A usabilidade da usabilidade: análise comparativa de testesde produtos nos novos contextos híbridos
DOI:
https://doi.org/10.24215/23143924e049Palavras-chave:
usabilidade, testes, remoto, hibridismo, UXResumo
Este artigo aprofunda o trabalho de pesquisadores de User Experience (UX) na realização de testes de usabilidade. Analisa as implicações metodológicas da tríade "usuário-contexto-tarefa" no quadro das novas lógicas e ambientes de trabalho que vão surgindo, a partir do referencial teórico dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Foi utilizada uma combinação de métodos, exploração, inspeção e indagação, análise de dados secundários e construção de dados primários que surgem da sistematização de suas próprias experiências como pesquisadores de UX. Detecta-se a necessidade de uma adaptação acelerada devido à situação de contexto global da pandemia COVID-19, cujas características pretendemos que sejam compreendidas a partir dos critérios de usabilidade, ou seja, pelo grau de eficácia, eficiência e satisfação. A existência de um novo tipo de teste, o teste de usabilidade híbrido, é levantada neste artigo. E a necessidade de reinterpretar os ambientes de pesquisa, respeitando a tríade usuário-contexto-tarefa de forma controlada, para mensurar cientificamente o UX. Profissionalizando assim o trabalho dos pesquisadores, melhorando o design e desenvolvimento de produtos e, consequentemente, a qualidade de nossas
Downloads
Referências
Anderson, N. (2022, marzo 2). Hybrid Research: The “Just Right” Mix of Generative and Evaluative Insights. Dscout. https://dscout.com/people-nerds/hybrid-research
Becker, R., & Secchi, M. (2019). Etapa Idear: Herramientas para generar ideas. INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-4.pdf
Becker, R., Secchi, M., & Dubois, M. J. (2019). Etapa Entender: Herramientas para comprender el contexto. INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-2.pdf
Becker, R., Secchi, M., & Martínez, F. (2019). Etapa Materializar: Herramientas para materializar las ideas. INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-6.pdf
Becker, R., Secchi, M., Martínez, F., & Nemcansky, K. (2019). Etapa Materializar: ¿Cómo materializar las ideas? INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-5.pdf
Bijker, W.E.(1995), Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs, Cambridge y Londres, The MIT Press.
Charlas Convenio INTI-UFLO. Proyecto de Investigación y Desarrollo: Definición de Metodologías para la evaluación de Interfaces. (2022, febrero 23). UFLO Universidad. https://www.uflo.edu.ar/ver-info-de-355-convenio-inti-uflo.-proyecto-de-investigacion-y-desarrollo:-definicion-de-metodologias-para-la-evaluacion-de-interfaces.php
Convergencia tecnológica. (2015, octubre 5). Observatorio de Tecnologías. https://perio.unlp.edu.ar/sitios/observatoriodetecnologias/convergencia-tecnologica/
Dirección y Consejo editor Hipertextos. (2021). Editorial. Digitalización de la vida: teletrabajo, educación, soberanía tecnológica, vacunas y patentes. Hipertextos, 9(15), 7–14.
Diseño Industrial. (2022, febrero 23). INTI. https://www.inti.gob.ar/areas/desarrollo-tecnologico-e-innovacion/areas-de-conocimiento/diseno-industrial
Doing user research during coronavirus (COVID-19): Choosing face to face or remote research. (2022, febrero 23). GOV.UK. https://www.gov.uk/service-manual/user-research/doing-user-research-during-coronavirus-covid-19-choosing-face-to-face-or-remote-research
Estudios de ciencia, tecnología y sociedad. (2022).
https://es.wikipedia.org/wiki/Estudios_de_ciencia,_tecnolog%C3%ADa_y_sociedad
García Canclini, N. (1997). Culturas híbridas y estrategias comunicacionales. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, III(5), 109–128.
Gómez Sánchez, M. (2018). Test de usabilidad en entornos de Realidad Virtual. No Solo Usabilidad, 17, Article 17. http://nosolousabilidad.com/articulos/test_usabilidad_realidad_virtual.htm
Guerilla Research: How to Fit UX Research to Any Timeframe. (2022, febrero 23). UX Mastery. https://uxmastery.com/guerrilla-ux-research/
Gutiérrez Beltrán, E. J., & Duque Hoyos, L. A. (2017). Emotion experience: Una herramienta para medir la experiencia de usuario en niños a través de las emociones [Trabajo de Grado, Universidad de San Buenaventura]. http://bibliotecadigital.usb.edu.co/handle/10819/4751
IDEO Design Thinking. (2022, marzo 2). IDEO | Design Thinking. https://designthinking.ideo.com/
ISO 9241-11:2018. Ergonomics of human-system interaction—Part 11: Usability: Definitions and concepts. (2022, febrero 23). https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9241:-11:ed-2:v1:en
ISO 20282-1:2006 Facilidad de funcionamiento de los productos cotidianos—Parte 1: Requisitos de diseño para el contexto de uso y las características del usuario. (s. f.).
