Incidência do uso de telas em meninas e meninos menores de 2 anos

Autores

  • Ofelia Rodríguez Sas Universidad de Flores (Argentina)
  • Lorena Cynthia Estrada Universidad de Flores (Argentina)

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe086

Palavras-chave:

tempo de tela, bebês, efeitos adversos, telefone celular, neurodesenvolvimento

Resumo

Não há consenso sobre o impacto da digitalização na saúde e no bem-estar de meninas e meninos, mas alguns estudos alertam para a necessidade de acompanhamento de adultos para selecionar conteúdo e estabelecer limites. Os bebês precisam explorar o ambiente para desenvolver habilidades cognitivas, sensoriais e de linguagem. Conforme nossa capacidade de se adaptar de maneira flexível às mudanças aumenta à medida que amadurecemos, qualquer alteração precoce no desenvolvimento executivo tem consequências a curto, médio e longo prazo. O uso inadequado das TIC tem incidência negativa na neuroplasticidade cerebral, que se traduz em baixa autoestima, baixo nível cognitivo ou dificuldades comportamentais, dependendo da idade e das habilidades associadas. Ele também pode alterar a visão, sono, peso corporal, desenvolvimento, funções executivas e comportamento. O compromisso dos adultos com o uso responsável de ferramentas tecnológicas é essencial para garantir o desenvolvimento ideal de meninas e meninos nascidos e criados na era digital.

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Biografia do Autor

Ofelia Rodríguez Sas, Universidad de Flores (Argentina)

Doctora y Licenciada en Psicología. Tesis doctoral basada en el problema de la deserción de los alumnos universitarios, en cuyo trabajo de campo se han estudiando a fondo sus vivencias y experiencias para describir sus “realidades”. Título de tesis: RETENCIÓN Y DESERCIÓN UNIVERSITARIAS. Realidades experienciadas por graduados y desertores de la Facultad de Psicología de la Universidad de Flores.

Terapeuta clínica. Especialista en Intervención psicológica en situaciones críticas, individuales y colectivas. Técnicas de Liberación Emocional (Terapia del Campo del Pensamiento) EFT/TFT. Terapeuta EMDR – EMDR Institute Inc. (USA) – SAPsi – Ex-Docente universitaria ajunta en las facultades de Psicología, Educación Física y Deporte, Contador y Administración de la Universidad de Flores (UFLO), desde 2004 hasta 2018.

Lorena Cynthia Estrada, Universidad de Flores (Argentina)

Licenciada en Psicología (UFLO mejor promedio). Posgrado en Trastornos de Ansiedad (AATA). Intérprete de conferencias en Inglés (USAL). Ciclo de Grado en Letras (UBA).

Psicoterapeuta clínica, intervención en crisis vitales individuales y familiares. Miembro del equipo interdisciplinario de AIDis (asistencia e integración para niñxs y adolescentes con discapacidad). Exdocente del programa de integración para adultos mayores UPAMI (Estimulación Cognitiva Avanzada).

Exdocente universitaria jefa de trabajos prácticos de UFLO, Facultad de Psicología (Trastornos Psicosomáticos y del Estrés – Teoría y técnica de Exploración y Diagnóstico I y II).

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Rodríguez Sas, O., & Estrada, L. C. (2021). Incidência do uso de telas em meninas e meninos menores de 2 anos. Jornal De Psicologia, 22(1), 86–101. https://doi.org/10.24215/2422572Xe086