Uma breve história de mudança conceptual na aprendizagem da ciência

Autores

  • Rosa Navas Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO)

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe044

Palavras-chave:

mudança conceptual, modelos, epistemologia, psicologia da aprendizagem

Resumo

Este ensaio apresenta uma breve história da teoria da mudança conceptual na aprendizagem, interessada em desvendar como os estudantes aprendem ciência e porque certos erros no pensamento científico são difíceis de erradicar através do ensino. Vários autores procuraram responder perguntas como: O que é modificado quando ocorre a mudança conceitual?; Como ocorre a mudança conceitual?; Que processo está envolvido?; Que mecanismo produz a mudança conceitual? O ensaio apresenta diferentes perspectivas que contribuem para uma compreensão profunda dos tipos de mudanças conceituais possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Carey, S. (1985). Conceptual change in children. MIT Press.

Carretero, M. (2012). Cognición y educación. En M. Carretero y J. A. Castorina (Eds.), Desarrollo cognitivo y educación: Los inicios del conocimiento (1) (pp. 89-107). Paidós.

Carretero, M. y Rodríguez-Moneo, M. (2004). Ideas previas, cambio conceptual y razonamiento. En M. Carretero y M. Asensio (Eds.), Psicología del pensamiento (pp. 237-259). Alianza.

Castorina, J. A. (2012). Piaget: Perspectivas y limitaciones de una tradición de investigación. En M. Carretero y J. A. Castorina (Eds.), Desarrollo cognitivo y educación: Los inicios del conocimiento (1) (pp. 35-55). Paidós.

Chi, M. (1992). Conceptual change within and across ontological categories: Examples from learning and discovery in science. En R. N. Giere (Ed.), Cognitive models in science. University of Minnesota Press.

Gopnik, A. y Wellman, H. (2002). La teoría de la teoría. En S. Hirschfeld y S. Gelman (Eds.), Cartografía de la mente (pp. 13-57). Gedisa.

Moreira, G. (2003). Cambio conceptual: Análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría del aprendizaje significativo. Ciência & Educação, 9(2), 301-315.

Piaget, J. y García, R. (1982). Psicogénesis e historia de la ciencia. Siglo XXI.

Popper, K. (1935/1959). The logic of scientific discovery. Routledge.

Pozo, J. (1999). Más allá del cambio conceptual: El aprendizaje de la ciencia como cambio representacional. Enseñanza de las ciencias, 17(3), 513-520.

Rodríguez-Moneo, M. (2000). Presentación: Estado actual y nuevas direcciones en el estudio del cambio conceptual. Tarbiya, Revista de Investigación e Innovación Educativa, 26, 5-11.

Vosniadou, S. (2006). Investigaciones sobre el cambio conceptual: Direcciones futuras y de vanguardia. En W. Schnotz, S. Vosniadou y M. Carretero (Eds.), Cambio conceptual y educación (pp. 35-52). Aique.

Publicado

2020-02-18

Como Citar

Navas, R. (2020). Uma breve história de mudança conceptual na aprendizagem da ciência . Jornal De Psicologia, 19(1), 222–228. https://doi.org/10.24215/2422572Xe044

Edição

Seção

Micro-artigos