A concepção da adolescência de Peter Blos: a árdua tarefa de ser um adolescente
DOI:
https://doi.org/10.24215/2422572Xe076Palavras-chave:
adolescência, individuação, segunda chanceResumo
Esta contribuição se refere às principais idéias de Peter Blos sobre adolescentes em termos de individuação, segunda chance, complexo de Édipo e narcisismo. Também propõe uma discussão sobre como o contexto social tem permitido esta abordagem para o adolescente. Portanto, é necessário entender o que acontece se este modelo social tradicional for rejeitado ou questionado. Finalmente, algumas indicações do autor sobre psicoterapia com adolescentes são desenvolvidas.
Downloads
Métricas
Referências
Aryan, A. y Moguillansky, C. (2009). Clínica con adolescentes. Teseo
Aulagnier, P. (1991). Construir (se) un pasado. Revista de Psicoanálisis APdeBA, 13(3), 441-497.
Bion, W. (1962). Aprendiendo de la experiencia. Paidos.
Bleichmar, R. y Lieberman, C. (1997). El psicoanálisis después de Freud. Teoría y clínica. Paidós.
Bleichmar, S. (1986). En los orígenes del sujeto psíquico. Del mito a la historia. Amorrortu.
Bleichmar, H. (2001). El cambio terapéutico a la luz de los conocimientos actuales sobre la memoria y los múltiples procesamientos inconscientes. Aperturas Psicoanalíticas, 9, artículo 178. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=178
Blos, P. (1971). Psicoanálisis de la adolescencia. Joaquín Mortiz.
Blos, P. (1993). Los comienzos de la adolescencia. Amorrurtu.
Blos, P. (1981). La transición adolescente. ASAPPIA.
Blos, P. (1972). La epigénesis de la neurosis adulta. En L. Grinberg (Ed.), Prácticas psicoanalíticas comparadas en niños y adolescentes (pp. 24-47). Paidós.
Cahn, R. (1998). L’adolescent dans la psychanalyse: l’aventure de la subjectivation. PUF.
Caffarelli, C. (2008). Tribus urbanas. Lumen.
Córdova, N. (2010). La creación del cuerpo adolescente. Parte I: El entretiempo adolescente. En N. Córdova y A. Grassi (Eds), Entre niños, adolescentes y funciones parentales. Psicoanálisis e interdisciplina (pp. 55-63). Entreideas.
De Cellis Sierra, M. y Mendez Ruiz, J. A. (2019). La eficacia de la psicoterapia psicoanalítica: rumores, certezas y controversias una década después de Shedler. Aperturas Psicoanalíticas, 63, artículo 1104. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=1104
Duschatzky S. y Corea, C. (2002). Chicos en banda. Los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Paidós.
Erikson, E.H. (1968). Identity, youth and crisis. W.W. Norton & Co.
Erikson, E.H. (1973). Infancia y sociedad. Hormé.
Fernández, A. M. (2003). Jóvenes de vidas grises. Nueva Visión.
Freud, S. (1913/1976). Tótem y Tabú. En sus Obras completas, Vol. XIII (pp. 1-164). Amorrortu.
Freud, S. (1921/1976). Psicología de las masas y análisis del yo. En sus Obras completas, Vol. XVIII (pp. 63-136). Amorrortu.
Freud, S. (1924/1976). El sepultamiento del complejo de Edipo. En sus Obras completas, Vol. XIX (pp. 177-188). Amorrortu.
Grassi, A. (2010). Adolescencia reorganización y nuevos modelos de subjetividad. En N. Córdova y A. Grassi (Eds), Entre niños, adolescentes y funciones parentales. Psicoanálisis e interdisciplina (pp.67-74). Entreideas.
Gutton, Ph. (1993). Lo puberal. Paidós.
Hornstein, L. (2013). Las encrucijadas actuales del psicoanálisis. Subjetividad y vida cotidiana. FCE.
Kancyper, L. (1997). La confrontación generacional. Buenos Aires: Paidós.
Klein, A. (2006). Adolescentes sin adolescencia. Construcción de la subjetividad adolescente desde el contexto neoliberal. Psicolibros
Kusnetzoff, J. C. (1975). Psicoanálisis y Psicoterapia breve en la adolescencia. Kargieman.
Kohut, H (1977). The restoration of the self. International Universities Press.
Ladame F. (1992). Courtes remarques sur l’analyse des adolescents. Revue Française de Psychanalyse, 56(3), 827-35.
Laplanche, J. y Pontalis, J.B. (1981). Diccionario de picoanálisis. Labor.
Laufer, M. (1989). Reconstrucciones en el análisis de adolescentes. En E. Anthony (Ed.), Adolescentes: temas psicoanalíticos (pp. 133-145). Nueva Visión.
Lerner, H. (2015). Ser o estar adolescente. Interrogantes y cuestiones de la contemporaneidad. En M. C. Rother Hornstein, M.C., S. Sternbach, H. Lerner y L. Hornstein (Eds.), Adolescencias contemporáneas. Un desafío para el psicoanálisis (pp. 65-114). Psicolibro.
Lewkowicz, I y Corea, C (2004). Pedagogía del aburrido. Escuelas destituidas. Familias perplejas. Paidos.
Mahler, M. (1968). Simbiosis humana: las vicisitudes de la individuación. J. Mortiz .
Ortiz Chinchilla, E. (2003). El diálogo colaborativo y el cambio psíquico. Aperturas Psicoanalíticas, 15, artículo 269. http://www.aperturas.org/articulo.php?articulo=269
Rodulfo, R. (2008). Futuro porvenir. Ensayo sobre la actitud psicoanalítica en la clínica de niñez y adolescencia. Noveduc.
Rojas, M.C. (2018). Vínculos y subjetividades en la era digital. Revista do NESME, 15(1), 83-89.
Rother Hornstein, M.C. (2018). Teoría, clínica y práctica en el trabajo con adolescentes. Controversias en Psicoanálisis de Niños y Adolescentes, 22, 38-48.
Roudinesco, E. (2003). La familia en desorden. FCE.
Selener, G. (2002). El trabajo psicoanalítico con grupos de adolescentes. Flapag.
Urribarri, R. (1990). Sobre adolescencia, duelo y a posteriori. Revista Psicoanalítica, 42(4), 785-807.
Urribarri, R. (2015). La importancia de la latencia para la adolescencia. En Adolescencia y clínica psicoanalítica (pp. 23-51). FCE.
Viñar, M. (2009). Mundos adolescentes y vértigo civilizatorio. Trilce.
Wainsztein, S. y Millán, E. (2000). Adolescencia. Una lectura psicoanalítica. El Megáfono.
Waserman, M. (2014). Condenados a explorar. Marchas y contramarchas crecimiento en la adolescencia. Noveduc
Winnicott, D. (1972). Realidad y juego. Gedisa.
Winnicott, D. (1981). El proceso de maduración en el niño. Laia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico aceitam as seguintes condições:
- Autores mantém os direitos autorais e atribuir o direito de primeira publicação para a revista, com a obra registrada sob uma Licença de atribuição Creative Commons (CC-BY) , que permite que terceiros usem o que é publicado sempre que mencionarem a autoria do trabalho e a primeira publicação desta revista.
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não-exclusiva do artigo publicado na revista ESTA (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), enquanto eles indicou claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Autores são permitidos e encorajados a publicar seus trabalhos na Internet (por exemplo, em páginas institucionais ou individuais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois pode gerar alterações produtivas e maior e mais rápida difusão do trabalho publicado (ver The Effect of Open Access).