A concepção da adolescência de Peter Blos: a árdua tarefa de ser um adolescente

Autores

  • Alejandro Klein Universidad de Guanajuato (México)

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe076

Palavras-chave:

adolescência, individuação, segunda chance

Resumo

Esta contribuição se refere às principais idéias de Peter Blos sobre adolescentes em termos de individuação, segunda chance, complexo de Édipo e narcisismo. Também propõe uma discussão sobre como o contexto social tem permitido esta abordagem para o adolescente. Portanto, é necessário entender o que acontece se este modelo social tradicional for rejeitado ou questionado. Finalmente, algumas indicações do autor sobre psicoterapia com adolescentes são desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aryan, A. y Moguillansky, C. (2009). Clínica con adolescentes. Teseo

Aulagnier, P. (1991). Construir (se) un pasado. Revista de Psicoanálisis APdeBA, 13(3), 441-497.

Bion, W. (1962). Aprendiendo de la experiencia. Paidos.

Bleichmar, R. y Lieberman, C. (1997). El psicoanálisis después de Freud. Teoría y clínica. Paidós.

Bleichmar, S. (1986). En los orígenes del sujeto psíquico. Del mito a la historia. Amorrortu.

Bleichmar, H. (2001). El cambio terapéutico a la luz de los conocimientos actuales sobre la memoria y los múltiples procesamientos inconscientes. Aperturas Psicoanalíticas, 9, artículo 178. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=178

Blos, P. (1971). Psicoanálisis de la adolescencia. Joaquín Mortiz.

Blos, P. (1993). Los comienzos de la adolescencia. Amorrurtu.

Blos, P. (1981). La transición adolescente. ASAPPIA.

Blos, P. (1972). La epigénesis de la neurosis adulta. En L. Grinberg (Ed.), Prácticas psicoanalíticas comparadas en niños y adolescentes (pp. 24-47). Paidós.

Cahn, R. (1998). L’adolescent dans la psychanalyse: l’aventure de la subjectivation. PUF.

Caffarelli, C. (2008). Tribus urbanas. Lumen.

Córdova, N. (2010). La creación del cuerpo adolescente. Parte I: El entretiempo adolescente. En N. Córdova y A. Grassi (Eds), Entre niños, adolescentes y funciones parentales. Psicoanálisis e interdisciplina (pp. 55-63). Entreideas.

De Cellis Sierra, M. y Mendez Ruiz, J. A. (2019). La eficacia de la psicoterapia psicoanalítica: rumores, certezas y controversias una década después de Shedler. Aperturas Psicoanalíticas, 63, artículo 1104. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=1104

Duschatzky S. y Corea, C. (2002). Chicos en banda. Los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Paidós.

Erikson, E.H. (1968). Identity, youth and crisis. W.W. Norton & Co.

Erikson, E.H. (1973). Infancia y sociedad. Hormé.

Fernández, A. M. (2003). Jóvenes de vidas grises. Nueva Visión.

Freud, S. (1913/1976). Tótem y Tabú. En sus Obras completas, Vol. XIII (pp. 1-164). Amorrortu.

Freud, S. (1921/1976). Psicología de las masas y análisis del yo. En sus Obras completas, Vol. XVIII (pp. 63-136). Amorrortu.

Freud, S. (1924/1976). El sepultamiento del complejo de Edipo. En sus Obras completas, Vol. XIX (pp. 177-188). Amorrortu.

Grassi, A. (2010). Adolescencia reorganización y nuevos modelos de subjetividad. En N. Córdova y A. Grassi (Eds), Entre niños, adolescentes y funciones parentales. Psicoanálisis e interdisciplina (pp.67-74). Entreideas.

Gutton, Ph. (1993). Lo puberal. Paidós.

Hornstein, L. (2013). Las encrucijadas actuales del psicoanálisis. Subjetividad y vida cotidiana. FCE.

Kancyper, L. (1997). La confrontación generacional. Buenos Aires: Paidós.

Klein, A. (2006). Adolescentes sin adolescencia. Construcción de la subjetividad adolescente desde el contexto neoliberal. Psicolibros

Kusnetzoff, J. C. (1975). Psicoanálisis y Psicoterapia breve en la adolescencia. Kargieman.

Kohut, H (1977). The restoration of the self. International Universities Press.

Ladame F. (1992). Courtes remarques sur l’analyse des adolescents. Revue Française de Psychanalyse, 56(3), 827-35.

Laplanche, J. y Pontalis, J.B. (1981). Diccionario de picoanálisis. Labor.

Laufer, M. (1989). Reconstrucciones en el análisis de adolescentes. En E. Anthony (Ed.), Adolescentes: temas psicoanalíticos (pp. 133-145). Nueva Visión.

Lerner, H. (2015). Ser o estar adolescente. Interrogantes y cuestiones de la contemporaneidad. En M. C. Rother Hornstein, M.C., S. Sternbach, H. Lerner y L. Hornstein (Eds.), Adolescencias contemporáneas. Un desafío para el psicoanálisis (pp. 65-114). Psicolibro.

Lewkowicz, I y Corea, C (2004). Pedagogía del aburrido. Escuelas destituidas. Familias perplejas. Paidos.

Mahler, M. (1968). Simbiosis humana: las vicisitudes de la individuación. J. Mortiz .

Ortiz Chinchilla, E. (2003). El diálogo colaborativo y el cambio psíquico. Aperturas Psicoanalíticas, 15, artículo 269. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=269

Rodulfo, R. (2008). Futuro porvenir. Ensayo sobre la actitud psicoanalítica en la clínica de niñez y adolescencia. Noveduc.

Rojas, M.C. (2018). Vínculos y subjetividades en la era digital. Revista do NESME, 15(1), 83-89.

Rother Hornstein, M.C. (2018). Teoría, clínica y práctica en el trabajo con adolescentes. Controversias en Psicoanálisis de Niños y Adolescentes, 22, 38-48.

Roudinesco, E. (2003). La familia en desorden. FCE.

Selener, G. (2002). El trabajo psicoanalítico con grupos de adolescentes. Flapag.

Urribarri, R. (1990). Sobre adolescencia, duelo y a posteriori. Revista Psicoanalítica, 42(4), 785-807.

Urribarri, R. (2015). La importancia de la latencia para la adolescencia. En Adolescencia y clínica psicoanalítica (pp. 23-51). FCE.

Viñar, M. (2009). Mundos adolescentes y vértigo civilizatorio. Trilce.

Wainsztein, S. y Millán, E. (2000). Adolescencia. Una lectura psicoanalítica. El Megáfono.

Waserman, M. (2014). Condenados a explorar. Marchas y contramarchas crecimiento en la adolescencia. Noveduc

Winnicott, D. (1972). Realidad y juego. Gedisa.

Winnicott, D. (1981). El proceso de maduración en el niño. Laia.

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Klein, A. (2020). A concepção da adolescência de Peter Blos: a árdua tarefa de ser um adolescente. Jornal De Psicologia, 19(2), 53–64. https://doi.org/10.24215/2422572Xe076