Família ouvinte, crianças silenciosas: abordagens à sexualidade em adolescentes surdos
DOI:
https://doi.org/10.24215/2422572Xe159Palavras-chave:
família, surdo, adolescente, sexualidade, deficiênciaResumo
O artigo mostra os resultados da fase qualitativa de um processo de pesquisa mista de tipo explicativo seqüencial que visava investigar os fatores familiares que influenciam a educação sexual de adolescentes surdos e sua influência sobre os processos de interação sócio-afetiva. Dez adolescentes e seus pais participaram de uma pesquisa e de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram uma concepção limitada da sexualidade por parte dos adolescentes, concentrando-se exclusivamente no sexo e na genitalidade, sendo a comunicação o fator familiar que mais afeta a abordagem do assunto entre pais auditivos e filhos surdos devido à descontinuidade linguística que caracteriza sua dinâmica. Para sua compreensão, foi necessária a intervenção de um modelo linguístico que, através de extensões, levasse à compreensão das diferenças entre sexualidade, sexo e interação sócio-afetiva entre adolescentes.
Downloads
Métricas
Referências
Angarita Julio, E. y Calzada Solano, D. P. (2017). Concepción de sexualidad en la población en condición de discapacidad auditiva perteneciente a la Asociación de Sordos de Barrancabermeja. Revista de Educación Inclusiva, 8(3), 107-120.
Bianco, M., Re, M. I. y Mariño, A. (2008). Docentes y educación sexual integral. Un papel en constante construcción. FEIM Fundación para Estudio e Investigación de la Mujer.
Bolaños Motta, J. I. y Casallas Forero, E. (2020). De una comunicación emergente a la lengua de señas colombiana. Madres oyentes que aprenden lengua de señas para comunicarse con sus hijos sordos. Revista Signo y Pensamiento, 39(76), GALE|A670911551. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp39.cels
Carhuancho Mendoza, I. M., Nolazco Labajos, F. A., Sicheri Monteverde, L., Guerrero Bejarano, M. A. y Casana Jara, K. M. (2019). Metodología para la investigación holística. UIDE [Universidad Internacional del Ecuador].
Castellanos Simons, B. y González Hernández, A. (2007). La educación de la sexualidad en tiempos de cambio. Una mirada al contexto escolar. Revista Sexología y Sociedad, 8(21), 28-31.
Creswell, J. y Piano Clark, V. ([2007] 2018). Designing and conducting mixed methods research (3ª ed.). SAGE.
Díaz, R. R. G., Duque, Á. E. A., Gómez, S. L. G. y Ayala, K. C. (2021). Ruta de Investigación Cualitativa–Naturalista: una alternativa para estudios gerenciales. Revista de Ciencias Sociales, 27(4), 334-350.
Druet Domínguez, N. y Escalante Torres, R. (1998). Percepciones entre los padres y madres de niños sordos oralizados y poco oralizados, en cuanto a verse como educadores de la sexualidad de sus hijos. Educación y Ciencia, 2(18), 55-62.
Durán Estrada, M. (2014). Familia y discapacidad: vivencias de madres y padres que tienen un/a hijo/a ciego/a o sordo/a. Tesis de maestría. Universidad Central de Venezuela.
Escobar-Pérez, J., Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6, 27-36.
García González, M. (2010). Las familias en el abordaje de la sexualidad de su hijo sordo. Transformación, 6(2), 1-8.
Gil-Cano, P. A., Navarro-García A. M., Serna-Giraldo, C. y Pinzón-Segura, M. (2019). Sexualidad: las voces de un grupo de sordos de Medellín (Colombia). Revista de la Facultad Nacional de Salud Pública, 37(2). 107-115.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. ([1991] 2010). Metodología de la investigación (5ta ed.). McGraw- Hill.
Hurtado Tarazona, A. (2003). Entre la integración y la diferenciación: la lucha por la reivindicación de los sordos como comunidad lingüística en Colombia. Monografía de grado. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de los Andes.
Kazez, R. (2020). Familia, desvalimiento y sordera. Cuadernos Tópica, VII(24).
Klein, A. (2020). Concepción de la adolescencia en Peter Blos: la ardua tarea de ser adolescente. Revista de Psicología, 19(2), 53-64. https://doi.org/10.24215/2422572Xe076
Labiano De Goñi, P. (2021). Conciencia corporal, sentimientos, emociones y descubrimiento afectivo sexual. Trabajo de fin de grado. Universidad de Navarra.
