Bullying em adolescentes em Córdoba: Fatores que influenciam os comportamentos dos agressores e das vítimas
DOI:
https://doi.org/10.24215/2422572Xe173Palavras-chave:
adolescência, bullying, contexto, fatores individuaisResumo
O estudo visa analisar as variáveis –individuais, familiares, escolares e do grupo de pares– que são significativas na explicação de comportamentos de vitimização e agressão de bullying entre jovens escolarizados na cidade de Córdoba (Argentina). Foi administrada uma bateria de teste para medir as variáveis em estudo a 3500 adolescentes, entre 11 e 20 anos. Foram realizadas uma análise de correlação e um Modelo de Equações Estruturais. Os resultados mostram a inter-relação entre os diferentes contextos, variáveis individuais e comportamentos de agressor e vítima no bullying. Conclui-se que estes contextos, estando estreitamente interligados, formam uma teia de relações que favorecem ou inibem a participação do adolescente neste comportamento.
Downloads
Métricas
Referências
Alonso Ospina Ospina, A. (2018). Correlación entre el coeficiente de empatía, conducta antisocial, inteligencia emocional y conducta prosocial en adolescentes victimarios, víctimas del bullying y prosociales. En M. Arias-Cantor y C. Arango (Eds.), Investigación psicológica (pp. 21-44). Fondo editorial Universidad Católica de Oriente.
Bartolomé Gutierrez, R. y Díaz Herráiz, E. (2020). Apoyo social y autopercepción en los roles de acoso escolar. Anales de Psicología, 36(1), 92-101. https://doi.org/10.6018/analesps.301581
Bayot, A. y Hernandez, J. (2008). Escala de competencia parental percibida. Versión hijos/as. Editorial CEPE.
Bronfenbrenner, U. y Ceci, S. J. (1994). Nature-nuturere conceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, 101(4), 568. https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.4.568
Calvete, E., Fernández-González, L., González-Cabrera, J. M. y Gámez-Guadix, M. (2018). Continued bullying victimization in adolescents: Maladaptive schemas as a meditational mechanism. Journal of Youth and Adolescence, 47(3), 650–660. https://doi.org/10.1007/s10964-017-0677-5
Cardozo, G. y Dubini, P. (2022). Hacia la construcción de lazos sociales: relecturas de una experiencia de intervención sobre el acoso entre pares en una escuela de sector popular. E+E: Estudios de Extensión en Humanidades, 9(13) ,116-133.
Carrascosa, L y Ortega-Barón, J. (2018). Apoyo social, empatía y satisfacción con la vida en los diferentes roles de agresor-víctima de acoso escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1, 71-78. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n1.v3.1221
Carrascosa, L., Buelga, S. y Cava, M.J. (2018). Relaciones entre la violencia hacia los iguales y la violencia filio-parental. Revista Sobre la Infancia y la Adolescencia, 15, 98-109. https://doi.org/10.4995/reinad.2018.10459
Doty, J., Gower, A., Rudi, J., Mc Morris, B. y Borowsky, I. (2017). Patterns of Bullying and Sexual Harassment: Connections with Parents and Teachers as Direct Protective Factors. Journal of Youth and Adolescence, 46(11), 2289-2304. http://doi.org/10.1007/s10964-017-0698-0
Estévez, E., Inglés, C., Emler, N., Martínez-Monteagudo, M. y Torregrosa, M. (2012). Análisis de la relación entre la victimización y la violencia escolar: el rol de la reputación antisocial. Psychosocial Intervention, 21, 53–65. http://dx.doi.org/10.5093/in2012v21n1a3
Estevez, E., Flores, E., Estevez, J. F. y Huescar, E. (2019).Programas de intervención en acoso escolar y ciberacoso en educación secundaria con eficacia evaluada: una revisión sistemática. Revista Latinoamericana de Psicología, 5(3), 210–225. https://doi.org/10.14349/rlp.2019.v51.n3.8
Garaigordobil, M. (2013). Cyberbullying: Screening de acoso entre iguales. TEA.
Garaigordobil, M. (2017). Conducta antisocial: conexión con bullying/cyberbullying y estrategias de resolución de conflictos. Psychosocial Intervention, 26, 47–54. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2015.12.002
Greco, C. (2019). Relaciones entre pares: aceptación, rechazo, victimización, agresión. Su importancia para el diseño de intervenciones en salud mental en educación primaria. Revista Argentina de Clínica Psicológica, XXVIII(4), 575-586. http://dx.doi.org/10.24205/03276716.2017.1037
Hernández Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista-Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill.
Kornblit, A., Adaszko, D., Mendes Diz, A., Di Leo, P. y Camarotti, A. (2008).Manifestaciones de violencia en la escuela media. En A. Kornblit, Violencia escolar y climas sociales. Biblos.
Machimbarrena, J., González-Cabrera, J. y Garaigordobil, M. (2019). Variables familiares relacionadas con el bullying y ciberbullying: una revisión sistemática. Pensamiento Psicológico, 17(2), 37-56. http://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI17-2.vfrb
Martorell, M.C. y González, E. (1992). Cuestionario de conducta prosocial (CCP) y cuestionario de conducta antisocial (CCA). En M. M Casullo (1998). Adolescentes en riesgo. Identificación y orientación psicológica (pp. 151-155). Paidós.
Mendez, J., Bauman, S., Sulkowski, M., Davis, S. y Nixon, C. (2016). Racially-focusedpeervictimization:Prevalence, psychosocial impacts, and the influence of copingstrategies. Psychology of Violence, 6(1), 103–111. http://doi.org/10.1037/a0038161
Mendoza González, B. y Maldonado Ramírez, V. (2017). Acoso escolar y habilidades sociales en alumnado de educación básica. Ciencia Ergo Sum, 42(2), 109-116.
