Reflexões sobre a educação musical na Argentina

Entrevista com Dr. Silvia Furno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/18530494e063

Palavras-chave:

educação musical, apresentações musicais, materiais musicais educativos, educação primária

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma entrevista com Silvia Furnó, doutora em Ciências da Educação com extensa trajetória profissional, formadora de professores e pesquisadora em educação musical. Ao longo dele, Dra. Furno reflete sobre sua formação como professora, seus inícios no nível inicial e sua passagem pelo nível primário, seu papel no desenvolvimento dos projetos curriculares na década de 1980 e as ideias que a orientaram na preparação de o Musijugando, junto com María Inés Ferrero. Ideias que ainda hoje são válidas nas salas de aula através de suas músicas e livros de atividades. Ao final da entrevista, compartilhamos também com o leitor reflexões sobre as continuidades e descontinuidades relativas ao lugar da música na escola, à qualidade dos recursos musicais, às propostas pedagógicas, ao uso de apresentações musicais e à formação de professores na atualidade, que emergem das histórias que Silvia compartilha ao longo do encontro, e que se enquadram em estudos atuais de experiências onde buscamos rever o papel do sujeito no processo de ensino-aprendizagem de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Beltramone, C. y Burcet, M.I. (2019). El rol de la partitura en el coro amateur. En N. Alessandroni, B. Torres Gallardo y C. Beltramone (eds.), Vocalidades: la voz humana desde la interdisciplina (pp. 417- 442). GITeV. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/101348

Burcet M. I. (2017). Hacia una epistemología decolonial de la notación musical. Revista Internacional de Educación Musical, 5, 129–138. https://doi.org/10.12967/RIEM-2017-5-p129-13

Burcet, M.I. (2018). Notación Musical: ¿código o sistema de representación? Implicancias psicológicas y educativas. Revista del Instituto de Investigación Musicológica “Carlos Vega”, 32, 85-103. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/939

Burcet, M. I. (2020). Las conceptualizaciones iniciales de la unidad de representación en la notación musical. Implicancias psicológicas y educativas [tesis de doctorado, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación]. Repositorio Institucional de la UNLP. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/96868

Burcet, M. I. y Uzal, S. (2018). La representación de la altura musical: un estudio con adultos en etapas iniciales de la adquisición de la notación musical. En N. Alessandroni y M. I. Burcet (eds.), La experiencia musical. Investigación, interpretación y prácticas educativas (pp.105-115). SACCoM. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/80832

Burcet, M. I., Beltramone, C. M., Uzal, S. B. y Rigotti, S. M. (2022). La adquisición de la notación musical desde la perspectiva del sujeto que aprende. Un estudio en jóvenes sin estudios musicales específicos. Revista Internacional de Educación Musical, 10(1), 43-53. https://doi.org/10.1177/23074841221131436

Departamento de Instrucción Pública (1884). Ley 1420. Ley de Reglamento y Educación Común.

Ferrero, M.I, Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. 1ro a 3er grado. Editorial Ricordi.

Ferrero, M.I., Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. 4to a 7mo grado. Editorial Ricordi.

Ferrero, M.I., Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. Guía para el maestro. Editorial Ricordi.

Ferrero, M. I. y Furnó, S. (1978). Colección Musijugando. E.M.E Educación musical editores.

Furnó, S. (1987). Los duendes de siete colores [canción]. En Mis canciones de papel. Editorial Ricordi.

Furnó, S. (1987). Mis canciones de papel [canción]. En Mis canciones de papel. Editorial Ricordi.

Ministerio de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. (1972). Lineamientos Curriculares de 1ro a 7mo grados. Centro Nacional de Documentación e información educativa.

Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina. (1995). Ley 24195 Ley Federal de Educación.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Beltramone, C. M., & Burcet, M. I. (2023). Reflexões sobre a educação musical na Argentina: Entrevista com Dr. Silvia Furno. Epistemus. Revista De Estudos Em Música, Cognição E Cultura, 11(2), 063. https://doi.org/10.24215/18530494e063

Edição

Seção

Entrevistas