Ley 1098 de 2006. Por la cual se expide el Código de Infancia y Adolescencia, República de Colombia. 8 de noviembre de 2006. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=22106
Ministerio de Salud de Colombia. Resolución 008430 de 1993. Por la cual se establecen las normas científicas, técnicas y administrativas para la investigación en salud. República de Colombia. 4 de octubre de 1993. https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/RESOLUCION-8430-DE-1993.pdf
Hernández Montes, L. E., Ferreira Campos, R. A., Contreras Sanzana, G. y Rodríguez Rodríguez, M. C. (2022). Actitudes hacia la química de estudiantes chilenos de secundaria: un estudio de métodos mixtos. Enseñanza de las Ciencias, 40(2), 89-107. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3497
Muñoz Vilugrón, K. y Sánchez Bravo, A. (2017). Hacia la comprensión del fenómeno de la sordedad: habitus como propuesta epistemológica. Atenea (Concepción), 516, 247-258. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-04622017000200247
Núñez, B. (2003). La familia con un hijo con discapacidad: sus conflictos vinculares. Archivos Argentinos de Pediatría, 101(2), 133-142.
Organización Panamericana de la Salud. (2000). Promoción de la salud sexual. Recomendaciones para la acción.
Ortega-Bastidas, J. (2020). ¿Cómo saturamos los datos? Una propuesta analítica “desde” y “para” la investigación cualitativa. Interciencia, 45(6), 293–299.
Peluso, L. y Balieiro Lodi, A. (2015). La experiencia visual de los sordos. Consideraciones políticas, lingüísticas y epistemológicas. Pro-Posições, 26(3), 59-81. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507803
Ramos, Y. (2000). Educación sexual con adolescentes sordos e hipoacúsicos. Tesis de diplomatura inédita. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, Escuela en La Habana.
Robles Montijo, S., Guevara Benítez, Y. y Pérez-Bautista, Y. (2021). Factores de riesgo para la salud sexual de jóvenes sordos: evaluación con un cuestionario computarizado. Revista Colombiana de Psicología, 30(1), 27-45.
Rodríguez, F. y Coincilí, S. (2002). Educación sexual con sordos e hipoacúsicos. Desde el Fondo – Cuadernillo Temático, 27, 31-34.
Rodríguez Bustamante, A., Vicuña Romero, J. y Zapata Posada, J. (2021). Familia y escuela: educación afectivo-sexual en las escuelas de familia. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 63, 312-344. https://doi.org/10.35575/rvucn.n63a12
Roldán Restrepo, D., Arenas Duque, A., Forero Martínez, L., Rivera, D. y Rivillas, J. (2020). Conocimientos y percepciones de niñas, niños y adolescentes sobre la sexualidad. Revista de la Facultad Nacional de Salud Pública, 39(2), e339044. https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.e339044
Salamanca Salucci M. y Picón, C. (2008). Psicoterapia en familias con miembros sordos: un modelo sistémico. La Cultura Sorda.
Sánchez Hernández, Y. (2021). Conocimientos, actitudes y prácticas afectivo-sexuales en adolescentes y jóvenes con discapacidad auditiva. Tesis de doctorado. Universidad de Granada.
Sarto Martín, M. P. (2000). Familia y discapacidad. III Congreso La Atención a la Diversidad en el Sistema Educativo. Instituto Universitario de Integración a la Comunidad (INICO).
Solsona Cisternas, D. (2020). Teoría sociológica clásica y discapacidad: algunos apuntes para un diálogo en potencia. Revista Española de Discapacidad, 8(1), 7-24. https://doi.org/10.5569/2340-5104.08.01.01
Téllez Trejo, M. (2005). La construcción de la sexualidad en adolescentes sordos y sordas. Archivos Hispanoamericanos de Sexología, XI(2). 203- 218.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gloria Esperanza Castellanos García, Andrea del Pilar Arenas, Ángela Ivethe Mayorga Ortegón, Carlos Andrés Méndez Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam neste periódico aceitam as seguintes condições:
- Autores mantém os direitos autorais e atribuir o direito de primeira publicação para a revista, com a obra registrada sob uma Licença de atribuição Creative Commons (CC-BY) , que permite que terceiros usem o que é publicado sempre que mencionarem a autoria do trabalho e a primeira publicação desta revista.
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não-exclusiva do artigo publicado na revista ESTA (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), enquanto eles indicou claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Autores são permitidos e encorajados a publicar seus trabalhos na Internet (por exemplo, em páginas institucionais ou individuais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois pode gerar alterações produtivas e maior e mais rápida difusão do trabalho publicado (ver The Effect of Open Access).