Música e emoçoes: um passeio histórico pelas fontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe022

Palavras-chave:

emoções musicais, estética musical, arte e emoções, música e emoções

Resumo

Nesta investigação, fazemos um percorrido histórico entre o vínculo das emoções e a música. Veremos através das fontes teóricas, tanto aquelas relacionadas à música, quanto aquelas relacionadas à filosofia, qual é a relação entre ambas as entidades. Conclui-se que as emoções resistem a todas as mudanças estéticas, e que, portanto, o elo entre emoções e música é absoluto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manuel Tizón Díaz, Universidad Internacional de La Rioja

Doctor cum laude, máster por dos veces (creación musical y pedagogía) y titulado superior en Musicología, Composición (premio fin de carrera), Guitarra y Pedagogía por el Real Conservatorio Superior de Música de Madrid. Sus intereses en la investigación musical están relacionados con las emociones y la música, la retórica o la innovación educativa. Como compositor, ha estrenado obras para diversas formaciones y ha sido premiado en varios certámenes. Por último, es coordinador del Área de Música y director académico del Máster en Investigación Musical en la Universidad Internacional de La Rioja.

Referências

Alonso, R. P. (2013). Historia de la música en 6 bloques. Ética y estética. Madrid: Visión Libros.

Apel, W. (1942). The notation of polyphonic music, 900-1600. Cambridge: Mediaeval Academy of América.

Aristógenes. (1870). Elements harmoniques. (C.-É. Ruelle, Trad.). Paris: Lalaine.

Bach, J. (1722). Das wohltemperierte klavier. Leipzig: Breitkopf und Härtel.

Blunt, L. (2001). Music therapy. En Grove Music Online (Ed.), Oxford music online (s/p). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.19453

Baudelaire, C. (1868/2015). The flowers of evil. (J. McGowan, Trad.). Nueva York: Oxford University Press.

Broomhall, S. (2015). Ordering emotions in Europe (1100-1800). Leiden: Brill.

Casado, C. y Colomo, R. (2006). Un breve recorrido por la concepción de las emociones en la filosofía occidental. A Parte Rei, 47, 1-10.

De Fuenllana, M. (1554). Libro de música para vihuela intitulado Orphenica Lyra. Sevilla: Martin de Montesdoca.

Descartes, R. (1649/2005). Las pasiones del alma. (T. Gascón Onaindia, Trad.). Madrid: Edaf.

Dobrzynska, E., Cesarz, H., Rymaszewska, J. y Kiejna, A. (2006). Music therapy- history, definitions and application. Archives of Psychiatry and Psychotherapy, 8(1), 47-52.

Fernández, C. (2010). Técnicas compositivas antitonales. Estudio de tres tratados de contrapunto. Valencia: Piles.

Frandsen, M. (2006). Crossing confessional boundaries: The patronage of italian sacred music in seventeenth-century Dresden. Oxford: Oxford University Press.

Friedler, K. (2005). Escritos sobre el arte. Madrid: Visor.

Fubini, E. (2005). La estética musical desde la antigüedad hasta el siglo XX. Madrid: Alianza.

Fubini, E. (2007). Música y estética en la época medieval. Navarra: Eunsa.

Fubini, E. (2014). El siglo XX: entre música y filosofía. Valencia: Col·lecció Estética & Crítica.

Fulcher, J. (2001). Debussy and his world. Nueva Jersey: Princeton University Press.

García, A. (2015). Enciclopedia musical. Bloomington: Palibrio.

Girod, L. (1862). De la música religiosa. Madrid: Manuel Galiano.

Huron, D. (2001). Eduard Hanslick. Notes by David Huron. Ohio: Ohio State University.

Kivy, P. (1990). Music alone: Philosophical reflections on the purely musical experience. Nueva York: Cornell University Press.

Laborda, J. M. (2004). La música moderna y contemporánea a través de los escritos de sus protagonistas (una antología de textos comentados). Sevilla: Doble.

Lincoln, K. (2013). A golden age economy. Leicestershire: Troubadour Publishing.

