Programa de Orientação para Idosos
DOI:
https://doi.org/10.24215/18518893e055Palavras-chave:
envelhecimiento, orientação, projetos, programaResumo
Com base na pesquisa que resultou na tese de doutorado Processo de orientação específica para idosos (Ciano, 2018), uma proposta foi desenvolvida e implementada no Centro de Orientação Profissional Ocupacional da Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de La Plata. acompanhar esta população na elaboração e concretização de projetos educativos, pessoais, laborais e/ou sociais e assim promover um envelhecimento ativo e saudável. Esta intervenção é desenhada com base na articulação de dois modelos: o modelo teórico operacional em orientação (Gavilán, 2006) e o modelo de envelhecimento ativo (Organização Mundial da Saúde, 2002). Dada a novidade da proposta, este programa é oferecido como uma intervenção flexível, que pode ser adaptada de acordo com o contexto e escopo de aplicação, levando em consideração aspectos institucionais para tal adaptação. Além disso, como a maioria das técnicas de aconselhamento foi desenvolvida para adolescentes, elas devem ser adaptadas. Em relação ao contexto, a pandemia do COVID-19 introduziu a modalidade virtual em muitas atividades, e alguns idosos fizeram uso da tecnologia com resultados satisfatórios, pelo que se propõe como uma modalidade possível neste caso, com as devidas adequações.
Downloads
Referências
Álvarez, L., Arce Michel, J. y Wasser de Diuk, L. (2003). Las técnicas proyectivas. En M. M. Casullo, A. N. Cayssials, M. Fernández Liporace, L. Wasser De Diuk, J. Arce Michel y L. Álvarez, Proyecto de vida y decisión vocacional (pp. 201-257). Paidós.
Bohoslavasky, R. (1985). Orientación vocacional. La estrategia clínica. Nueva Visión.
Bustillos de Núñez, G. y Vargas, L. (1999). Técnicas participativas para la educación popular. Centro de Estudios y Publicaciones Alforja.
Ciano, N. (2018). Proceso específico de orientación para adultos mayores. Tesis de doctorado. Facultad de Psicología, Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/66102
Fogliatto, H. (1991). Cuestionario de Intereses Profesionales. Manual. Guadalupe.
Gavilán, M. (2006). La transformación de la orientación vocacional. Hacia un nuevo paradigma. Homo Sapiens.
Gavilán, M. (2015). De la salud mental a la salud integral. Aportes de la psicología preventiva. Lugar.
Gavilán, M. y Souto, G. (1983). La primera entrevista en el proceso de orientación vocacional. Revista de Psicología, 9, 25-27.
https://revistas.unlp.edu.ar/revpsi/article/view/1056/
Gómez Marroquín, I., Herbosa Martínez, I., Martínez Rodríguez, S., Serrano Argüeso, M., Tomás Martínez, G. y Daprá Castro, E. (2008). Guía para una jubilación satisfactoria. Ministerio de Educación, Política Social y Deporte de España, Secretaría de Estado de Servicios Sociales, Familias y Discapacidad de España, Instituto de Mayores y Servicios Sociales de España (IMSERSO).
Müller, M. (1998). Técnicas lúdicas en orientación vocacional. Asociación de Profesionales de la Orientación de la República Argentina —APORA— (material didáctico destinado al curso de actualización de APORA).
Organización Mundial de la Salud (2002). Envejecimiento activo: un marco político. Contribución de la OMS a la Segunda Asamblea Mundial sobre el Envejecimiento. Revista Española de Geriatría y Gerontología, 37(S2). 74-105.
Rascovan, S. (2006). Imágenes ocupacionales (set de fotografías para orientación vocacional). Autoedición. https://imagenesocupacionales.com.ar/
Zarebski, G. (2005). El curso de la vida: diseño para armar. Trabajo psíquico anticipado acerca de la propia vejez: mecanismos y efectos en el modo de envejecer. Universidad Maimónides.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natalia Ciano
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.