Uso de smartphones em adolescentes: o papel dos professores.

Autores

  • Ricardo Jambrina-Hernández Universidad de La Laguna, España
  • Lidia E. Santana-Vega Universidad de La Laguna, España

DOI:

https://doi.org/10.24215/18518893e045

Palavras-chave:

adolescência, Smartphone, contexto educacional, redes sociais, Internet, orientação educativa

Resumo

A Internet tornou-se o protagonista de nossas comunicações sociais. Os adolescentes encontraram no smartphone um instrumento único para criar links em um espaço virtual através das redes sociais. A possibilidade de interagir de forma instantânea e contínua, criando uma imagem social e não dependendo dos espaços físicos pode causar disfunções no desenvolvimento social e afetivo dos adolescentes. Algumas pesquisas sobre o uso inadequado do smartphone revelam repercussões que preocupam professores e figuras parentais no campo da saúde, socialização, família e desempenho escolar. Exige-se uma resposta dos centros educativos, pois são espaços privilegiados para a prevenção de comportamentos associados ao uso inadequado de smartphones pelos alunos. Este artigo faz um tour pela expansão do uso da internet e das redes sociais por meio do smartphone, analisando as repercussões que o uso desadaptado pode ter no desenvolvimento dos adolescentes. Propõe-se uma resposta no quadro do plano de ação tutorial, tomando a tutoria como eixo e implementando ações com a participação de professores, alunos e famílias, com um caráter holístico e integrado de todas as intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Jambrina-Hernández, Universidad de La Laguna, España

Doctorando en Educación por la Universidad de La Laguna, España

Lidia E. Santana-Vega, Universidad de La Laguna, España

Catedrática de la Universidad de La Laguna, coordinadora del grupo de investigación consolidado GIOES e investigadora principal de proyectos con financiación regional y europea

Referências

Álvarez García, D., Núñez Pérez, J. C., Álvarez Pérez, L., Dobarro González, A., Rodríguez Pérez, C. y González Castro, P. (2010). Violencia a través de las tecnologías de la información y la comunicación en estudiantes de secundaria. Anales de Psicología, 27(1), 221–231. https://doi.org/10.6018/analesps

Bernal-Bravo, C. y Angulo-Rasco, F. (2013). Interacciones de los jóvenes andaluces en las redes sociales. Comunicar, 40, 25-30. https://doi.org/10.3916/C40-2013-02-02

Berrios Aguayo, B., Ruiz Alfonso, Z. y Santana Vega, L. E. (2020). Aprendizaje autorregulado. En A. Pantoja Vallejo (Coord.), Buenas prácticas en la tutoría universitaria (pp.115-129). Síntesis.

Billieux, J., Gay, P., Rochat, L. y Van der Linden, M. (2010). The role of urgency and its underlying psychological mechanisms in problematic behaviours. Behaviour Research and Therapy, 48(11), 1085-1096. https://doi.org/10.1016/j.brat.2010.07.008

Caldevilla Domínguez, D. (2010). Las redes sociales. Tipología, uso y consumo de las redes 2.0 en la sociedad digital actual. Documentación de las Ciencias de la Información, 33, 45–68. https://n9.cl/a6tdf

Carvalho, C., Martins, D., Santana, L. E. y Feliciano, L. (2014).Teacher feedback: Educational guidance in different school contexts. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 159, 219-223. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.360

Castellana Rosell, M., Sánchez-Carbonell, X., Graner Jordana, C. y Beranuy Fargues, M. (2007). El adolescente ante las tecnologías de la información y la comunicación: internet, móvil y videojuegos. Papeles del Psicólogo, 28(3), 196-204. https://n9.cl/rvwxv

Díaz-Vicario, A., Mercader Juan, C. y Gairín Sallán, J. (2019). Uso problemático de las TIC en adolescentes. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e-07, 1-11. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e07.1882

