Bem-estar emocional em mães de crianças diagnosticadas com TEA

Autores

  • María José Bagnato Facultad de Psicología, Universidad de la República (Uruguay)
  • Eugenia Barboza Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe027

Palavras-chave:

bem-estar emocional, mães, TEA, incapacidade

Resumo

Apresentamos resultados de um estudo exploratório sobre o bem-estar emocional de mães de um centro formado por uma organização de referência em Distúrbios do Espectro Autista (ASD) do departamento de San José, no Uruguai. Propomos um avanço de resultados e análise que corresponda ao primeiro objetivo do estudo maior "Incidência de cuidado na qualidade de vida de mães de crianças com graves deficiências de origem psíquica", desenvolvido pelo Programa de Incapacidade e Qualidade de Vida (Faculdade de Enfermagem). Psicologia, Universidade da República. Os objetivos são: (a) descrever o bem-estar emocional das mães participantes do estudo; e (b) descrever quais aspectos do bem-estar emocional estão relacionados a ter um filho diagnosticado com TEA. A análise dos resultados é proposta de acordo com a dimensão Bem Estar Emocional do conceito de qualidade familiar proposta por Ann Turnbull.

Biografia do Autor

  • Eugenia Barboza, Universidad de la República

    Licenciada en Psicología. Docente Ayudante de Programa de Discapacidad y Calidad de Vida  de la Facultad de Psicología de la Universidad de la República. Maestranda en Integración de personas con discapacidad (Universidad de Salamanca). Diplomada en Autismo y Sindrome de Asperger (Universidad Católica Argentina).

Referências

Aubeeluck, A. V., Buchanan, H. y Stupple, E. J. N. (2012). ‘All the burden on all the carers’: exploring quality of life with family caregivers of Huntington’s disease patients. Quality of Life Research, 21(8), 1425-1435. https://doi.org/10.1007/s11136-011-0062-x

Bagnato, M. J. (2009). Trabajadores con Discapacidad Intelectual. Abordaje de sus habilidades laborales. Montevideo: CSIC.

Bagnato, M. J., Da Cunha, H. y Falero, B. (2011). Personas en situación de dependencia por discapacidad. Documento de trabajo para el debate. Montevideo: Grupo de Trabajo de Sistema Nacional del Cuidados / MIDES.

Beck, A., Hastings, R. P., Daley, D. y Stevenson, J. (2004). Pro‐social behaviour and behaviour problems independently predict maternal stress. Journal of Intellectual & Developmental Disability, 29(4), 339-349. https://doi.org/10.1080/13668250400014509

BPS. (2015). Informe sobre Encuesta Longitudinal de Protección Social (Ronda 2012-2013).

Brasfield, C. (2008). An exploration of the stressors, coping resources, and resiliency of rural mothers of children with special needs. US, ProQuest Information & Learning, 69, 665.

Cabanyes Truffino, J. y García Villamisar, D. (2004). Identificación y diagnóstico precoz de los trastornos del espectro autista. Revista de Neurología, 39(01), 81-90. https://doi.org/10.33588/rn.3901.2004098

Canal Bedia, R., García Primo, P., Touriño Aguilera, E., Santos Borgujo, J., Martín Cilleros, M. V., Ferrari, M. J., … Posada de la Paz, M. (2006). La detección precoz del autismo. Psychosocial Intervention, 1(15), 29-45.

Gómez, M. y Sabeh, E. (2001). Calidad de vida. Evolución del concepto y su influencia en la investigación y la práctica. Salamanca: Instituto Universitario de Integración en la Comunidad, Facultad de Psicología, Universidad de Salamanca.

Gómez, V. (2008). El debate en torno a la regulación de la igualdad de género en la familia. Política y Sociedad, 45(2), 13-28.

INE. (2011). Censo Nacional 2011. Informe final. Montevideo: INE.

Kobe, F. H. y Hammer, D. (1994). Parenting stress and depression in children with mental retardation and developmental disabilities. Research in Developmental Disabilities, 15(3), 209-221.

Lessenberry, B. M. y Rehfeldt, R. A. (2004). Evaluating stress levels of parents of children with disabilities. Exceptional Children, 70(2), 231-244. https://doi.org/10.1177/001440290407000207

Marradi, A. (2007). Metodología de las Ciencias Sociales. Buenos Aires: Emecé.

Martin, S. y Baker, D. (2001). Families and children with severe disabilities: Daily lives, systems, and concerns. Presentado en American Association of Behavioral and Social Sciences Meeting, Las Vegas.

Martínez, M. y Bilbao León, M. (2008). Acercamiento a la realidad de las familias de personas con autismo. Psychosocial Intervention, 17(2), 215-230.

Merino, M., Martínez, M., Cuesta, J., García, I. y Pérez de la Varga, L. (2012). Estrés y familias de personas con autismo. España: Federación Autismo Castilla y León.

Peralta López, F. y Arellano Torres, A. (2010). Familia y discapacidad. Una perspectiva teórico-aplicada del Enfoque Centrado en la Familia para promover la autodeterminación. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 8(3), 1339-1362.

Pozo, P. (2010). Adaptación psicológica en madres y padres de personas con trastornos del espectro autista: Un estudio multidimensional (Tesis doctoral inédita). Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid. Recuperado a partir de http://e-spacio.uned.es/fez/eserv.php?pid=tesisuned:Psicologia-Mppozo&dsID=Documento.pdf

Rodríguez, J. M. (2011). Métodos de investigación cualitativa. Revista de Investigación Silogismo, 8, 1-33.

Schalock, R. y Verdugo Alonso, M. (2007). El concepto de calidad de vida en los servicios y apoyos para personas con discapacidad intelectual. Siglo Cero, 38(4), 21-36.

Turnbull, A. (2003). La calidad de vida de la familia como resultado de los servicios: el nuevo paradigma. Siglo Cero, 34(3), 59-73.

Verdugo Alonso, M. (2002). Evaluación de la percepción de calidad de vida en la infancia. Psicothema, 14(1), 86-91.

Verdugo Alonso, M., Rodríguez Aguiella, A. y Sainz Modino, F. (2012). Escala de calidad de vida familiar. Manual de aplicación. Salamanca: INICO.

Viola, L., Garrido, G. y Varela, A. (2008). Estudio epidemiológico sobre la Salud Mental de los niños uruguayos. Montevideo: Universidad de la República.

Withers, P. y Benett, L. (2003). Myths and marital discord in a family with a child with profound psychological and intellectual disabilities. British Journal of Learning Disabilities, 31, 91-95.

Publicado

2019-05-13

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

Bagnato, M. J., & Barboza, E. (2019). Bem-estar emocional em mães de crianças diagnosticadas com TEA. Jornal De Psicologia, 18(1), 46-60. https://doi.org/10.24215/2422572Xe027