A coordenação de ciência e tecnologia no Uruguai, um problema político
DOI:
https://doi.org/10.24215/26183188e090Palavras-chave:
Uruguay, Frente Amplio, Políticas de ciência e tecnologia, Coordenação, Coalizão MulticolorResumo
Neste artigo analisaremos as políticas públicas de Ciência e Tecnologia (C&T) no Uruguai entre 2005 e 2022, incluindo os três períodos de governo nacional da Frente Ampla (2005-2020) e os três primeiros anos da Coalizão Multicolor (2020-2022). Essa análise mostra que dois governos ideologicamente divergentes não conseguiram coordenar as diferentes instituições e atores que compõem o complexo de C&T do país. Conclui-se que a falta de modificações estruturais na organização do Estado e a ausência de empresas, sindicatos e usuários, na concepção e implementação de políticas de C&T, inibiram o estabelecimento de um sistema de coordenação que aproveitasse as capacidades de C&T do país, a fim de resolver as necessidades e demandas de sua sociedade.
Downloads
Métricas
Referências
Aguiar, D., Davyt, A. y Nupia, C. (2017). Organizaciones internacionales y convergencia de política en Ciencia, Tecnología e Innovación: el Banco Interamericano de Desarrollo en Argentina, Colombia y Uruguay (1979-2009). REDES, 23(44), 15-49. https://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/853
Ardanche, M. (2012). Modelos para armar: ciencia, tecnología e innovación en clave de transversalidad. Monografía final de grado en Ciencia Política. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República.
Baptista, B. (2016). Políticas de innovación en Uruguay: pasado, presente y evidencias para pensar el futuro. Tesis de Doctorado en Historia Económica. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República.
Ben-Gera, M. (2009, 26-27 de marzo). Coordination at the Centre of Government for better policy making [Ponencia]. Conference on Public Administration Reform and European Integration. Budva, Montenegro.
Bértola, L., Bianchi, C., Darch, P., Reig, N., Román, C. y Willebald, H. (2005). Ciencia, tecnología e innovación en Uruguay: diagnóstico, prospectiva y política. Serie Documento de Trabajo de Rectorado. Universidad de la República.
Bianchi, C. (8 de junio de 2017). Diez años de políticas de investigación e innovación en Uruguay. Periódico La Diaria.
Bianchi, C., Pittaluga, L. y Fuentes, G. (2016). ¿Qué capacidades requieren las nuevas políticas de innovación y cambio estructural en Uruguay? Banco Interamericano de Desarrollo.
Bianchi, C. y Snoeck, M. (2009). Ciencia, Tecnología e Innovación en el Uruguay: desafíos estratégicos, objetivos de política e instrumentos. Propuesta para el PENCTI 2010-2030. Agencia Nacional de Investigación e Innovación.
Bianchi, C., Snoeck, M. y Bianco, M. (2013). Valorización de las actividades y políticas de CTI en Uruguay. En G. Crespi y G. Dutrénit (Eds.), Políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación para el desarrollo: La experiencia latinoamericana (pp. 141-164). Foro Consultivo Científico-Tecnológico.
Bortagaray, I. (2014). Memoria de análisis y monitoreo de los Consejos Sectoriales durante los años 2013 y 2014. Resultado de un trabajo realizado en la Dirección Nacional de Industria, Energía y Minería. PSICOLIBROS-WASLALA.
Braun, D. (2008). Organizing the political coordination of knowledge and innovation policies. Science and Public Policy, 35(4), 227–239.
Christensen, T. y Laegreid, P. (2007). Reformas post Nueva Gestión Pública. Tendencias empíricas y retos académicos. Gestión y Política Pública, XVI(2), 539-564.
Davyt, A. (2011). Apuntes para una historia de las instituciones rectoras en ciencia, tecnología e innovación en Uruguay: 50 años de cambios y permanencias. En Políticas científicas, tecnológicas y de innovación en el Uruguay contemporáneo (1911-2011) (pp. 89-140). Agencia Nacional de Investigación e Innovación.
Ley N°19.889 de 2020. Ley de Urgente Consideración. Promulgada el 9 de julio de 2020.
