Autonomía y crítica en la educación musical actual: de las representaciones institucionales a la práctica específica

Autores

  • Natalia Alvarez Universidad de Buenos Aires, Asociación Argenina de Musicoterapia, Argentina Ministerio de educación de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
  • Santiago Aranguren Ministerio de Educación de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186199e021

Palavras-chave:

educação musical, experiência estética, representações institucionais, autonomia

Resumo

Este artigo baseia-se no relatório da experiência pedagógica dos autores do que tornou visível a modalidade virtual das aulas de educação musical devido à ASPO (isolamento social preventivo e obrigatório) decretada como resultadoda pandemia pela COVID-19 durante o ano académico de 2020. Através do relato da experiência pedagógica daqueles que escrevem, observamos a abordagem aos conteúdos que são habitualmente relegados ou não trabalhados de forma focalizada, facto que está ligado à possibilidade de actuar com um maior grau de autonomia em relação aos objectivos das disciplinas consideradas centrais e aos requisitos institucionais, principalmente a participação em eventos escolares. Para o efeito, revemos criticamente algumas das representações que operam sobre os hábitos escolares e com base nas quais são estabelecidos acordos tácitos que condicionam as práticas em sala de aula. Finalmente, é realçada a singularidade da experiência estética (sensível, simbólica e complexa) oferecida pela música no contexto escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akoschky, J. (2002). Música en la escuela, un tema a varias voces. En Akoschky, J., Brandt, E., Calvo, M., Chapato, M.E., Harf, R., Kalmar, D., Spravkin. M., Terigi, y F., Wiskitski, J., Artes y escuela. Aspectos curriculares y didácticos de la educación artística (pp. 115-140). Paidós

Bourdieu, P. (2018). El sentido social del gusto: Elementos para una sociología de la cultura. Siglo Veintiuno.

Butler, J. (2018). El género en disputa. Paidós.

Deleuze, G. (2019). En medio de Spinoza. Cactus. Duarte, O. D. (2018). El Estado y la educación: economía y política en los orígenes del sistema educativo argentino, CABA, UNIPE: Editorial Universitaria

Duschatzky, S. y Sztulwark, D. (2011). Imágenes de lo no escolar. En la escuela y más allá. Paidós. Dussel, I. y Southwell, M. (2009). Los rituales escolares: Pasado y presente de una práctica colectiva. El Monitor de la Educación, 21, 26-32. En Memoria Académica. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.107 60/pr.10760.pdf

Eliezer, M. (2006). La nación en la escuela. Un análisis de los actos escolares en contexto de crisis, [Tesis de Maestría no publicada]. Universidad de San Andrés.

Foucault, M. (2011). Historia de la sexualidad 2: El uso de los placeres. Siglo Veintiuno.

Foucault, M. (2018) ¿Qué es la crítica? seguido de La cultura de sí. Siglo Veintiuno.

Lazzarato, M. (2017). Políticas del acontecimiento. Tinta Limón

Mancuso, H. R. (2010). De lo decible. Entre semiótica y filosofía: Peirce, Gramci, Wittgenstein. Sb.

Martín-Barbero, J (1993). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. G. Gili S.A.

Mendoza, S. (Ed.) (2004). Diseño curricular para la escuela primaria. Primer ciclo de la escuela primaria. Educación general básica. Secretaría de Educación del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Dirección General de Planeamiento. Dirección de Currícula.

McLaren, P. (1995). La escuela como performance ritual. Hacia una economía de los símbolos y gestos educativos. Siglo Veintiuno.

Nuñez, P. (2008). Los actos escolares como escenario de presencias deseadas y presencias extrañas [Ponencia]. IX Congreso Argentino de Antropología Social. Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Misiones, Posadas. https://cdsa.aacademica.org/000-080/440.pdf

Sarlo, Beatriz (1998). La máquina cultural. Ariel. Sartelli, E. (1996). Celeste, blanco y rojo. Democracia, nacionalismo y clase obrera en la crisis hegemónica. Historia, Razón y Revolución. 2, 1-60 .https://razonyrevolucion.org/textos/revryr/luchadeclases/ryr2SartelliCeleste.pdf

Terigi, F. (2002). Reflexiones sobre el lugar de las artes en el curriculum escolar. En Akoschky, J., Brandt, E., Calvo, M., Chapato, M.E., Harf, R., Kalmar, D., Spravkin. M., Terigi, y F., Wiskitski, J., Artes y escuela. Aspectos curriculares y didácticos de la educación artística (pp. 5-58). Editorial Paidós

Walsh, M. E. (1964). La poesía en la primera infancia. [Plenaria] Congreso de la Organización Mundial para la Educación Preescolar. Estocolmo, Suecia. http://amia.org.ar/Amia/upload/download/2018/06/08/download _152847387993.pdf

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Alvarez, N., & Aranguren, S. (2022). Autonomía y crítica en la educación musical actual: de las representaciones institucionales a la práctica específica. ECOS - Revista Científica De Musicoterapia Y Disciplinas Afines, (Especial), 021. https://doi.org/10.24215/27186199e021

Edição

Seção

Dossier