Variedades da letra e objetos autisticos

Autores

  • Éric Laurent Asociación Mundial de Psicoanálisis (AMP) / Université Paris 8 Vincennes – Sant-Denis (Francia)

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe113

Palavras-chave:

autismo, psicanálise, variedades da letra, objetos autisticos

Resumo

A fim de responder à variedade de sujeitos dentro do espectro autista e à diversidade de lugares que os recebem e prestam atenção ao banho de língua em que esses sujeitos estão imersos, a orientação de nosso trabalho visa definir a posição de um terapeuta que seja um partenaire respeitoso dos múltiplos aspectos que o efeito transformador de um novo encontro com a língua pode tomar. Nesta perspectiva, em vez de buscar um método ideal para a abordagem do sujeito autista, o objetivo é apresentar aqui a diversidade de resultados obtidos nos mais variados contextos, cuja característica constante é sustentar o esforço de inscrever o sujeito em todas as dimensões da linguagem, da instância da letra e do tratamento de objetos fora do corpo como o olhar e a voz, na grande variedade de situações ou oficinas possíveis, mantendo o processo de aprendizagem (fragmento do manuscrito).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Éric Laurent, Asociación Mundial de Psicoanálisis (AMP) / Université Paris 8 Vincennes – Sant-Denis (Francia)

Psicoanalista, Psicólogo y Doctor del Tercer Ciclo de Psicoanálisis, cuya disciplina estudió con Jacques Lacan. Miembro de la Dirección de la Asociación Mundial de Psicoanálisis, enseña dentro de la Cátedra de la Sección Clínica del Departamento de Psicoanálisis de París 8. Publica, desde 1974, más de 130 artículos traducidos a siete lenguas, 10 libros en Argentina y 2 en Brasil. De 1978 a 1999 desempeña activamente la Psicología en el Hospital de Sainte-Anne en París. De entre sus publicaciones en español: Lacan y los discursos, Estabilizaciones en la psicosis, Significante de la transferencia, Concepciones de la cura en psicoanálisis, Umbrales del análisis.

(extraído de https://www.circulobellasartes.com/biografia/eric-laurent/)

Referências

Austin, J. L. (1962). How to do things with words. Harvard University Press.

Chérel, M. (2019). Argument du Colloque “Autisme: Numérique et Robotique. Quel partenaire privilégié au 21e siècle?”. Université Rennes 2, 7 y 8 de noviembre de 2019. https://www.lairedu.fr/collection/colloque-autisme-numerique-et-robotique-quel-partenaire-privilegie-au-21e-siecle/

Gay-Corajoud, V. (2018). Nos mondes entremêlés. Imprim’vert.

Grandin, T. (1997). Ma vie d’autiste. Odile Jacob.

Harpaz, B. J. (2014). A little movie magic: How Disney films unlocked an autistic boy’s emotions. Entrevista con R. y C. Suskind, 26 de marzo de 2014. AZcentral. https://eu.azcentral.com/story/entertainment/books/2014/03/26/disney-films-autistic-boy-emotions/6913067

Junius, J. (2015). Apprendre et se laisser apprendre. Quarto, 111, 16–17.

Lacan, J. (1984). El seminario. Libro III. Las psicosis. Paidós.

Lacan, J. (2006). El seminario. Libro X. La angustia. Paidós.

Laurent, É. (2012). La bataille de l’autisme. Navarin/Le Champ Freudien.

Louis, S. (2015). Tentatives pour se faire partenaire. Quarto, 111, 21–22.

Maleval, J. C. (comunicación personal). De l’aliénation retenue chez l’autiste. Comunicación personal, de pronta publicación.

Maleval, J.-C. (2009). L’autiste, son double et ses objets. Presses Universitaires de Rennes.

Maleval, J.-C. y Grollier, M. (2019). Une démonstration éblouissante. Un enfant autiste en analyse. Lacan Quotidien, 831, 12 de abril de 2019. https://www.lacanquotidien.fr. Traducido al español en https://www.wapol.org/es/global/Lacan-Quotidien/LQ-831-BAT.pdf

Metz, C. (2019). Google Glass for autistic children. The New York Times, 17 de julio de 2019.

Mottron, L. (2016). L’intervention précoce pour enfants autistes. Mardaga. [Citado por J. C. Maleval, comunicación personal]

Nazeer, K. (2007). Laissez entrer les idiots. Témoignage d’un autiste. Seuil.

Newman J. (2014). To Siri, with love. The New York Times, 17 de octubre de 2014.

Reliquet, S. y Reliquet, Ph. (2011). Écouter Haendel. Gallimard

Rosin, H. (2014). A pathway, not a prison. Entrevista con R. y C. Suskind. Slate, 1ro de abril de 2014. https://slate.com/human-interest/2014/04/life-animated-talking-about-affinities-autism-and-disney-with-ron-suskind-cornelia-suskind-and-dan-griffin.html

Sellin, B. (1994). Une âme prisonnière. Robert Laffont.

Sellin, B. (1998). La solitude du déserteur. Robert Laffont.

Suskind, R. (2016). Life, animated: A story of sidekicks, heroes, and autism. Hyperion.

Tammet, D. (2009). Je suis né un jour bleu. J’Ai Lu.

Tammet, D. (2018). Chaque mot est un oiseau à qui l’on apprend à chanter. Conferencia, Espacio de Ciencias, Rennes, 16 de enero de 2018.

Warner, J. (2014). A family’s hard journey, with Disney as a guide. The New York Times, 21 de mayo de 2014. https://www.nytimes.com/2014/05/22/books/life-animated-by-ron-suskind.html

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Laurent, Éric. (2021). Variedades da letra e objetos autisticos. Jornal De Psicologia, 20(1), 8–21. https://doi.org/10.24215/2422572Xe113