Mendoza González, B. (2017). Prácticas de crianza y acoso escolar: descripción en alumnado de educación básica. Innovación Educativa, 17(24), 125-141.
Mestre, V., Samper, P., Tur, A. M., Richaud, M. C. y Mesurado, B. (2012). Emociones, estilos deafrontamiento y agresividad en la adolescencia. Universitas Psychologica, 11(4), 1263-1275. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy11-4.eeaa
Miranda Ayala, R., Oyanedel, J. y Torres, J. (2018). Efectos del apoyo familiar, amigos y de escuela sobre bullying y bienestar subjetivo en estudiantes de nivel secundario de Chile y Brasil. Apuntes de Ciencia & Sociedad, 8(1), 89-97. http://dx.doi.org/10.18259/acs.2018010
Miranda Ayala, R., Oriol, X., Amutio, A. y Ortúzar, H. (2019). Adolescent bullying victimization and life satisfaction: Can family and school adult support figures mitigate this effect? Revista de Psicodidáctica, 24(1), 39–45. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2018.07.001
Montero Carretero, C. y Cervelló Gimeno E. (2019). Estudio de un modelo predictivo del clima escolar sobre el desarrollo del carácter y las conductas de bullying. Estudios Sobre Educación, 37, 135-157. https://doi.org/10.15581/004.37.135-157
Moos, R.H. (1993). Coping Responses Inventory. Psychological Assessment Resources.
Moreno Bataller, C., Segatores Pittón, M. y Tabullo Tomas, A. (2019). Empatía, conducta prosocial y bullying. Las acciones de los alumnos espectadores. Estudios sobre Educación, 37, 113-134. http://doi.org/10.15581/004.37.113-134.
Murphy, T. P., Laible, D. y Augustine, M. (2017). The Influences of Parent and Peer Attachmenton Bullying. Journal of Child and Family Studies, 26(5), 1388-1397. http://doi.org/10.1007/s10826-017-0663-2
Nacimiento Rodríguez, L. y Mora-Merchán, J. (2014). El uso de estrategias de afrontamiento y habilidades metacognitivas ante situaciones de bullying y cyberbullying. European Journal of Education and Psychology, 7(2), 121-129. http://doi.org/10.1989/ejep.v7i2.184
Olweus, D. (2006). Una revisión general. En A, Serrano (Ed.), Acoso y violencia en la escuela. Cómo detectar, prevenir y resolver el bullying. Ariel.
Ministerio de Educación (s.f.). Sistema educativo nacional. http://mapa.educacion.gob.ar/sistema-educativo
R Core Team (2019). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. https://www.R-project.org/.
Rodrigues Reis e Silva, G., Carvalho de Lima, M., LinsAcioli, R. y Barreira, A. (2020). Prevalence and factors associated with bullying: Differences between the roles of bullies and victims of bullying. Jornal de Pediatría, 96(6), 693-701. https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2019.09.005
Romera, E., Jiménez, C., Bravo, A. y Ortega-Ruiz, R. (2021). Social status and friendship in peervictimization trajectories. International Journal of Clinical and Health Psychology, 21(1), 1-8. http://doi.org/10.1016/j.ijchp.2020.07.003
Rosseel, Y. (2012). lavaan: An R package for structural equation modeling. Journal of Statistical Software, 48(2), 1-36.
Ruoxuan, L., Meilin, Y., Hongrui, L. y Yunxiang, C. (2019). The relationships among autonomy support, psychological control, coping, and loneliness: Comparing victims with non victims. Personality and Individual Differences, 138(1), 266-272. http://doi.org/10.1111/sjop.12573
Salmivalli, C. (2018). Peer victimization and adjustment in Young adulthood: Commentary on the special section. Journal of Abnormal Child Psychology, 46(1), 67–72. https://doi.org/10.1007/s10802-017-0372-8
Seisdedos, N. (1988). Cuestionario A-D de conductas antisociales- delictivas. TEA
Silva Moreno, F. y Martorell Pallás, M. C. (2001). BAS-3, Batería de socialización (Autoevaluación). Manual. TEA.
Simón Saiz, M. Fuentes Chacón, R., Garrido Abejar, M., Serrano Parra, M., Larrañaga Rubio, M. y Yubero Jiménez, S. (2019). Factores personales y sociales que protegen frente a la victimización del bullying. Enfermería Global, 54, 1-12. https://doi.org/10.6018/eglobal.18.2.345931
Valdés Cuervo, A., Urías Murrieta, M. y Alonso Martinez, E. (2018). Disciplina restaurativa, apoyo escolar, autoeficacia, habilidades sociales y victimización por pares. Revista Interamericana de Psicología, 52(1), 93-101.
Zych, I., Beltrán-Catalán, M., Ortega-Ruiz, R. y Llorent, V. (2018). Social and emotional competencies in adolescents involved in different bullying and cyberbullying roles. Revista Psicodidáctica, 23(2), 86-93. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2017.12.001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Griselda Cardozo, Patricia Dubini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam neste periódico aceitam as seguintes condições:
- Autores mantém os direitos autorais e atribuir o direito de primeira publicação para a revista, com a obra registrada sob uma Licença de atribuição Creative Commons (CC-BY) , que permite que terceiros usem o que é publicado sempre que mencionarem a autoria do trabalho e a primeira publicação desta revista.
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não-exclusiva do artigo publicado na revista ESTA (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), enquanto eles indicou claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Autores são permitidos e encorajados a publicar seus trabalhos na Internet (por exemplo, em páginas institucionais ou individuais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois pode gerar alterações produtivas e maior e mais rápida difusão do trabalho publicado (ver The Effect of Open Access).