Debates históricos e atuais sobre o papel da ciência básica na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24215/26183188e127

Palavras-chave:

PLACTED, modelo linear de inovação, neo-schumpeterianismo

Resumo

No debate público sobre política científica, costuma-se argumentar que o Estado deve financiar a pesquisa básica em diferentes disciplinas a fim de ter um reservatório de conhecimento que possa ser usado pela ciência e tecnologia aplicadas para gerar impacto social e econômico. Essa perspectiva, ligada ao modelo linear de inovação, foi debatida em diferentes estágios históricos da Argentina. Este artigo tem como objetivo contrastar posições sobre qual deve ser o papel da ciência básica motivada pela curiosidade em um país periférico. Em primeiro lugar, ele descreve as visões ligadas ao pensamento latino-americano sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento nas décadas de 1960 e 1970. Posteriormente, analisa como o declínio do modelo linear e o surgimento de políticas de inovação modificaram o cenário desse debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Asprella, E. (2021). Ciencia e ideología: La polémica de 1975 entre G. Klimovsky, O. Varsavsky y T. Moro Simpson. Ciencia, Tecnología y Política, 4(7), 067. https://doi.org/10.24215/26183188e067

Bunge, M. (1980). Ciencia y desarrollo: la investigación científica y los problemas nacionales. Siglo XXI Editores.

Arrighi, G. y Drangel, J. (1986). The stratification of the world-economy: an exploration of the semiperipheral zone. Review (Fernand Braudel Center), 10(1), 9-74. https://www.jstor.org/stable/40241047

Céspedes, L. (2019). La revista argentina Ciencia Nueva (1970-1974): Análisis de contenidos, recursos gráficos, publicidad y públicos. Perspectivas de la Comunicación, 12(1), 281-313. https://doi.org/10.4067/S0718-48672019000100281

Codner, D. G. (2022). Gestión de la vinculación y transferencia tecnológica en las universidades argentinas. Ciencia, Tecnología y Política, 5(8), 073. https://doi.org/10.24215/26183188e073

Elzinga, A. y Jamison, A. (1996). El cambio de las agendas políticas en ciencia y tecnología. Revista Zona Abierta, 75(76), 91-132.

Feld, A. (2018). El pensamiento latinoamericano en Ciencia, Tecnología y Desarrollo (PLACTED): ¿Un pensamiento? ¿Latinoamericano? Una mirada desde el caso argentino. En G. L. Queluz y T. Brandão (Comps.), Pensamentos e Identidades em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Mundo Ibero-Americano (pp. 317-344). Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Giri, L. (2021). Algunas notas sobre neoschumpeterianismo en las periferias latinoamericanas. En L. Giri, J. Sutz (Eds.) y F. Bernabé (Coord.), Filosofía e historia de la ciencia y sociedad en Latinoamérica, Vol. I: Medioambiente y Sociedad / Política Científica (pp. 149-162). Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur.

Giri, L. A. y Lawler, D. (2022). Política Orientada por Misión: ¿Un instrumento viable para las políticas científicas, tecnológicas y de innovación para la Argentina? Redes, 27(53), 171. https://doi.org/10.48160/18517072re53.171

Klimovsky, G. (1971). Ciencia e ideología. Ciencia Nueva, 10, 12-21.

Kreimer, P. (2006). ¿Dependientes o integrados? La ciencia latinoamericana y la nueva división internacional del trabajo. Nómadas (Col), (24), 199-212.

Kreimer, P. (2010). Las tensiones de Varsavsky. En O. Varsavsky (Ed.), Ciencia, política y cientificismo y otros textos (pp. 7-17). Capital Intelectual.

Lawler, D. y Giri, L. (2023). El sistema argentino de ciencia, tecnología e innovación: diagnóstico y prospectiva. En F. Castiglioni y V. Taccetti (Comps.), ¿Otro futuro es posible? Ideas y reflexiones para salir de la crisis argentina (pp. 227-254). Mónadanomada Ediciones.

Ramírez Gallegos, R. (2016). Paraíso del (bio)conocimiento abierto y común para el Buen Vivir. En R. Ramírez Gallegos (Coord.), Universidad urgente para una sociedad emancipada (pp. 449-468). Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina.

Ramírez Gallegos, R. (2018). Ignorancia dependiente o autonomía cognitiva emancipadora: América Latina y el Caribe en una encrucijada histórica. En R. Ramírez Gallegos (Coord.), La investigación científica y tecnológica y la innovación como motores del desarrollo humano, social y económico para América Latina y el Caribe (pp. 15-28). Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe; Universidad Nacional de Córdoba.

Sarewitz, D., Foladori, G., Invernizzi, N. y Garfinkel, M. S. (2004). Science policy in its social context. Philosophy Today, 48(Supplement), 67-83. https://doi.org/10.5840/philtoday200448Supplement8

Varsavsky, O. (2010). Ciencia, política y cientificismo y otros textos. Capital Intelectual.

Vercellone, C. (2017). Capitalismo cognitivo y economía del conocimiento: una perspectiva histórica y teórica. En F. Sierra Caballero y F. Maniglio (Eds.), Capitalismo financiero y comunicación (pp. 17-50). Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina.

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Felsztyna, I. (2024). Debates históricos e atuais sobre o papel da ciência básica na Argentina. Ciência, Tecnologia E política, 7(13), 127. https://doi.org/10.24215/26183188e127

Edição

Seção

Trabajos de cursos CTS y otras contribuciones