¡Acá Venimos! Ritmo e Expressão Grupal. Relato de Experiência de um Estudante de Musicoterapia em um Hospital de Reabilitação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186199e042

Palavras-chave:

musicoterapia, dispositivo grupal, interdisciplina, movimiento

Resumo

A Universidade Nacional de La Plata assinou um convênio com o Hospital Regional Especializado em Reabilitação “El Dique" (Ensenada, PBA) para a implementação de dois dispositivos interdisciplinares a cargo da Cátedra Libre Musicoterapia. A oficina realizada às segundas-feiras contou com a articulação da área de Cinesiologia do hospital e teve como foco a movimentação de pessoas que se encontram em situação de reabilitação ao longo da hospitalização (Cannarozzo, 2022). Ao longo da oficina, o trabalho foi realizado a partir de uma abordagem integral da pessoa e aproveitando o poder criativo (Banfi, 2011) dos integrantes para realizar as propostas, com foco na socialização e no trabalho em grupo. Este artigo relata a experiência desde o ponto de vista de um estudante de musicoterapia, retomando o acontecido no dispositivo, concepções básicas para a abordagem junto com suas articulações teóricas e reflexões posteriores.

Referências

Abramovich, V. y Pautassi, L. (2009). El enfoque de derechos y la institucionalidad de las políticas sociales. En V. Abramovich, y L. Pautassi (Comp.). La revisión judicial de las políticas sociales. Estudio de casos. Editores del Puerto.

Aguirre, M. C., Gómez, D. y Cannarozzo, V. (14 de abril de 2023). Experiencia transdisciplinaria de co-construcción y ensamble musical a la hora de la siesta [Poster]. CoSaPro, Congreso de Salud Provincial. Mar del Plata, Argentina. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/151602

Antonelli, I., Cannarozzo, V., Hourcade, M. y Villarmarzo, A. (14 de noviembre del 2018). Taller de Ritmo y Movimiento, propuesta transdisciplinaria entre Musicoterapia y Kinesiología en el HZEC El Dique [Conferencia]. 2do. Encuentro de Carreras de Rehabilitación de Universidades Públicas del Conurbano Bonaerense. Universidad Nacional de Quilmes. Buenos Aires, Argentina.

Banfi, C. (2005). Rigor poético de la transmisión en musicoterapia [Tesis de grado, Universidad Abierta Interamericana de Buenos Aires]. https://uai.edu.ar/facultades/psicolog%C3%ADa-y-relaciones-humanas/publicaciones/tesis-y-trabajos-finales/

Banfi, C. (2011). ¿Qué puede un grupo? Creación sonora y musicoterapia. En O. Saidon (Comp.). La potencia grupal (pp. 25-53). Lugar.

Brogna, P. C. (2006). El nuevo paradigma de la discapacidad y el rol de los profesionales de la rehabilitación. Cadernos ESP, Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, 2(2), 07-12.

Cannarozzo, V. (2020). El ejercicio profesional desde el enfoque de derechos humanos Interrogantes y reflexiones a partir del ejercicio profesional de la Musicoterapia en un hospital público especializado en rehabilitación. En V. Cannarozzo, y D. Gonnet. (2020). Musicoterapia en la provincia de Buenos Aires: oportunidades y desafíos para su inclusión en la agenda pública. Universidad Nacional de La Plata. https://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/131715

Cannarozzo, V. (3 de noviembre de 2022). Musicoterapia, demandas sociales y derechos humanos: la experiencia de la UNLP [Conferencia]. II Encuentro Nacional de Derechos Humanos y Educación Superior (ENDDHHyES). La Plata, Argentina. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/147071

Cannarozzo, V. (2023). Una práctica situada en los bordes: La articulación Sociocomunitaria como Estrategia de Educación en Derechos Humanos. En V. Cannarozzo, y V. Diaz Abrahan. (2023). Desarrollos disciplinares de la musicoterapia. Construyendo redes desde y hacia el Sur. Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/159540

Carballeda, A. J. M. (2001). La interdisciplina como diálogo. Una visión desde el campo de la salud. Revista Margen, (23).

