Ciência aberta e a avaliação da produção científica

Autores

  • María Cristina Piro Universidad Nacional de La Plata, Argentina
  • Soledad Cottone Universidad Nacional de Rosario, Argentina
  • Marisa R. De Giusti Universidad Nacional de La Plata, Consorcio Iberoamericano para Educación en Ciencia y Tecnología, Comisión de Investigaciones Científicas de la provincia de Buenos Aires, Argentina https://orcid.org/0000-0003-2422-6322

DOI:

https://doi.org/10.24215/2422572Xe183

Palavras-chave:

ciencia abierta, evaluación académica, impacto, políticas institucionales

Resumo

 Este manuscrito contém a transcrição do intercâmbio1 entre María Cristina Piro, Soledad Cottone e Marisa De Giusti sobre ciência aberta e a avaliação da produção científica, que ocorreu durante a última sessão do evento Psicologia (com)Ciência Aberta, moderado por Nicolás Alessandroni.

Biografia do Autor

  • María Cristina Piro, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

    Profesora Titular Ordinaria de Psicopatología II (infanto-juvenil), Directora del Laboratorio de Investigaciones en Psicoanálisis y Psicopatología (LIPPSI) y Decana de la Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Es Profesora y Licenciada en Psicología (UNLP), Especialista en Clínica Psicoanalítica con Adultos (UNLP-Colegio de Psicólogos de la Provincia de Buenos Aires) y Especialista en Psicología Clínica con Orientación en Niños y Adolescentes (Colegio de Psicólogos de la Provincia de Buenos Aires). 

Referências

Alessandroni, N. y Byers-Heinlein, K. (2022). Ten strategies to foster open science in psychology and beyond. Collabra: Psychology, 8(1), 57545. https://doi.org/10.1525/collabra.57545

Ancion, Z., Borrell-Damián, L., Mounier, P., Rooryck, J. y Saenen, B. (2022). Action plan for diamond open access. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.6282403

Anglada, L. y Abadal, E. (2018). ¿Qué es la ciencia abierta? Anuario ThinkEPI, 12, 292–298. https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.43

Baumgartner, H. A., Alessandroni, N., Byers-Heinlein, K., Frank, M. C., Hamlin, J. K., Soderstrom, M., Voelkel, J. G., Willer, R., Yuen, F. y Coles, N. A. (2023). How to build up big team science: A practical guide for large-scale collaborations. Royal Society Open Science, 10(6), 230235. https://doi.org/10.1098/rsos.230235

Bezjak, S., Conzett, P., Fernandes, P. L., Görögh, E., Helbig, K., Kramer, B., Labastida, I., Niemeyer, K., Psomopoulos, F., Ross-Hellauer, T., Schneider, R., Tennant, J., Verbakel, E., Clyburne-Sherin, A., Brinken, H. y Heller, L. (2019). Manual de capacitación sobre Ciencia Abierta (N. Alessandroni, R. Melero, R. Rogel y C. Vilches, Eds.). CEPAL - Comisión Económica para América Latina y el Caribe / FOSTER Plus. https://doi.org/10.5281/zenodo.2588214

Buranyi, S. (2017, 27 de junio). Is the staggeringly profitable business of scientific publishing bad for science? The Guardian. Disponible en https://www.theguardian.com/science/2017/jun/27/profitable-business-scientific-publishing-bad-for-science

Byers-Heinlein, K., Bergmann, C., Davies, C., Frank, M. C., Hamlin, J. K., Kline, M., Kominsky, J. F., Kosie, J. E., Lew-Williams, C., Liu, L., Mastroberardino, M., Singh, L., Waddell, C. P. G., Zettersten, M. y Soderstrom, M. (2020). Building a collaborative psychological science: Lessons learned from ManyBabies 1. Canadian Psychology/Psychologie Canadienne, 61(4), 349-363. https://doi.org/10.1037/cap0000216

Byers‐Heinlein, K., Bergmann, C. y Savalei, V. (2021). Six solutions for more reliable infant research. Infant and Child Development, 31(5), e2296. https://doi.org/10.1002/icd.2296

Else, H. (2020). Nature journals reveal terms of open-science adoption. Nature, 588, 19–20. https://doi.org/10.1038/d41586-020-03324-y

Fressoli J. M. y Arza V. (2018). Los desafíos que enfrentan las prácticas de ciencia abierta. Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, 15(2), 429-448. https://doi.org/10.5209/TEKN.60616

Heise, C. y Pearce, J. M. (2020). From open access to open science: The path from scientific reality to open scientific communication. SAGE Open, 10(2), 215824402091590. https://doi.org/10.1177/2158244020915900

Imming, M. y Tennant, J. (2018). Sticker open science: just science done right (ENG). Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.1285575

Kathawalla, U.-K., Silverstein, P. y Syed, M. (2021). Easing into open science: A guide for graduate students and their advisors. Collabra: Psychology, 7(1), 18684. https://doi.org/10.1525/collabra.18684

Rouder, J. [@JeffRouder]. (2017, 5 de diciembre). What is open science? It is endeavoring to preserve the rights of others to reach independent conclusions about your data and work [Post]. Twitter.

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Piro, M. C., Cottone, S., & De Giusti, M. R. (2024). Ciência aberta e a avaliação da produção científica. Jornal De Psicologia, 23(2), 109–127. https://doi.org/10.24215/2422572Xe183