Lippius, J. (1612). Synopsis musicæ novæ omino veræ atque methodicæ universæ. Estrasburgo: Olms.

Listenius, N. (1537). Musica. Wittenberg: Georg Rhau.

López-Cano, R. (2000). Música y retórica en el barroco. México, D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México.

Monteverdi, C. (1638). Madrigales. Venecia: Alessandro Vincenti.

Nicholls, D. (2002). The Cambridge companion to John Cage. Cambridge: Cambridge University Press.

Norton, G. (1999). The Cambridge history of literary criticism: The renaissance. Cambridge: Cambridge University Press.

Nucius, J. (1613). Musices poeticæ, sive de compositione cantus praeceptiones. Neisse: Odisea.

Ottenberg, H. (1987). Carl Philip Emanuel Bach. Nueva York: Oxford University Press.

Palisca, C. V. y Bent, I. D. (2001). Theory, theorists. En Grove Music Online (Ed.), Oxford music online. Oxford: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.44944

Pascual-Barea, J. (2006). Benito Arias Montano y su maestro de poesía Juan de Quirós. En J. M. Maestre-Maestre, E.
Sánchez-Salor, M. A. Diaz-Gito, L. Charlo-Brea, y P. J. Galán-Sánchez (Eds.), Benito Arias Montano y los humanistas de su tiempo (pp. 125-149). Merida: Separata.

Pelosi, F. (2010). Plato on music, soul and body. (S. Henderson, Trad.). Nueva York: Cambridge University Press.

Pérez-Sierra, J. (2010). Antonio de Cabezón (1510-1566). Una vista maravillosa del ánimo. Madrid: Sociedad Española de Musicología.

Putnam, D. (2005). Natural and empty desires: An epicurean view of musical experience. Contemporary Aesthetics, 3(1), s/p.

Quantz, J. J. (1752/2001). On playing the flute. (E. E. Reilly, Trad.). Boston: Northeastern University Press.

Quintiliano, A. (1996). Sobre la música. (L. Colomer y B. Gil, Trad.). Madrid: Gredos.

Rameau, J. P. (1722). Traite de l’harmonie. Paris: Christophe Ballard.

Rameau, J. P. (1760). Code de musique pratique. Paris: Imprenta Real.

Scade, P. (2017). Music and the soul in stoicism. En R. Seaford, J. Wilkins, y M. Wright (Eds.), Selfhood and the soul: Essays on ancient thought and literature in honour of Christopher Gill (pp. 197-218). Oxford: Oxford University Press.

Schönberg, A. (1958). Letters. Berkeley: University of California Press.

Sciarrino, S. (2010, octubre 6). Salvatore Sciarrino with Alessandro Cassin [Digital]. Recuperado a partir de http://www.brooklynrail.org/2010/10/music/salvatore-sciarrino-with-alessandro-cassin

Sorabji, R. (2000). Emotion and peace of mind: From stoic agitation to christian temptation. Oxford: Oxford University Press.

Spade, P. (2008). Medieval philosophy. En E. N. Zalta (Ed.), Stanford Encyclopedia of Philosophy (s/p). Standford: Center for the Study of Language and Information. Recuperado a partir de https://plato.stanford.edu/archives/fall2008/entries/medieval-philosophy/

Steblin, R. (2002). A history of key characteristics in the eighteenth and early nineteenth centuries. Nueva York: University of Rochester Press.

Strunk, O. (1988). Source readings in music history. Nueva York: Norton and Company.

Whitfield, S. (2010). Music: Its expressive power and moral significance. Musical Offerings, 1(1), 11-19. https://doi.org/10.15385/jmo.2010.1.1.2

Whitwell, D. (2017). Essays on the origins of western music. Washington: Daniel Whitwell.

Williams, A. (2013). Music in Germany since 1968. Cambridge: Cambridge University Press.

Zarlino, G. (1558). Le istitutioni harmoniche. Venecia: Autor.

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Tizón Díaz, M. (2018). Música e emoçoes: um passeio histórico pelas fontes. Jornal De Psicologia, 17(2), 67–81. https://doi.org/10.24215/2422572Xe022