Cátedra Libre Musicoterapia (25 de julio 2022) Introducción al marco normativo y conceptual de los derechos humanos [Archivo de video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=zrjM5z1U0JU&list=PLC21OZUqnmKZ46QNDZj3QmVXn89CBxFgX&index=5&t=17s

Del Cueto, A. M. y Fernández, A. M. (1985). El Dispositivo Grupal. En A. M. del Cueto et al. (2014). Lo grupal 2. Búsqueda.

El Cerebro y Yo (2014-2018). La Brújula. [Serie de televisión]. Ministerio de Educación. Secretaría de Medios y Comunicación Pública. https://www.educ.ar/recursos/124528/el-cerebro-y-la-musica

Escardó, F. y Giberti, E. (2022). Hospitalismo. Editorial de la Universidad Nacional de Lanús. https://doi.org/10.18294/9789878926223

Olmedo, R. (2014). Movimientos hacia la Improvisación Libre. Condiciones de posibilidad de un acontecimiento estético en la clínica musicoterapéutica [Tesis de grado, Universidad Abierta Interamericana de Buenos Aires].

https://uai.edu.ar/facultades/psicolog%C3%ADa-y-relaciones-humanas/publicaciones/tesis-y-trabajos-finales/

Pérez Molero, R. I. (2020). Aprendiendo a habitar las escuchas: Reflexiones sobre los aportes del paradigma estético en musicoterapia. ECOS - Revista Científica De Musicoterapia Y Disciplinas Afines, 5(3), 39–58.

Rodríguez Díaz, S. y Ferreira, M. A. V. (2010). Desde la dis-capacidad hacia la diversidad funcional. Un ejercicio de dis-normalización. Revista Internacional de Sociología, 68(2), 289–309. https://doi.org/10.3989/ris.2008.05.22

Rodríguez Espada, G. (2020) La clínica en Musicoterapia como hecho social. En G.Rodríguez Espada, C. Banfi, M. Bennardis, M. Bertola, C. Eiriz, D. Gianoni, D., Gonzalez, C. Heckmann, D. Nappe, R. Olmedo, M. Papa, M. y M. Perea. (Comp.), Pensamiento Estético en Musicoterapia II. Territorializaciones: formación, improvisación, técnica y escucha. Autores de Argentina.

Romañach, J. y Lobato, M. (mayo del 2005). Diversidad funcional, nuevo término para la lucha por la dignidad en la diversidad del ser humano. Foro de Vida independiente. http://forovidaindependiente.org/diversidad-funcional-nuevo-termino-para-la-lucha-por-la-dignidad-en-la-diversidad-del-ser-humano/

Stolkiner, A. (20 de octubre de 2021). Disputas y sentidos sobre la Salud Colectiva en la actualidad [Panel Central]. Jornadas de Investigación, Docencia, Extensión y Ejercicio Profesional, Facultad de Trabajo Social. La Plata, Argentina. https://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/152132

Torres Martin, J. C. y Cannarozzo, V. A. (28 de junio de 2023). Musicoterapia, improvisación libre como herramienta en un proceso de rehabilitación grupal [Conferencia]. VI Congresso de Extensão da AUGM. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Yonson, V. R. (2014). Reflexiones en torno a la noción de cronicidad en Salud Mental. Revista Margen, 75(5), 1-7.

Publicado

2024-12-10

Edição

Seção

Relatos de Experiencias Profesionales

Como Citar

Torres Martin, J. C. (2024). ¡Acá Venimos! Ritmo e Expressão Grupal. Relato de Experiência de um Estudante de Musicoterapia em um Hospital de Reabilitação. ECOS - Revista Científica de Musicoterapia y disciplinas afines, 9, 042. https://doi.org/10.24215/27186199e042