A inclusão como paradigma fundamental da educação universitária significa construir oportunidades para todos

Entrevista com Fernando Tauber

Autores

  • Verónica Cannarozzo Catedra Libre Musicoterapia Universidad Nacional de la Plata (UNLP) Universidad de Buenos Aires (UBA)

Palavras-chave:

universidade, inclusão, comunidade, pandemia, gestão universitária

Resumo

Nesta entrevista, Dr. Fernando Tauber - Presidente da Universidade Nacional de La Plata - compartilha reflexões sobre a gestão universitária diante dos desafios da pandemia. A partir da concepção da educação superior como bem público e social, eleva o acesso à educação como direito, ampliando os pilares tradicionais do ambiente universitário: ensino, extensão e pesquisa para aprofundar a noção de saberes postos a serviço das necessidades da sociedade como modelo de inclusão e construção de oportunidades para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verónica Cannarozzo, Catedra Libre Musicoterapia Universidad Nacional de la Plata (UNLP) Universidad de Buenos Aires (UBA)

Es Lic. en Musicoterapia (Universidad de Buenos Aires) y Maestranda en Derechos Humanos (Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales, Universidad Nacional de La Plata). Directora de la Cátedra Libre Musicoterapia de la Universidad Nacional de La Plata. Docente de la Licenciatura en Musicoterapia (UBA). Integrante del Comité Científico de Artseduca Revista Electrónica de Educación en las Artes y ECOS - Revista Científica de Musicoterapia y Disciplinas Afines. Musicoterapeuta del equipo interdisciplinario de la Sala de Rehabilitación Neuro-ortopédica del Hospital El Dique de Ensenada (Ministerio de Salud, B.A.) desde agosto de 2014.

Referências

Servicio de Difusión de la Creación Intelectual (SEDICI, 11 de agosto de 2020) ONG CECIM (Centro de Ex Combatientes Islas Malvinas) Programa radial “Malvinas: Memoria, presente y futuro”, Entrevista de Martín Carrizo y Javier Batista a Fernando Tauber; “Memoria, presente y future de la UNLP en tiempos de pandemia”. [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=qfofLm6cwro

Tauber, F. (2020). Modalidad virtual en la Escuela Universitaria de Oficios. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/107688

Tomasevski, K. (2003). Contenido y vigencia del derecho a la educación. IIDH, Cuadernos Pedagógicos, IIDH, 2003. Disponible en: https://www.corteidh.or.cr/tablas/R06835-1.pdf

Tünnermann Bernheim, C. (2010). Las conferencias regionales y mundiales sobre educación superior de la UNESCO y su impacto en la educación superior de América Latina. Revista Universidades, núm. 47, septiembre-diciembre, 2010, pp. 31-46. Unión de Universidades de América Latina y el Caribe. Distrito Federal, Organismo Internacional. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37318570005

TV Universidad (12 deM de 2020). Objetivo U PGM 13, Entrevista a Fernando Tauber, presidente de la UNLP [Video]. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=Sra7b6iV1Y4

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cannarozzo, V. (2020). A inclusão como paradigma fundamental da educação universitária significa construir oportunidades para todos : Entrevista com Fernando Tauber. ECOS - Revista Científica De Musicoterapia Y Disciplinas Afines, 5(2), 129–146. Recuperado de https://revistas.unlp.edu.ar/ECOS/article/view/10804

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)