Saúde mental na infância: gênero e vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.24215/2422572Xe156Palavras-chave:
infância, saúde mental, gênero, epidemiologia, psicopatologiaResumo
O presente trabalho expõe o marco teórico-conceitual de um estudo epidemiológico de uma população infantil. A Organização Mundial de Saúde estima que um quinto das crianças, em nível mundial, sofre algum padecimento na esfera da saúde mental. Nosso país conta com escassos estudos epidemiológicos na matéria, e são quase inexistentes os dados confiáveis no âmbito nacional. Assim mesmo, são observadas inúmeras situações de maltrato e violência sexual, registrando-se uma acentuada diferença de gênero. As diferenças de gênero são também observadas nas manifestações sintomáticas: os garotos frequentemente apresentam sintomas mais “desadaptativos” em relação ao entorno do que as garotas, que apresentam comumente sintomas de ansiedade ou depressão que costumam passar despercebidos. Por esse motivo as meninas são encaminhadas à consulta clínica em menor escala do que os meninos, ou apenas tardiamente. A pronta detecção do padecimento psíquico na infância permitirá realizar intervenções psicológicas mais cedo e de forma preventiva.
Downloads
Métricas
Referências
Achenbach, T. M. (1991). Integrative guide for the 1991 CBCL/4-18, YSR, and TRF profiles. University of Vermont.
Allegue, R. y Carril, E. (2000). El género en la construcción de la subjetividad. Un enfoque psicoanalítico. En L. de Souza, L. Guerrero y A. Muñiz (comps.) Femenino–masculino. Perspectivas teórico-clínicas (pp. 1-13). Psicolibros. Facultad de Psicología, UDELAR.
Biederman, J. y Faraone, S. V. (2004). The Massachusetts General Hospital studies of gender influences on attention-defficit/hyperactivity disorder in youth and relatives. Psychiatric Clinics of North America, 27(2), 225-232. http://dx.doi.org/10.1016/j.psc.2003.12.004
Bianchi, E. (2009, 29 de julio). Test psicométricos y construcción de la infancia anormal. Aproximaciones desde el análisis del Déficit de Atención e Hiperactividad [presentación en congreso]. VIII Jornadas Nacionales de Debate Interdisciplinario en Salud y Población. Instituto de Investigaciones Gino Germani. Facultad de Ciencias Sociales UBA, Buenos Aires (Argentina).
Bleichmar, S. (2006). Paradojas de la sexualidad masculina. Paidós.
Bragado, C., Carrasco, I., Sánchez Bernardos, M. L., Bersabé, R. M., Loriga, A. y Monsalve, T. (1995). Prevalencia de los trastornos psicopatológicos en niños y adolescentes: resultados preliminares. Clínica y Salud, 6(1), 67–82.
Butler, J. (1999). El género en disputa. Paidós.
Cova, F., Valdivia, M. y Maganto M. (2005). Diferencias de género en la psicopatología de la infancia: hipótesis explicativa. Revista Chilena de Pediatría, 76 (4), 418-424. https://dx.doi.org/10.4067/S0370-41062005000400014
Díaz, M. y Bardi, D. (2020). Las derivaciones de los e quipos de orientación escolar a servicios de salud mental. Tesis de grado inédita. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.
Farley, L. y Kennedy, R. (2016). A sex of one’s own: Childhood and the embodiment of (trans)gender. Psychoanal Cult Soc 21, 167–183. https://doi.org/10.1057/pcs.2015.59
Fernández, A. M. (1994). La mujer de la ilusión. Pactos y contratos entre hombres y mujeres. Paidós.
Fernández, A. M. (2014). Lógicas sexuales: amor, política y violencias. Nueva Visión.
Fernández, A. M. (2021). Psicoanálisis: de los lapsus fundacionales a los feminismos del siglo XXI. Paidós.
Gamboa, G. (2019). Transterapia. Implicación profesional en el arte de desear. En V. Pavan (comp.), Niñez trans: experiencia de reconocimiento y derecho a la identidad. Universidad Nacional de General Sarmiento.
Longas, C. J. (2016, 23 de noviembre). Identidad de género y sexualidad. Una mirada psicoanalítica a la luz de los desarrollos contemporáneos [presentación en congreso]. VIII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. Facultad de Psicología, U B A, Buenos Aires (Argentina).
López-Soler, C., Sáez, M. C., López, M. A., Fernández, V. F. y Pina, J. A. L. (2009). Prevalencia y características de los síntomas externalizantes en la infancia. Diferencias de género. Psicothema, 21(3), 353-358.
Losada, A. V. (2012). Epidemiología del abuso sexual infantil. Revista de Psicología GEPU, 3(1), 201–229.