Ley N°19.924 de 2020. Ley de Presupuesto Nacional de Sueldos, Gastos e Inversiones. Ejercicio 2020-2024. Promulgada el 18 de diciembre de 2020.
Lundvall, B-A. y Borrás, S. (2005). Science, Technology, and Innovation Policy. En J. Fagerberg, C. D. Mowery y R. Nelson, Oxford Handbook of Innovation (pp. 599-631). Oxford University Press.
Matei, A. y Dogaru, T. C. (2012, 23-26 de mayo). Coordination of Public Policies Through Strategic Planning Instruments Romania Case Study [Ponencia]. NISPAcee Annual Conference, Ohrid, República de Macedonia. https://ssrn.com/abstract=2096764
Midaglia, C., Fuentes, G. y Castillo, G. (2015). La difícil construcción política de la función de coordinación en el área pública social. Revista Estado, Gobierno, Gestión Pública, 25, 5-39.
Narbondo, P. (2013). Las empresas públicas, el gobierno representativo y la eficiencia sistémica En D. Chaves y S. Torres (Eds.), La reinvención del Estado: Empresas públicas y desarrollo en Uruguay, América Latina y el mundo (pp. 91-104). TNI.
Peters, G. (2018). The Politics of Bureaucracy. An Introduction to Comparative Public Administration. Routledge.
Peters, G. (2021). Public Policies: Coordination, Integration, Coherence, and Collaboration. En Oxford Research Encyclopedia of Politics. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228637.013.164
Pittaluga, L. (2015). Consejos Sectoriales organizados por el Gabinete Productivo. Ministerio de Industria, Energía y Minería.
Repetto, F. (2005). La dimensión política de la coordinación de programas y políticas sociales: una aproximación teórica y algunas referencias prácticas en América Latina. Biblioteca Virtual TOP.
Repetto, F. (2010). Coordinación de Políticas Sociales. Abordaje conceptual y revisión de experiencias latinoamericanas. En C. Acuña (Comp.), Los desafíos de la coordinación y la integralidad de las políticas y gestión pública en América Latina (pp. 47-84). Proyecto de Modernización del Estado, Jefatura de Gabinete de Ministros de Argentina.
Red de Indicadores de Ciencia y Tecnología [RICyT] (2018). Indicadores de Recursos Financieros por país. Uruguay.
Rubianes, E. (2014). Políticas públicas y reformas institucionales en el sistema de innovación de Uruguay. En G. Rivas y S. Rovira (Comps.), Nuevas Instituciones para la Innovación: prácticas y experiencias en América Latina (pp. 221-257). CEPAL
Shannon, M. (2005). Mecanismos de coordinación. En Y. D. Dubet y F. Schmithüsen (Eds.), Impactos inter-sectoriales de las políticas forestales y de otros sectores (pp. 163-179). Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación.
Zeballos, C. y Bianco, M. (2021). Ciencia, Tecnología e Innovación en los gobiernos frenteamplistas: avances, frenos e interrogantes. En G. Bidegain, M. Freigedo y C. Zurbriggen (Eds.), Fin de un ciclo: balance del Estado y las políticas públicas tras 15 años de gobiernos de izquierda en Uruguay (pp. 453-474). Departamento de Ciencia Política, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Zeballos Lereté, Marcelo Castillo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cujos textos são publicados nesta revista cedem de forma não exclusiva seus direitos econômicos à editora. Isso significa que os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a divulgação de seu texto publicado nesta revista. Como, por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional, temático ou outro, publicá-lo em livro, ou outros, desde que indique explicitamente que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista. O conteúdo recai exclusivamente sobre os autores da mesma, isentando os editores de qualquer responsabilidade legal.
Os textos da revista serão distribuídos sob licença Creative Commons 4.0 BY-NC-SA. Isso significa que os leitores são livres para:
1) Compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Adaptar, remixar, transformar e construir a partir do material, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — deve receber crédito este trabalho de forma adequada, fornecendo um link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
b) Uso não comercial — você não pode usar o material publicado para fins comerciais. o material, você deve distribuir sua contribuição sob a mesma licença que o original.
c) Share Alike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir sua contribuição sob a mesma licença que o original.