Tutoria entre pares- acadêmicos como estratégia de orientação, acompanhamento e retenção estudantil na Facultad de Ciencias Económicas y de Administración, Universidad de la República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/18518893e092

Palavras-chave:

orientação universitária, tutoria acadêmica, aprendizagem colaborativa, permanência estudantil, educação inclusiva

Resumo

O ensino superior na América Latina enfrenta desafios como a massificação, a heterogeneidade estudantil e as altas taxas de evasão precoce, o que exige estratégias integrais de apoio acadêmico e socioemocional. Nesse contexto, as tutorias acadêmicas entre pares (TEP-A) consolidam-se como uma ferramenta eficaz que promove a colaboração horizontal entre estudantes, facilitando a compreensão de conteúdos, a adoção de hábitos de estudo e a integração institucional. Experiências em universidades da região Latino-americana, incluindo a Universidad de la República, demonstram melhorias significativas na permanência, no desempenho acadêmico e no sentido de pertencimento, especialmente entre estudantes de contextos vulneráveis. Na Facultad de Ciencias Económicas y de Administración (FCEA-Udelar), as TEP-A fazem parte de um projeto institucional voltado ao fortalecimento do ciclo inicial e à redução da evasão. As evidências empíricas de 2024 e 2025 mostram impactos positivos tanto nas taxas de aprovação quanto na vinculação estudantil, bem como no desenvolvimento de competências transversais em tutores/as e tutorandos/as. Programas bem estruturados, que incluem formação de tutores/as, acompanhamento docente e avaliação contínua, alcançam resultados sustentáveis e equitativos. Em síntese, as TEP-A representam uma política educacional estratégica que articula acompanhamento acadêmico, bem-estar estudantil e aprendizagem colaborativa, contribuindo para trajetórias universitárias mais inclusivas e bem-sucedidas.

Biografia do Autor

  • Gabriela Bello, Universidad de la República, Uruguay

    Licenciada en Psicología. Doctoranda en Psicología por la Universidad Nacional de La Plata. Profesora adjunta de la Unidad de Apoyo a la Enseñanza (Universidad de la República, Uruguay).

  • Estefani Camacho, Universidad de la República, Uruguay

    Ingeniera agrónoma. Maestranda en Ciencias Biológicas por la Universidad de la República, Uruguay. Asistente en la Unidad de Apoyo a la Enseñanza (Universidad de la República). 

  • Elena Vernazza, Universidad de la República, Uruguay

    Licenciada en Estadística. Magíster en Análisis Avanzado de Datos Multivariantes (Universidad de Salamanca, España). Profesora adjunta de la Unidad de Planificación, Evaluación y Monitoreo y asistente de la Unidad de Apoyo a la Enseñanza (Universidad de la República, Uruguay).

  • Verónica Mallo, Universidad de la República, Uruguay

    Tecnóloga en Gestión Universitaria. Ayudante en la Unidad de Apoyo a la Enseñanza (Universidad de la República, Uruguay).

Referências

Barbosa-Herrera, J. C y Barbosa-Chacón, J. W. (2019). La tutoría entre pares: una mirada al contexto universitario en Latinoamérica. Revista Espacios, 40(15), 30.

Carabajal, S. (2014). La permanencia del estudiante durante el año de ingreso a la Universidad de la República. Una construcción colectiva. InterCambios, 1(1), 73-81.

Duran Gisbert, D., Flores Coll, M. y Valdebenito Zambrano, V. (2015). Tutoría entre iguales. Concepto y práctica como metodología para la educación inclusiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 9(2), 23–40.

Ezcurra, A. M. (2011). Igualdad en educación superior: un desafío mundial. Instituto de Estudios y Capacitación de la Federación Nacional de Docentes Universitarios y Universidad Nacional de General Sarmiento.

Johnson, D. W., Johnson, R. T. y Smith, K. A. (2014). Cooperative learning: Improving university instruction by basing practice on validated theory. Journal of Excellence in College Teaching, 25(3-4), 85-118.

López-Higuera, A., Prado-Mosquera, D. M., Cajas-Paz, E. Y., Chois-Lenis, P. M. y Casas-Bustillo, A. C. (2017). Percepciones sobre la tutoría entre pares en escritura académica. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(19), 165–184. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m9-19.ptpe

Mosca, A. y Santiviago, C. (Eds.). (2010). Tutorías de estudiantes. Tutorías entre pares. Universidad de la República, Comisión Sectorial de Enseñanza.

Tinto, V. (1994). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. (2ª ed.). University of Chicago Press.

Topping, K. J. (1996). The effectiveness of peer tutoring in further and higher education: A typology and review of the literature. Higher Education, (32), 321–345. https://doi.org/10.1007/BF00138870

Unidad de Planificación, Evaluación y Monitoreo. (2024). Informe de indicadores de monitoreo 2012- 2024: estudiantes y egresados de la Facultad de Ciencias Económicas y de Administración. Facultad de Ciencias Económicas y de Administración, Universidad de la República.

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Transferencia en extensión universitaria

Como Citar

Bello, G., Camacho, E., Vernazza, E., & Mallo, V. (2025). Tutoria entre pares- acadêmicos como estratégia de orientação, acompanhamento e retenção estudantil na Facultad de Ciencias Económicas y de Administración, Universidad de la República. Orientación Y Sociedad, 25(2), e092. https://doi.org/10.24215/18518893e092