A confiança como fator chave no desenvolvimento de clusters de turismo
DOI:
https://doi.org/10.24215/27186717e031Palavras-chave:
confiança, cluster, cooperação, fator essencial, turismo de reencontroResumo
O objetivo deste trabalho é estudar a confiança como fator fundamental (Gómez Díaz, 2017) na gestação de um cluster, neste caso para o setor de Turismo de Encontros da cidade de Posadas, província de Misiones na Argentina. Pretende-se identificar a existência ou não deste fator necessário para o desenvolvimento destas estruturas que permitem aumentar a competitividade da atividade. Este artigo, elaborado a partir de métodos qualitativos, conclui que, embora o setor esteja consolidado por ter infraestrutura, demanda, fornecedores, forte apoio governamental, ainda as relações sociais entre os atores são transitórias e mutáveis, ou seja, são marcadas por questões pessoais e comportamentos individualistas. Isto gera uma intensa competição local e falta de lealdade entre os atores, dificultando a formação de um cluster. Embora haja indícios de cooperação entre os atores, observa-se que ela é seletiva e, portanto, determina ausência de confiança no setor estudado.
Downloads
Referências
Andersson, T., Schwaag Serger, S., Sorvik, J. y Hansson E. (2004). The Cluster Policies Whitebook. International Organisation for Knowledge Economy and Enterprise Development.
Agencia Posadas Turismo (s.f). Posadas, datos estadísticos del turismo de reuniones. https://turismoposadas.tur.ar/mice/estadisticas.html
Bao Cruz, S. y Blanco Silva, F. (2014). Modelos de formación de clústers industriales: revisión de las ideas que los sustentan. Revista Galega de Economía, 23(2), 179-198.
Beramendi, M., Delfino, G. y Zubieta, E., (2016). Confianza Institucional y Social: Una Relación Insoslayable. Acta de Investigación psicológica, 6(1), 2286-2301. https://doi.org/10.1016/s2007-4719(16)30050-3
Brizuela, A. (2020). Mostrar/Decir. Aproximaciones a los aspectos preformativos y las configuraciones imaginarias en el discurso institucional publicitario de la Agencia Posadas Turismo [Tesis de Licenciatura no publicada]. Universidad Nacional de Misiones, Argentina.
Capó Vicedo, J., Expósito Lang, M. y Masiá Buades, E. (2007). La importancia de los clústeres para la competitividad de las PYME en una economía global. EURE, 33(98), 119-133. http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612007000100007
De Arteche Corvino, M., Santucci Parra, M. N. y Welsh Camillucci, S. V. (noviembre de 2015). Estrategia para el desarrollo de clústeres de turismo: el caso de Pinamar (Argentina) y Asia de Lima (Perú). La gestión y las nuevas competencias en un mundo de cambios constantes. XII Congreso Internacional de Administración Ciudad Autónoma de Buenos Aires.
Fuster Olivares, A. (2019). La Resilencia de los distritos industriales durante la gran recesión: un análisis del caso valenciano. [Tesis de Doctorado]. Universidad de Alicante, España.
Franklin Fincowsky, E. y Krieger, M. (2011). Cultura organizacional y contexto cultural. En Comportamiento organizacional. Enfoque para América Latina (pp. 361-398). Pearson.
Garanti, Z., Zvirbulen Berzina, A. y Yesilada, T. (2014). Cluster concept in policy planning documents: the cases of Latvia and Northern Cyprus. Verslas: Teorijairpraktika Business: Theory and Practice, 15(2): 129–139. http://dx.doi.org/10.3846/btp.2014.13
García Cruz, J., Valle Cabrera, R. y Bou Llusar, J. (2014). La generación de confianza en un contexto de intercambio social: la relación supervisor-supervisado. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 23(2), 61-71. https://doi.org/10.1016/j.redee.2012.09.001
García Garnica, A. y Lara Rivero, A. (2004). Clúster y competencia (cooperación y competencia) industrial: algunos elementos teóricos por considerar. Problemas del Desarrollo Revista Latinoamericana de Economía, 35(139), 141-161. https://www.jstor.org/stable/43838306
Gómez Díaz, J. (2017). La Importancia de los factores fundamentales en el clúster. Dimensión Empresarial, 15(2), 141-153.
Gómez Díaz, J. y Cruz Jiménez, G. (2019). Las redes sociales para el análisis de clústeres turísticos. Salud y Administración, 6(16), 45-55. https://revista.unsis.edu.mx/index.php/saludyadmon/article/view/134
Guber, R (2004). El Salvaje Metropolitano. Reconstrucción del Conocimiento Social en el Trabajo de campo. Paidós.