Luzzi, A. M. y Slapak, S. (2013). Estudio de una población clínica de niños desde una perspectiva epidemiológica. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 22(1), 67-84.
Meler, I. (comp.) (2017). Psicoanálisis y género: escritos sobre el amor, el trabajo, la sexualidad y la violencia. Paidós.
Ministerio de Salud de la Nación, Universidad Nacional de Tucumán, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional de San Luis, Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional del Comahue y Universidad de Buenos Aires (2010). Problemáticas de salud mental en la infancia. Proyecto de investigación AUAPSI-MSAL. Informe final. Ministerio de Salud de la Nación .
Navarro-Pardo, E., Moral, J. C. M., Galán, A. S. y Beitia, M. D. S. (2012). Desarrollo infantil y adolescente: trastornos mentales más frecuentes en función de la edad y el género. Psicothema, 24(3), 377-383.
Ocampo, D. B. y Palos, P. A. (2008). La influencia del temperamento en problemas internalizados y externalizados en niños. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 10(1), 29-48.
Organización Mundial de la Salud (2013). Comprender y abordar la violencia contra las mujeres. Violencia sexual.
Organización Mundial de la Salud (2020). Maltrato infantil.
Orleans, C. (2020). Género e Infancia. Su intersección en los hogares residenciales de niñeces sin cuidado parental. Memorias XII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. Tomo 2, 25–31. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.
Pavan, V. (Comp.) (2019). Niñez trans: experiencia de reconocimiento y derecho a la identidad. Universidad Nacional de General Sarmiento.
Rescorla, L., Achenbach, T., Ivanova, M. Y., Dumenci, L., Almqvist, F., Bilenberg, N. y Erol, N. (2007). Behavioral and emotional problems reported by parents of children ages 6 to 16 in 31 societies. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 15(3), 130-142. http://dx.doi.org/10.1177/10634266070150030101
Sáenz Herrero, M. (2017). Salud mental, género e igualdad. Norte de Salud Mental, 14(456), 109-114.
Samaniego, V. C. (2008). El Child Behavior Checklist: su estandarización en población urbana argentina. Revista de Psicología Universidad Católica Argentina, 4, 113-130.
Vázquez, N. y Samaniego, V. C. (2017). Estandarización del Child Behavior Checklist para preescolares de población urbana de Argentina. Revista Evaluar, 17(1). https://doi.org/10.35670/1667-4545.v17.n1.17075
Soler, C. L., Alcántara, M. V., Fernández, V. y Castro, M. (2010). Características y prevalencia de los problemas de ansiedad, depresión y quejas somáticas en una muestra clínica infantil de 8 a 12 años, mediante el CBCL (Child Behavior Checklist). Anales de P sicología, 26(2), 325.
Tajer, D. (2009). Heridos corazones: Vulnerabilidad coronaria en varones y mujeres. Paidós.
Tajer, D. (2017). Algunas consideraciones éticas y clínicas sobre las infancias trans. En I. Meler (Comp.). Psicoanálisis y género: escritos sobre el amor, el trabajo, la sexualidad y la violencia. Paidós.
Tuñón, I. (2019). Infancia(s). Progresos y retrocesos en clave de desigualdad. Documento estadístico. EDUCA .
Tuñón, I. y Poy, S. (2019). Pobreza, derechos e infancias en la Argentina (2010-2018). Documento de investigación. EDUCA.
UNICEF (2017). Una situación habitual: violencia en las vidas de los niños y los adolescentes.
UNICEF (2018a). Abusos sexuales y embarazo forzado en la niñez y adolescencia. Lineamientos para su abordaje interinstitucional.
UNICEF (2018b). Un análisis de los datos del programa “Las víctimas contra las violencias”. 2017-2018. N°6.
Villamizar, R., Torres, L. y Bentancur, M. (2012). Abuso sexual infantil: la potencia de los enfoques preventivos. Revista Tendencias y Retos, 17(1), 49-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Grigoravicius, Daniela Bardi, Ana María Luzzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam neste periódico aceitam as seguintes condições:
- Autores mantém os direitos autorais e atribuir o direito de primeira publicação para a revista, com a obra registrada sob uma Licença de atribuição Creative Commons (CC-BY) , que permite que terceiros usem o que é publicado sempre que mencionarem a autoria do trabalho e a primeira publicação desta revista.
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não-exclusiva do artigo publicado na revista ESTA (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), enquanto eles indicou claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Autores são permitidos e encorajados a publicar seus trabalhos na Internet (por exemplo, em páginas institucionais ou individuais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois pode gerar alterações produtivas e maior e mais rápida difusão do trabalho publicado (ver The Effect of Open Access).