Reflexões sobre a educação musical na Argentina

Entrevista com Dr. Silvia Furno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/18530494e063

Palavras-chave:

educação musical, apresentações musicais, materiais musicais educativos, educação primária

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma entrevista com Silvia Furnó, doutora em Ciências da Educação com extensa trajetória profissional, formadora de professores e pesquisadora em educação musical. Ao longo dele, Dra. Furno reflete sobre sua formação como professora, seus inícios no nível inicial e sua passagem pelo nível primário, seu papel no desenvolvimento dos projetos curriculares na década de 1980 e as ideias que a orientaram na preparação de o Musijugando, junto com María Inés Ferrero. Ideias que ainda hoje são válidas nas salas de aula através de suas músicas e livros de atividades. Ao final da entrevista, compartilhamos também com o leitor reflexões sobre as continuidades e descontinuidades relativas ao lugar da música na escola, à qualidade dos recursos musicais, às propostas pedagógicas, ao uso de apresentações musicais e à formação de professores na atualidade, que emergem das histórias que Silvia compartilha ao longo do encontro, e que se enquadram em estudos atuais de experiências onde buscamos rever o papel do sujeito no processo de ensino-aprendizagem de música.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
247
Dec 16 '23Dec 19 '23Dec 22 '23Dec 25 '23Dec 28 '23Dec 31 '23Jan 01 '24Jan 04 '24Jan 07 '24Jan 10 '24Jan 13 '244.0
|
Visualizações HTML
411
Dec 16 '23Dec 19 '23Dec 22 '23Dec 25 '23Dec 28 '23Dec 31 '23Jan 01 '24Jan 04 '24Jan 07 '24Jan 10 '24Jan 13 '243.0
|
Outros formatos de visualizações
36
Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20269

Referências

Beltramone, C. y Burcet, M.I. (2019). El rol de la partitura en el coro amateur. En N. Alessandroni, B. Torres Gallardo y C. Beltramone (eds.), Vocalidades: la voz humana desde la interdisciplina (pp. 417- 442). GITeV. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/101348

Burcet M. I. (2017). Hacia una epistemología decolonial de la notación musical. Revista Internacional de Educación Musical, 5, 129–138. https://doi.org/10.12967/RIEM-2017-5-p129-13

Burcet, M.I. (2018). Notación Musical: ¿código o sistema de representación? Implicancias psicológicas y educativas. Revista del Instituto de Investigación Musicológica “Carlos Vega”, 32, 85-103. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/939

Burcet, M. I. (2020). Las conceptualizaciones iniciales de la unidad de representación en la notación musical. Implicancias psicológicas y educativas [tesis de doctorado, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación]. Repositorio Institucional de la UNLP. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/96868

Burcet, M. I. y Uzal, S. (2018). La representación de la altura musical: un estudio con adultos en etapas iniciales de la adquisición de la notación musical. En N. Alessandroni y M. I. Burcet (eds.), La experiencia musical. Investigación, interpretación y prácticas educativas (pp.105-115). SACCoM. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/80832

Burcet, M. I., Beltramone, C. M., Uzal, S. B. y Rigotti, S. M. (2022). La adquisición de la notación musical desde la perspectiva del sujeto que aprende. Un estudio en jóvenes sin estudios musicales específicos. Revista Internacional de Educación Musical, 10(1), 43-53. https://doi.org/10.1177/23074841221131436

Departamento de Instrucción Pública (1884). Ley 1420. Ley de Reglamento y Educación Común.

Ferrero, M.I, Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. 1ro a 3er grado. Editorial Ricordi.

Ferrero, M.I., Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. 4to a 7mo grado. Editorial Ricordi.

Ferrero, M.I., Furnó, S., del Valle Llabra de Lanfranchi, A. y Quadranti, A. (1981). Planeamiento de la enseñanza musical. Ejemplos de unidades de enseñanza de aprendizaje y material didáctico para la escuela primaria. Guía para el maestro. Editorial Ricordi.

Ferrero, M. I. y Furnó, S. (1978). Colección Musijugando. E.M.E Educación musical editores.

Furnó, S. (1987). Los duendes de siete colores [canción]. En Mis canciones de papel. Editorial Ricordi.

Furnó, S. (1987). Mis canciones de papel [canción]. En Mis canciones de papel. Editorial Ricordi.

Ministerio de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. (1972). Lineamientos Curriculares de 1ro a 7mo grados. Centro Nacional de Documentación e información educativa.

Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina. (1995). Ley 24195 Ley Federal de Educación.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Beltramone, C. M., & Burcet, M. I. (2023). Reflexões sobre a educação musical na Argentina: Entrevista com Dr. Silvia Furno. Epistemus. Revista De Estudos Em Música, Cognição E Cultura, 11(2), 063. https://doi.org/10.24215/18530494e063

Edição

Seção

Entrevistas