A ORIENTAÇÃO ENTRE A PANDÊMICA E O FUTURO
Palavras-chave:
orientação, pandêmica, TICs, virtualidade disruptivaResumo
O presente trabalho é resultado de algumas questões produzidas no campo da orientação em tempos de profundas mudanças devido à pandemia causada pelo COVID-19. Foram selecionadas algumas considerações expressas por intelectuais nacionais e estrangeiros em relação à questão do isolamento social preventivo e obrigatório (ASPO). Em resposta a perguntas sobre tópicos específicos da orientação, foram levados em consideração dois níveis de análise: A) As futuras eleições de jovens ou grupos populacionais em posição de escolha; e como acompanhá-los na elaboração de projetos pessoais, educacionais, ocupacionais e sociais. B) A diferença entre TICs, (Tecnologias da Comunicação e da Informação) e o que chamamos de virtualidade disruptiva. Em relação a este segundo tema, surge como consequência do confinamento e cuidado que, neste caso, implica o isolamento e outras formas de intervenção cultural, acadêmica e política produzidas pelos efeitos do COVID-19. Em outras palavras: a inclusão massiva de atividades, professores, profissionais, treinamento, consumidor, etc., através da web. No âmbito dessa modalidade, a principal maneira de se comunicar e interagir são através do virtual, dando origem a uma nova maneira de inclusão que é diversa em se mesma.
É feita uma análise das duas instâncias mencionadas com os aspectos positivos e negativos que implicam e dão origem às reflexões finais do presente trabalho.
Downloads
Referências
Agamben, G. (2020). La invención de una epidemia. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 17-20). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales.
Alconada Mon, H. (2020, abril, 26). Coronavirus. Martha Nussbaum: ‘Esta pandemia es una gran oportunidad para abrir nuestras vidas a las realidades de otros’. Diario La Nación. Recuperado de <https://www.lanacion.com.ar/el-mundo/coronavirus-martha-nussbaum-esta-pandemia-es-una-gran-oportunidad-para-abrir-nuestras-vidas-a-las-realidades-de-otros-nid2358310>
Badiou, A. (2020). Sobre la situación epidémica. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 67-78). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales.
Butler, J. (2020). El Capitalismo tiene sus límites. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 59-65). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales.
Camus, A. (2001). La peste. España: Random House. Mondadori.
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación & Facultad de Psicología de la Universidad de La Plata. Imaginario Social-Realidad Ocupacional (1994-1998). (11H 067). Recuperado de los archivos de la Secretaria de Ciencia y Técnica de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP).
Galindo, M. (2020). Desobediencia por tu culpa voy a sobrevivir. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 119-127). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales
Gavilán, M. (1997). El desempleo juvenil: evaluación de estrategias. Acta Psiquiátrica y Psicológica de América Latina, 43, 46-50.
Gavilán, M. (2000). Investigaciones y Elecciones de Carreras en Orientación. Revista Internacional Orientación y Sociedad, 2, 129-150.
Gavilán, M. (2015). De la salud mental a la salud integral: Aportes de la Psicología Preventiva. Buenos Aires: Lugar Editorial.
Gavilán, M. (2017). La transformación de la Orientación Vocacional: hacia un nuevo Paradigma. Buenos Aires: Lugar Editorial.
Gavilán, M. (2020). Orientación y Pandemia. Recuperado de <http://www.aidoel.org/novedades/orientacion-y-pandemia-dra-mirta-gavilan/>
Han, B-Ch. (2020). La emergencia viral y el mundo del mañana. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 97-110). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales.
Ordine, N. (2020, abril, 11). Edgar Morin: “Vivimos en un mercado planetario que no ha sabido suscitar fraternidad entre los pueblos’’. Diario El País. Recuperado de <https://elpais.com/cultura/2020-04-11/edgar-morin-vivimos-en-un-mercado-planetario-que-no-ha-sabido-suscitar-fraternidad-entre-los-pueblos.html
Repetto, E. & Malik, B. (1998). Nuevas tecnologías aplicadas a la orientación. En R. Bisquerra (Coord.), Modelos de orientación e intervención psicopedagógica (pp.363-376). Buenos Aires: Editorial Praxis.
Sarlo, B. (2020, marzo, 15). “Pandemia y soja”. Diario Perfil. Recuperado de <https://www.perfil.com/noticias/columnistas/pandemia-y-soja.phtml.>
Sobrado Fernández, L., Ceinos Sanz, C. & García Murias, R. (2015). Utilización de las TIC en orientación profesional: Experiencias innovadoras. REMO: Revista Mexicana de Orientación, IX (23), 1-10.
Steinberg, C. & Tófalo, A. (2015). Programa TICs y Educación Básica: Las TICs y la Educación Secundaria en la Argentina. Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia, UNICEF. Buenos Aires.
Watts, A. (2000). Desarrollo Vocacional y Política Pública. Revista Internacional Orientación y Sociedad, 2, 17-32.
Žižek, S. (2020). El coronavirus es un golpe al capitalismo al estilo de ‘Kill Bill’ y podría conducir a la reinvención del comunismo. En P. Amadeo (Ed.), Sopa de Wuhan (pp. 21-28). Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). Instituto de Investigaciones Políticas y Sociales.