A mercantilização do território no municipio de Huamantla, Tlaxcala, México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/27186717e022

Palavras-chave:

mercantilização do território, Tlaxcala, Cidades mágicas, setor industrial, turismo

Resumo

O turismo no México é um setor económico consolidado, porém para o estado de Tlaxcala é considerado uma atividade económica emergente. A pesar disso, o estado oferece uma ampla variedade de atrativos turísticos como a exhacienda premier de San Francisco Soltepec, o Santuáriode las Luciernas , a vila estilo toscana de Val’Quirico, além dos Pueblos Mágicos de Tlaxco e Huamantla. Este artigo explica o processo de mercantilização do município de Huamantla com a finalidade de aderir ao circuito do mercado turístico nacional. Para este propósito, foram extraidos indicadores territoriais dos anos 2015 e 2021, relacionados com a reconversão do capital, agentes com maior capacidade de investimento e mudanças, tanto nas atividades econômicas quanto na paisagem rural, a fim de contrastar e demonstrar a velocidade desse processo. Os resultados encontrados indicaram que, embora Huamantla se inclinasse para um perfil turístico após sua nomeação como Pueblo Mágico em 2007, o município consolidou a mercantilização do território graças ao impulso econômico gerado pelo setor industrial anos depois. Desta forma, a instalação da automobilistica/automotriz Audi e os parques industriais a partir de 2016, também foram levados em consideração para o estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguilar, A., Cabrera, L. (2020). Turistificación en la zona Fuertes de Loreto y Guadalupe, Puebla, México. Topofilia, Revista de Arquitectura, Urbanismo y Territorios, (20), 164-192.

Alvarado Rosas, C. (2015). Conservación del patrimonio cultural en el Pueblo Mágico de Tepoztlán, Morelos (2001-2012). Territorios, (32), 15-33. https://dx.doi.org/10.12804/territ32.2015.01

Arnandis-i-Agramunt, R. (2007). ¿Qué es el turismo?: su evolución a través de sus definiciones. Abaco: Revista de cultura y ciencias sociales, (54), 147-156.

Bailly, A. (Ed.) (1982). Percevoir l’espace: vers une géographie de l’espace vecu. Université de Genève.

Cuadriello, Jaime (2019). Malinche y Tlaxcala. Una personificación: territorios, pueblos e instituciones. H. Ayuntamiento de Tlaxcala.

Díaz Camacho, R. y Rodríguez Salazar, L. (2009). Huamantla Pueblo Mágico. Revista del Colegio de Historia de Tlaxcala, 24(03), 34-73.

Garín, A. & Quinteros, B. (2020). Caracterización de los emprendedores y su percepción sobre el turismo rural. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18(2), 219-234. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2020.18.015

Gobierno de Huamantla (2017). Plan municipal de desarrollo 2017-2021. https://vlex.com.mx/vid/ayuntamiento-huamantla-tlaxcala-2017-763794577

Gobierno del Estado de Tlaxcala (2015). Agenda de competitividad destino Huamantla. https://sectur.gob.mx/wp-content/uploads/2015/02/PDF-Tlaxcala.pdf

Salas Quintanal, H. y Serra Puche, M. (2013). Atlas del Paisaje Cultural del Estado de Tlaxcala. Origen del Arte.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2017). Anuario estadístico y geográfico del estado de Tlaxcala 2017. https://www.datatur.sectur.gob.mx

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2020). Censo de Población y Vivienda 2020. https://inegi.org.mx/programas/ccpv/2020/

Instituto Nacional para el Federalismo y el Desarrollo Municipal (2017). Enciclopedia de los municipios y delegaciones de México–Tlaxcala. http://www.inafed.gob.mx/work/enciclopedia/EMM15mexico/

Ledhesma, M. (2018). Tipos de turismo, nueva clasificación. OMPT.

Lefebvre, H. (1974). La producción del espacio. Revista de sociología, (3), 219-229.

López, L. (2013). Huamantla: De la ciudad heroica al Pueblo Mágico. Topofilia, 4, 1-18.

López Levi, L.; Valverde Valverde, C. y Figueroa Díaz, M. E. (Eds.). (2017). Tlaxco, Tlaxcala. La producción del lugar turístico. En Pueblos Mágicos. Una visión interdisciplinaria (Vol. IV pp. 125-156). Universidad Autónoma Metropolitana.

