El rol de Google y Facebook en la circulación de información en Internet: qué son los fenómenos de profiling y filter bubble y qué implicancias tienen en los debates sobre responsabilidad de intermediarios

Autores

  • M. Azul Andrade

Palavras-chave:

bolha de filtro, Facebook, Google, personalização, responsabilidade de intermediários da Internet

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como funcionam os fenômenos de criação de perfis (profiling) e de bolhas de filtro (filter bubble) desenvolvidos por empresas de Internet como Google e Facebook, com a hipótese de que eles afetam a qualidade das informações que um usuário assíduo acessa através dos referidos intermediários. Além disso, este trabalho procura compreender as implicações destes nos debates sobre a responsabilidade dos intermediários através de casos entre 2012 e 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

M. Azul Andrade

Estudiante en la Licenciatura en Cs. de la Comunicación, Fac. de Cs. Sociales (UBA).

Publicado

2019-07-12

Como Citar

M. Azul Andrade. (2019). El rol de Google y Facebook en la circulación de información en Internet: qué son los fenómenos de profiling y filter bubble y qué implicancias tienen en los debates sobre responsabilidad de intermediarios. Hipertextos, 5(7), 85–98. Recuperado de https://revistas.unlp.edu.ar/hipertextos/article/view/7761

Edição

Seção

Artículos