LabEU | Laboratorio de Experiencia de Usuario. (2022, marzo 2). UFLO Universidad. https://www.uflo.edu.ar/labeu/
Manual de Frascati (2015). GUÍA PARA LA RECOPILACIÓN Y PRESENTACIÓN DE INFORMACIÓN SOBRE LA INVESTIGACIÓN Y EL DESARROLLO EXPERIMENTA (Español). (2018). Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología, FECYT. https://www.ovtt.org/wp-content/uploads/2020/05/Manual_Frascati.pdf
Castells, M. “El cambio está en la mente de las personas”. (2013, octubre 27). Ssociólogos | Blog de Actualidad y Sociología. https://ssociologos.com/2013/10/27/manuel-castells-el-cambio-esta-en-la-mente-de-las-personas/
Manzini, E. (2015). Cuando todos diseñan: Una introducción al diseño para la innovación social. Experimenta. https://www.experimenta.es/tienda/producto/ezio-manzini-cuando-todos-disenan/
Marés, L. (Ed.). (2021). Claves y caminos para enseñar en ambientes virtuales. Educ.ar S.E. https://www.educ.ar/recursos/155487/claves-y-caminos-para-ensenar-en-ambientes-virtuales/download
Oudshoorn, N. E. J., & Pinch, T. (2003). Introduction: How users and non-users matter. In N. E. J. Oudshoorn, & T. Pinch (Eds.), How users matter. The co-construction of users and technology (pp. 1-25). MIT Press.
Paz, L., & Betti, S. (Eds.). (2016). Pioneros y hacedores II: fundamentos y casos de diseño de interacción con estándares de accesibilidad y usabilidad. EGodot Argentina. https://img.uflo.edu.ar/a/pionerosyhacedoresII.pdf
Paz, L., & Malumián, V. (Eds.). (2013). Pioneros y hacedores: Fundamentos y casos de diseño de interacción con estándares de accesibilidad y usabilidad. EGodot Argentina. https://www.edicionesgodot.com.ar/pionerosyhacedores/
Paz, L., & Szyszlican, M. (2014). El Diseño Centrado en el Usuario y su impacto en la identidad de los proyectos. No Solo Usabilidad, 13, Article 13. http://www.nosolousabilidad.com/articulos/dcu_identidad_proyectos.htm
Peter Morville. (2004, junio 21). User Experience Design. Semantic Studios. https://semanticstudios.com/user_experience_design/
Ramírez, M. C., & Vásquez, J. A. R. (2018). Surgimiento y desarrollo del método Delphi: Una perspectiva cienciométrica. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, 71, 90–107. https://doi.org/10.5195/biblios.2018.470
Régimen de Promoción de la Economía del Conocimiento, Pub. L. No. 27506 (2019). https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/209350/20190610
Régimen Legal del Contrato de Teletrabajo, Pub. L. No. 27555 (2020). https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/233626/20200814
Reinventar la escuela: Un ensamble ente la presencialidad y la virtualidad. (2022, marzo 2). Eutopía. https://eutopia.edu.ar/reinventar-la-escuela-un-ensamble-ente-la-presencialidad-y-la-virtualidad/
Secchi, M. (2019). Etapa Idear: ¿De dónde vienen las ideas? INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-3.pdf
Secchi, M., & Dubois, M. J. (2019). Etapa Entender: ¿Por dónde empezar? INTI. http://www-biblio.inti.gob.ar/trabinti/ASORA-2019-1.pdf
Tipos de investigación de usuarios enfocadas a diseño de UX. (2017, mayo 24). Torresburriel Estudio. https://www.torresburriel.com/weblog/2017/05/24/investigacion-de-usuarios-diseno-de-ux/
Todo lo que necesitas saber sobre las pruebas de accesibilidad manual, automatizada e híbrida. (2022, marzo 2). Siteimprove. https://siteimprove.com/es-es/blog/pruebas-de-accesibilidad-manual-automatizada-e-hibrida/
Thomas, H., & Buch, A. (2008). Actos, actores y artefactos: Sociología de la tecnología. Universidad Nacional de Quilmes ed.
Usabilidad. (2022, marzo 2). ISO 25010. https://iso25000.com/index.php/normas-iso-25000/iso-25010/23-usabilidad
Vessuri, H., «Cambios en las ciencias ante el impacto de la globalización», Revista de Estudios Sociales [En línea], 50 | Septiembre 2014, Publicado el 01 septiembre 2014, consultado el 16 marzo 2022. URL: http://journals.openedition.org/revestudsoc/8731
Whitley R. (s. f.). Black boxism and the sociology of science: A discussion of the mayor development in the field, en Halmos, P: (ed.) The Sociology of Science, Keele, University of Keele, pp. 62-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Victoria Díaz , Lorena Paz , Mariela Secchi y Natalia Paratore Garbarino
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.