Jardón, C. y Tañski, N. (2010). Los clústeres y el capital intelectual como forma de valor competitivo. Mercado y Negocios, 11(1), 25-50.
Jiménez Castillo, D., Marín Carrillo, M. y Sánchez Pérez, M. (2007). Los Convention Bureau: coordinación, orientación e impacto en la comercialización del destino turístico. Papers de Turisme, (41), 43-55.
Llobet, M. (septiembre de 2018). La Industria del turismo de reuniones, pide pistas en las Américas. Manual Turismo de Reuniones. Suplemento de Agencias de Viajes. www.ladevi.travel
Madrigal Torres, B., Madrigal Torres, R., Arechavala Vargas, R. y Lozano Uvario, K. (2015). Liderazgo y Capital Social, ejes para consolidar un clúster: Cs Muebles en Jalisco, México. Revista Global de Negocios, 3(1), 109-120. https://ssrn.com/abstract=2498761
Municipalidad de la ciudad de Posadas (s/f). Plan Estratégico Posadas 2022. [Archivo PDF].https://www.mininterior.gov.ar/planificacion/pdf/planes-loc/MISIONES/Plan-Estrategico-Posadas-2022.pdf
Naum, U. (2006). Clústeres los primeros trazos. Manufactura web.
Observatorio Económico de Turismo de Reuniones de la República Argentina (s/f). Anuario Estadístico 2016 [Archivo PDF]. https://www.observatorioturismo.com.ar/index.php/publicaciones
Observatorio Económico de Turismo de Reuniones de la República Argentina (s/f). Anuario Estadístico 2017 [Archivo PDF]. https://www.observatorioturismo.com.ar/index.php/publicaciones
Observatorio Económico de Turismo de Reuniones de la República Argentina (s/f). Anuario Estadístico 2018 [Archivo PDF]. https://www.observatorioturismo.com.ar/index.php/publicaciones
Observatorio Económico de Turismo de Reuniones de la República Argentina (s/f). Anuario Estadístico 2019 [Archivo PDF]. https://www.observatorioturismo.com.ar/index.php/publicaciones
Ovares Sánchez, C. (2018). La sociología de Georg Simmel y el Capital Social: La confianza como fuerza socializadora. Reflexiones, 97(2), 23-34. http://dx.doi.org/10.15517/rr.v97i2.31481
Porter, M. (1999). Los clústeres y la competencia: En una economía globalizada, aunque suene paradoja, muchas de las ventajas competitivas residen en determinados factores locales. Estrategia, 1(2), 130-145.
Porras, T. S. (2019). Consideraciones en torno a la confianza y a la colaboración en las redes organizacionales. Gestión y estrategia, 28(56), 206-217.
Sánchez-Navarro, J., Arcas-Lario, N. y Hernandez-Espallardo, M. (2019). Antecedentes del oportunismo en las cooperativas agroalimentarias. CIRIEC-España. Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, (97), 111-136. https://doi.org/10.7203/CIRIEC-E.97.13282
San Martín Gutiérrez, S. (2013). La confianza, la satisfacción, las normas relacionales, el oportunismo y la dependencia como antecedentes del compromiso organizacional del trabajador. Contaduría y Administración, 58(2), 11-38. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0186-10422013000200002
Sarmiento del Valle, S. (2017). Clúster: alternativa para el crecimiento regional. Dimensión Empresarial, 15(2), 169-187. http://dx.doi.org/10.15665/rde.v15i2.1222
Taboada Ibarra, E. (2003). La credibilidad y la confianza frente al oportunismo en las relaciones de cooperación interfirma. Gestión y estrategia, (24), 197-205.
Taylor S. y Bogdan R. (1992). La observación participante preparación del trabajo de campo. En S.J. Taylor y R. Bogdan (Eds.). Introducción a los métodos cualitativos de investigación (pp. 31-50). Paidós.
Varisco, C. (2004). El clúster turístico de Miramar. Aportes y transferencias. Centro de Investigaciones turísticas, 2(8), 61-88.
Verde Flota, L. y López Lira, N. (2-4 de octubre de 2013). El ciclo de desarrollo de los clústeres: el caso de Turismo Médico en Jalisco. XVIII Congreso Internacional de Contaduría, Administración e Informática, México DF.
Zapata Jaramillo, C. y Rojas López, M. (2010). Una revisión crítica al modelado de la confianza a nivel organizacional. Estudios Gerenciales, 26(116), 193-208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anabella De Luca
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam e aceitam com os seguintes termos:
a.Os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY –AS 4.0) , que permite o compartilhamento do trabalho e a criação de uma obra nova a partir dela, com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
.