Echeburúa Odriozola, E. (2012). Factores de riesgo y factores de protección en la adicción a las nuevas tecnologías y redes sociales en jóvenes y adolescentes. Revista Española de Drogodependencias, 37(4), 435-447. https://n9.cl/5f4x

Flora, K. (2015). Internet addiction disorder among adolescents and young adults: The picture in Europe and prevention strategies. En European Comission y Council of Europe in the Field of Youth, Perspectives on youth: Connections and disconnections. (pp. 119–132). Council of Europe Publishing. https://n9.cl/v41iu

Garaigordobil Landazabal, M. y Martínez Valderrey, V. (2016). Cybereduca (2.0). [Videojuego]. https://cybereduca.com

González-Fernández, N. y Salcines-Talledo, I. (2015). El smartphone en los procesos de enseñanza-aprendizaje-evaluación en educación superior. Percepciones de docentes y estudiantes. RELIEVE, 21(2), art. M3. https://doi.org/10.7203/relieve.21.2.7480

Herrera Harfuch, M. F., Pacheco Murguía, M. P., Palomar Lever, J. y Zavala Andrade, D. (2010). La adicción a Facebook relacionada con la baja autoestima, la depresión y la falta de habilidades sociales. Psicología Iberoamericana, 18(1), 6-18. https://doi.org/10.48102/pi.v18i1.256

Kuss, D. J., Griffiths, M. D., Karila, L. y Billieux, J. (2014). Internet addiction: A systematic review of epidemiological research for the last decade. Current Pharmaceutical Design, 20(25), 4026-4052. https://n9.cl/vqf1z

Merino Orozco, A., Berbegal Vázquez, A., Arraiz Pérez, A. y Sabirón Sierra, F. (2021). Motivación en la adolescencia y el acompañamiento para la autodeterminación: una revisión sistematizada. Orientación y Sociedad, 21(1), e031. https://revistas.unlp.edu.ar/OrientacionYSociedad/issue/view/803

Moral, M. de la V. y Suárez, C. (2016). Factores de riesgo en el uso problemático de internet y del teléfono móvil en adolescentes españoles. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 7(2), 69–78. https://doi.org/10.1016/j.rips.2016.03.001

Moral Jiménez, M. de la V. y Fernández Domínguez, S. (2019). Uso problemático de internet en adolescentes españoles y su relación con autoestima e impulsividad. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(1), 103-119. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5029

Muñoz-Rivas, M. J., Fernández, L. y Gámez-Guadix, M. (2010). Analysis of the indicators of pathological internet use in Spanish university students. The Spanish Journal of Psychology, 13(2), 697- 707. https://doi.org/10.1017/S1138741600002365

Observatorio Nacional de Tecnología y Sociedad (2021). Tendencias en el uso de dispositivos tecnológicos 2021. Gobierno de España. https://www.ontsi.es/es/publicaciones/Tendencias-en-el-uso-de-dispositivos-tecnologicos-2021

Oksman, V. y Rautiainen, P. (2002). Toda mi vida en la palma de mi mano: la comunicación móvil en la vida diaria de niños y adolescentes de Finlandia. Revista de Estudios de Juventud, 57(2), 25-32.

Pintrich, P. R. y De Groot, E. V. (1990). Motivational and self-regulated learning components of classroom academic performance. Journal of Educational Psychology, 82(1), 33-40. https://doi.org/10.1037//0022-0663.82.1.33.

