O valor da produção científica e dos papers para entrar na carreira de pesquisa do CONICET

Autores

  • María Eugenia Cano
  • Ailen Chuchuy
  • Carolina Unzurrunzaga

DOI:

https://doi.org/10.24215/26183188e049

Palavras-chave:

CONICET, Argentina, Avaliação da ciência, Produção científica

Resumo

Este artigo analisa a avaliação que se faz da produção científica e tecnológica dos candidatos à Carreira de Pesquisador Científico (CIC) do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET - Argentina), na categoria inicial, denominada Pesquisador Assistente. Em particular, são discutidos os critérios de avaliação explícitos para o ingresso na referida carreira, nas suas diferentes modalidades e áreas de conhecimento,. Tais critérios foram divulgados pelo CONICET nos editais de 2018 e 2019 e categorizados, para efeitos comparativos, a fim de identificar o valor relativo atribuído em cada área à produção científica. Além disso, para analisar a forma como estes critérios gerais são aplicados nas diferentes subcomissões, consideramos os aspectos observados nos pareceres, recebidos pelos candidatos. Por fim, apresentaremos uma série de propostas que nos parecem contribuir para descentralização o papel dos artigos científicos como fator central na avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Atrio, J. L. (2018). ¿Cómo perciben los investigadores del CONICET al sistema institucional de evaluación de la ciencia y la tecnología? Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 13(37), 189-229. Recuperado de http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/57/55.

Beigel, F. (2014). Publishing from the Periphery: Structural Heterogeneity and Segmented Circuits. The Evaluation of Scientific Publications for Tenure in Argentina’s CONICET. Current Sociology, 62(5), 743765. http://dx.doi.org/10.1177/0011392114533977.

Cátedra Libre Ciencia, Política y Sociedad. (2019). La evaluación en ciencia y tecnología en Argentina. Ciencia, tecnología y política, 2(3), e025. https://doi.org/10.24215/26183188e025.

CONICET (2008, modificado 2019). Resolución N° 033/08. Reglamento de evaluación del CONICET. Recuperado de https://www.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/Reglamento-Modificado-por-RESOL-2019-1870-APN-DIRCONICET-1.pdf.

CONICET (2014). Resolución N° 2249, 2014. CONICET, Bases para la Categorización de Publicaciones Periódicas en Ciencias Sociales y Humanidades. http://www.caicyt-conicet.gov.ar/wp-content/uploads/2014/07/CCSH_-RD-20140625-2249.pdf.

CONICET (2017). Criterios de evaluación para concurso de ingresos a la CICyT 2018. Recuperado de https://convocatorias.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/sites/3/Criterios-de-Evaluacion-1.pdf.

CONICET (2018). Criterios de evaluación para concurso de ingresos a la CICyT 2019. Recuperado de https://convocatorias.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/sites/3/Criterios-de-Evaluacion-2019.pdf.

Herrera, A. (1975). Los determinantes sociales de la política científica en América Latina. Política científica explícita y política científica implícita. En J. Sábato (Comp.) (1975). El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia-tecnología-desarrollo-dependencia. Buenos Aires: Paidós.

Kreimer, P. (2015). Mitos de la ciencia: desventuras de la investigación, estudios sobre ciencia y políticas científicas. Revista Nómadas, 42, 33-51. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n42/n42a03.pdf.

Mato, D. (2018). Repensar y transformar las universidades desde su articulación y compromiso con las sociedades de las que forman parte. Revista +E, 8(9), 38-52. https://doi.org/10.14409/extension.v8i9.Jul-Dic.7837.

Mato, D., y Esteban, P. (2019, abril, 24) “La extensión universitaria enriquece la ciencia”. Página 12 [Entrevista a Mato]. Recuperado de https://www.pagina12.com.ar/189390-la-extension-universitaria-enriquece-la-ciencia.

Piovani, J. I. (2015). Reflexiones metodológicas sobre la evaluación académica. En Actas de las I Jornada de Debate: Investigación y Evaluación en Humanidades y Ciencias Sociales, 26 de septiembre de 2014, Ensenada, Argentina. Recuperado de http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.403/pm.403.pdf.

Rozemblum, C., Unzurrunzaga, C., Banzato, G., y Pucacco, C. (2015). Calidad editorial y calidad científica en los parámetros para inclusión de revistas científicas en bases de datos en Acceso Abierto y comerciales. Palabra Clave, 4(2), 64-80. Recuperado de http://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCv4n2a01.

Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina, Congreso (29 de agosto de 2001). Ley de Ciencia, Tecnología e Innovación. [Ley 25.467 de 2001]. Recuperada de https://www.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/Ley-25.467-CIENCIA-TECNOLOGIA-E-INNOVACION1.pdf.

Varsavsky, O. (1971). Ciencia, política y cientificismo. Desarrollo Económico, 11(41), 157-160. https://doi.org/10.2307/3466190.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Cano, M. E. ., Chuchuy, A. ., & Unzurrunzaga, C. . (2020). O valor da produção científica e dos papers para entrar na carreira de pesquisa do CONICET. Ciência, Tecnologia E política, 3(5), 049. https://doi.org/10.24215/26183188e049

Edição

Seção

Trabajos del curso CTS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)