Prática mediada por inteligência artificial: a simulação da entrevista na orientação
DOI:
https://doi.org/10.24215/18518893e085Palavras-chave:
inteligência artificial, orientação , formação profissional , habilidades suaves, tecnologia disruptivaResumo
Este artigo expõe um recurso pedagógico mediado pela inteligência artificial apresentado no ano de 2024 para trabalhar nas cátedras de Orientação Vocacional e Ocupacional (Licenciatura em Psicologia) e Orientação Vocacional e Educacional I (Licenciatura em Psicopedagogia) da Universidade Atlântica da Argentina. O professor, como potenciador das aprendizagens, tem o dever e a responsabilidade de acompanhar os processos de ensino com práticas inovadoras. O aluno em processo de formação profissional deve poder incorporar não só saberes teóricos e técnicos, mas também desenvolver e potenciar as soft skills (habilidades suaves, como pensamento crítico, escuta ativa, comunicação eficaz, entre outras). Para cumprir estes propósitos docentes e objetivos estudantis, desenhamos um recurso que permite realizar entrevistas virtuais, através de uma plataforma, quatro personagens criados pelo professor responsável pelas disciplinas para que os alunos possam simular primeiros encontros com consultantes que demandam orientação. Com o objetivo de fundamentar a criação deste recurso pedagógico e formativo, apresentamos a inteligência artificial como tecnologia disruptiva. Além disso, expomos as vantagens, desvantagens e condições de uso da prática simulada através de entrevistas virtuais, tanto para os professores como para os estudantes.
Referências
Benyakar, M. (2024). Lo disruptivo de la era etérea: el mundo cambia, el humano se transforma. Analizando al Homo ciberneticus. Letra Viva.
Canessa, G. (1990). Las fuentes vivas de la información vocacional. En J. Elizalde y A. Rodriguez De Costa (Comps.), Orientación vocacional, espacio de reflexión, confrontación y creación (pp.73-79). Roca Viva.
Carbonell-García, C. E., Burgos-Goicochea, S., Calderón- De-Los-Ríos, D. O. y Paredes Fernández, O. W. (2023). La inteligencia artificial en el contexto de la formación educativa. Episteme Koinonía, 6(12), 152–166. https://doi.org/10.35381/e.k.v6i12.2547
Character Technologies, Inc. (2023). Character.ai [Aplicación]. https://character.ai/
Clark, C. (2022). Planificación de un proceso de orientación vocacional. Factores personales, sociales y contextuales interactuantes. En C. Clark y C. Stabile (Comps.), Orientación vocacional. Abordajes, intervenciones y experiencias (pp. 81-95). Editorial Brujas.
Gavilán, M. (2017). La transformación de la orientación vocacional. Lugar Editorial.
Gómez-Díaz, D. (2025). Implementación de tecnología en los procesos de orientación dentro de la orientación costarricense. Orientación y Sociedad, 24(2), e076. https://doi.org/10.24215/18518893e076
Jara, I. y Ochoa, J. M. (2020). Usos y efectos de la inteligencia artificial en educación [Documento para discusión nº IDB-DP-00776]. Sector Social, División de Educación, Banco Interamericano de Desarrollo. http://dx.doi.org/10.18235/0002380
Lachalde, M. L. (5 de diciembre de 2024). Práctica simulada como proceso de enseñanza y aprendizaje en orientación [ponencia]. X Congreso Marplatense Internacional de Psicología: Psicología, Estado y democracias: insistencias e invenciones en Latinoamérica. Facultad de Psicología, Universidad Nacional de Mar del Plata. Mar del Plata, Argentina.
López Bonelli, A. R. (1989). La orientación vocacional como proceso. El Ateneo.
Maggio, M. (2023). Entrevista a Mariana Maggio. Dirección Provincial de Educación Secundaria, Gobierno de la Provincia de Buenos Aires.
Meiriéu, P. (2016). Recuperar la pedagogía: de lugares comunes a conceptos claves. (Trad. A. Bixio). Paidós. (Trabajo original publicado en 2013).
Nuñez, P. (2015). Integrar tecnologías a la enseñanza. [ponencia]. VIII Jornadas Nacionales y 1º Congreso Internacional sobre la Formación del Profesorado: Narración, investigación y reflexión sobre las prácticas. Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata. Mar del Plata, Argentina.
Rascovan, S. (2016). La orientación vocacional como experiencia subjetivante. Paidós.
Vallejo, A. (2024). La transformación del rol docente en la era de la inteligencia artificial: hacia un liderazgo pedagógico estratégico. Trayectorias Universitarias, 10(19), 165. https://doi.org/10.24215/24690090e165
Zoom Communications, Inc. (2020). Zoom (5.0) [Software]. https://www.zoom.com/es
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 María Laura Lachalde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.