Playful Robot. (2018). Concordia bloggers V. Horror en la red. [Videojuego]. https://www.concordiabloggers.com

Roberts, J. A., Pullig, C. y Manolis, C. (2015). I need my smartphone: A hierarchical model of personality and cell-phone addiction. Personality and Individual Differences, 79, 13–19. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.049

Rodríguez Puentes, A. P. y Fernández Parra, A. (2014). Relación entre el tiempo de uso de las redes sociales en internet y la salud mental en adolescentes colombianos. Acta Colombiana de Psicología, 17(1), 131–140. https;//doi.org/10.14718/ACP.2014.17.1.13

Rozgonjuk, D., Saal, K. y Täht, K. (2018). Problematic smartphone use, deep and surface approaches to learning, and social media use in lectures. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(1), 92. https://doi.org/10.3390/ijerph15010092

Ryan, T., Chester, A., Reece, J. y Xenos, S. (2014). The uses and abuses of Facebook: A review of Facebook addiction. Journal of Behavioral Addictions, 3(3), 133–148. https://doi.org/10.1556/jba.3.2014.016

Santana Vega, L. E. ([2003] 2015). Orientación educativa e intervención psicopedagógica. Cambian los tiempos, cambian las responsabilidades profesionales. Pirámide.

Santana Vega, L. E. (2010). Presentación. Revista de Educación, 351, 15-21.

Santana Vega, L. E. (2013). Orientación profesional. Síntesis.

Santana Vega, L. E. y Feliciano García, L. A. (2006). La construcción de la acción tutorial desde las coordenadas de la investigación colaborativa. Revista de Educación, 340. 943-971.

Santana Vega, L. E., Feliciano García, L. A. y Cruz González, A. (2010). El programa de orientación educativa y sociolaboral: un instrumento para facilitar la toma de decisiones en educación secundaria. Revista de Educación, 351, 73-105.

http://www.revistaeducacion.educacion.es/re351/re351_04.pdf

Santana Vega, L. E. y Fontana Abad, M. (2013). Calidad educativa, formación del profesorado y competencias docentes. En L.E. Santana Vega (Coord.). Educar en secundaria. Retos de la tutoría (pp. 129-167). Wolters Kluwer.

Santana-Vega, L. E., Gómez-Muñoz, A. M. y Feliciano-García, L. (2019). Uso problemático del móvil, fobia a sentirse excluido y comunicación familiar de los adolescentes. Comunicar, 59, 39-47. https://doi.org/10.3916/C59-2019-04

Silva Calpa, A. C. y Martínez Delgado, D. G. (2017). Influencia del smartphone en los procesos de aprendizaje y enseñanza. Suma de Negocios, 8(17), 11-18. https://doi.org/10.1016/j.sumneg.2017.01.001

Tabuenca, B., Sánchez-Peña, J. J. y Cuetos-Revuelta, M. J. (2019). El smartphone desde la perspectiva docente: ¿una herramienta de tutorización o un catalizador de ciberacoso? Revista de Educación a Distancia (RED), 19(59), art. 01. http://dx.doi.org/10.6018/red/59/01

Trenta, M. y Santana-Vega, L.E. (2021). La jugabilidad de los videojuegos educativos contra el acoso escolar y el ciberacoso. En G. Paredes Otero y N. Sánchez-Gey Valenzuela (Coords.). De la filosofía digital a la sociedad del video-juego. Literatura, pensamiento y gamificación en la era de las redes sociales (pp. 1392-1412). Dykinson. https://idus.us.es/handle/11441/125897

Urresti-Padrón, I., Feliciano-García, L. y Santana-Vega, L. E. (2021). Acoso escolar y apego familiar: la perspectiva del alumnado agresor. Educatio Siglo XXI, 39(2), 325–344. https://doi.org/10.6018/educatio.409251

Wallace, P. (2014). Internet addiction disorder and youth. EMBO Reports, 15, 12-16. https://doi.org/10.1002/embr.201338222

Zimmerman, B. (2008). Investigating self-regulation and motivation: Historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, 45(1), 166-183. https://doi.org/10.3102%2F0002831207312909

Publicado

2022-07-06

Como Citar

Jambrina-Hernández, R. ., & Santana-Vega, L. E. . (2022). Uso de smartphones em adolescentes: o papel dos professores. Orientación Y Sociedad, 22(1), e045. https://doi.org/10.24215/18518893e045

Edição

Seção

Avances de investigación