de Historia de la Psicología, 3(1), 173-195.
Dagfal, A. (2004). Para una estética de la recepción de las ideas psicológicas. Frenia, Revista de Historia de la Psiquiatría, 5(1), 1-12.
Escobar, A. (2003). Mundos y conocimientos de otro modo. El programa de investigación de modernidad/colonialidad latinoamericano. Tabula Rasa, 1, 51-86.
Fiorucci, F. (2011). Intelectuales y peronismo. Biblos.
Gabay, R. E. (2004). El recorrido histórico de la categoría centro-periferia. VI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires.
Gentile, A. (1997). El primer congreso Argentino de Psicología. 1954. Cuadernos Argentinos de Historia de la Psicología, 3(1) 159-173.
Gentile, A. (2003). Ensayos históricos sobre psicoanálisis y psicología. Rosario, Fundación Ross.
Grassi, M.C. (2019). Gestalt en tránsito: la visita de Wolfgang Köhler a la Argentina en 1930. Mundo académico, actores sociales y cultura germana. Revista de Historia de la Psicología, 40(2), 15-26.
Ibarra, F. (2014). Psicotecnia aplicada al área laboral en Argentina, 1920-1957. Tesis doctoral. Buenos Aires, Universidad de Buenos Aires.
Klappenbach, H. (2005). Historia de la orientación profesional en Argentina. Orientación y Sociedad, 5, 37-48.
Klappenbach, H. (2006). Periodización de la psicología en Argentina. Revista Historia de la Psicología, 27(1), 109-164.
Lescano, A. (2019). Los inicios de la psicología aplicada en la Argentina: redes de sociabilidad en el boletín del museo social argentino (1932-1947). Séptimo Congreso Internacional de Investigación en Psicología 2019. Facultad de Psicología, Universidad Nacional de La Plata.
Macchioli, F, A., Molinari, V., Benítez, S, M., Briolotti, A., Nahmod, M. y Ni, M. (2019). Centros-periferias: aportes epistémico-metodológicos para una historia crítica de la psicología. XI Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XXVI Jornadas de Investigación. XV Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. I Encuentro de Investigación de Terapia Ocupacional. I Encuentro de Musicoterapia. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.
Maluf, M. R. (2012). Sociedad Interamericana de Psicología: historia, trayectoria y proyecto. Revista de Psicología, 30(1), 215-220.
Mignolo, W. (2003). Historias locales / diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Akal.
Nación Argentina (1955). Decreto Ley 3855/55. Ministerio del interior.
Nación Argentina (1956). Decreto Ley 4161/56. Ministerio del interior.
Storm, G. (1998). Oswald Kroh und die nationalsozialistische Ideologisierung seiner Pädagogik. Eine quantitativ-qualitative Sprachuntersuchung. Zeitschrift für Pädagogik, 45(6), 955-961.
Terán, O. (2008). Historia de las ideas en la Argentina. Diez lecciones iniciales, 1810-1980. Siglo XXI.
Universidad Nacional de Tucumán (1955). Actas del Primer Congreso Argentino de Psicología, Tomo 1. Universidad Nacional de Tucumán.
Vezzetti, H. (ed.) (1988). El nacimiento de la psicología en la Argentina: pensamiento psicológico y positivismo. Puntosur.
Vezzetti, H. (1989). Freud en Buenos Aires 1910-1939. Universidad Nacional de Quilmes.
Vezzetti, H. (1996). Aventuras de Freud en el país de los argentinos. De José Ingenieros a Enrique Pichon Rivière. Paidós.
Vezzetti, H. (2007). El juicio del siglo. Punto de Vista, 88,1-7.
Walsh, C. (2004). Introducción. (Re)pensamiento crítico y (de)colonialidad. En C. Walsh (ed.), Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas (pp. 13-35). Universidad Andina Simón Bolívar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luis Alberto Moya, Patricio Esteban González
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam neste periódico aceitam as seguintes condições:
- Autores mantém os direitos autorais e atribuir o direito de primeira publicação para a revista, com a obra registrada sob uma Licença de atribuição Creative Commons (CC-BY) , que permite que terceiros usem o que é publicado sempre que mencionarem a autoria do trabalho e a primeira publicação desta revista.
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não-exclusiva do artigo publicado na revista ESTA (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), enquanto eles indicou claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Autores são permitidos e encorajados a publicar seus trabalhos na Internet (por exemplo, em páginas institucionais ou individuais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois pode gerar alterações produtivas e maior e mais rápida difusão do trabalho publicado (ver The Effect of Open Access).