Lévy, J. (2006). Geografía y mundialización. En D. Hiernaux y A. Lindón (Eds.), Tratado de Geografía Humana (2ª ed., pp. 273-303). Anthropos.

López, Á. y Marín, G. (2010). Turismo, capitalismo y producción de lo exótico: una perspectiva crítica para el estudio de la mercantilización del espacio y la cultura. Relaciones Estudios de Historia y Sociedad, 34(123), 219–258.

Lynch, K. (2008). La imagen de la Ciudad. Gustavo Gili.

Observatorio Turístico de Tlaxcala (2021). Indicadores turísticos 2017-2021.

Oehmichen-Bazán, C. (2018). Imaginario del turismo y patrimonio cultural en México: el caso de los pueblos mágicos. En H. Salas Quintanal; M. C. Serra Puche y A. Vital (Eds.). El patrimonio: Diálogo cultural entre México y Francia (60-74). Universidad Nacional Autónoma de México.

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo en México. (2014). Índice de Desarrollo Humano Municipal en México: nueva metodología. https://seieg.iplaneg.net/seieg/doc/IDH_mun_principales_resultados_1396283536.pdf

Periódico Oficial No.1 Extraordinario. Abril 24 del 2017. Reglamento de la ley para el fomento y desarrollo del turismo del estado de Tlaxcala.

Periódico Oficial No. 7 Extraordinario. Diciembre 24 del 2019. Presupuesto de Egresos del Estado de Tlaxcala para el Ejercicio Fiscal.

Ramírez Rancaño, M. (1990). El sistema de Haciendas en Tlaxcala. Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.

Rendón Garcini, R. (2010). Tlaxcala. Historia breve. Colegio de México.

Ibáñez, R. y Rodríguez Villalobos, I. (2012). Tipologías y antecedentes de la actividad turística: turismo tradicional y turismo alternativo. En Medio ambiente y política turística en México (Vol. I, pp. 17-34). Universidad Autónoma de Baja California Sur.

Ríos, S. (2017). Dinámica socioeconómica de la hacienda tlaxcalteca. Actualidad y perspectiva. El Colegio de Tlaxcala.

Romano Garrido, R., Romano, R. y Romero, O. (2007). Cacicazgo y oligarquía en el oriente de Tlaxcala. El Colegio de Tlaxcala.

Romero, O. (2002). La región del Volcán La Malinche. En La Mlinche, poder y religión en la región del volcán (pp. 77–107). Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Russo, A. P. (2016). Escenarios turísticos, movilidad, derechos y destinos. Las nuevas fronteras del estudio del turismo: retos conceptuales y epistemológicos. Revista CIDOB d’afers internacional, (113) 15-32. https://doi.org/10.24241/rcai.2016.113.2 16

Secretaría de Turismo de México. (2015). Guía de incorporación y permanencia. Pueblos Mágicos: https://d6scj24zvfbbo.cloudfront.net/1bbeeadb8a8e7018977a037fd7aa7c29/200000044-1b0031b004/GUIA-FINAL.pdf?ph=0463c91890

Secretaria de gobierno del estado de Tlaxcala (2017). Plan estatal de desarrollo 2017-2021.

Secretaría de Turismo y Desarrollo Económico (2015). Informe de actividades 2014 -2015. Tlaxcala.

Secretaría de Turismo del Estado de Tlaxcala (2017). Informe de actividades 2016 -2017. Tlaxcala.

Tamayo Vásquez, L. (2009). Huamantla, Pueblo Mágico, una aproximación histórica. Revista del Colegio de Historia de Tlaxcala, 4(3), 3-19.

Van der Duim, R. y Henkens, R. (2007). Humedales, reducción de la pobreza y desarrollo del turismo sostenible. Oportunidades y limitaciones. Wetlands International.

Velasco, M. (2011). Metodología para determinar el índice de vocación turística para los municipios de Veracruz.

Publicado

2022-06-07

Como Citar

Cabrera, L. R., Palacio-Aponte, A. G., & Vazquez Solís, V. . (2022). A mercantilização do território no municipio de Huamantla, Tlaxcala, México. Ayana. Revista De Investigación En Turismo, 2(2), 022. https://doi.org/10.24215/27186717e022

Edição

Seção

Artigos de investigação