Para onde caminha a indústria de software argentina?

Autores

  • Nicolás Moncaut
  • Gabriel Baum
  • Verónica Robert

DOI:

https://doi.org/10.24215/26183188e072

Palavras-chave:

Software e serviços de informática, Política industrial, Especialização produtiva, conhecimento econômico, Desenvolvimento Econômico

Resumo

As características da indústria de software argentina são analisadas no marco de sua inserção nas cadeias globais de valor e o papel dos incentivos estabelecidos pelas duas principais políticas de promoção do setor. Em um primeiro momento, a Lei de Software, que vigorou entre 2004 e 2019, promoveu e orientou o padrão de especialização produtiva e comercial dessa indústria, de acordo com as exigências da terceirização global de serviços de informática. A seguir, veremos que a atual Lei de Economia do Conhecimento tende a fortalecer essa especialização ao invés de estimular processos de mudança estrutural no setor de software. Neste quadro, conclui-se que a orientação das políticas públicas, embora tenha promovido o crescimento do volume de negócios, emprego e “exportação de expertises” do setor, não produziu um efeito transversal na produtividade da indústria nacional. Por fim, são apresentadas algumas propostas que podem ajudar a reorientar o perfil produtivo e comercial do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nicolás Moncaut

Magíster en Desarrollo Económico. IDAES-UNSAM y CONICET

Gabriel Baum

Licenciado en informática. LIFIA- Facultad de Informática, UNLP

Verónica Robert

Doctora en Economía. IDAES-UNSAM, UNGS y CONICET

Referências

Barletta, F.; Pereira, M.;Yoguel, G. (2014). Impacto de la política de apoyo a la industria de software y servicios informáticos (Documentos de trabajo No 4). CIECTI.

Barletta, F.; Suárez, D.;Yoguel, G. (2017). Diálogo para la política CTI en el sector de software en Argentina. Orígenes, evolución y desafíos del FONSFOT como herramienta de promoción sectorial. En G. Dutrénit y J. M. Natera (Eds.), Procesos de diálogo para la formulación de políticas de CTI en América Latina y España. CLACSO.

Cámara Argentina de la Industria del Software (s.f.). Reportes. Recuperado el 3 de marzo de 2022 https://cessi.org.ar/opssi-reportes-949/index.html

Carrizo, E. (2019). Políticas orientadas a misiones, ¿son posibles en la Argentina? Ciencia, tecnología y política, 2(3), 027.https://doi.org/10.24215/26183188e027

Chaminade, C.; Vang, J. (2008). Globalisationofknowledgeproduction and regional innovationpolicy: Supportingspecializedhubs in the Bangalore software industry. ResearchPolicy, 37(10), 1684-1696. https://ideas.repec.org/a/eee/respol/v37y2008i10p1684-1696.html

Christiansen, H.;Oman, C. P.; Charlton, A. (2003). Incentives-basedCompetitionforForeign Direct Investment: The Case ofBrazil.OECD WorkingPaperson International Investment, 2003/01. OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/631632456403

De Alto, B. P. (2020). Sustituyendo el futuro. Ciencia, tecnología Y política, 3(5), 045. https://doi.org/10.24215/26183188e045

Foro de Competitividad de Software y Servicios Informáticos (2004). Libro Azul y Blanco. Plan Estratégico de Software y Servicios Informáticos (2004-2014). Ministerio de Economía y Producción.

Gereffi, G.; Humphrey, J.; Sturgeon, T. (2005). Thegovernanceof global valuechains. Reviewof International PoliticalEconomy, 12(1), 78-104. https://doi.org/10.1080/09692290500049805

Kleinknecht, A. (1998). Islabourmarketflexibilityharmfultoinnovation? Cambridge JournalofEconomics, 22(3), 387-396. https://www.jstor.org/stable/23600309

Kleinknecht, A.;Schaik, V. N, F.; Zhou, H. (2014). Is flexible labourgoodforinnovation? Evidencefromfirm-level data. Cambridge JournalofEconomics, 38(5), 1207-1219. https://doi.org/10.1093/cje/bet077

Ley N°27.506 de 2019. Régimen de Promoción de la Economía del Conocimiento. 10 de junio de 2019. Boletín Oficial de la República Argentina N° 34.132

Loray, R. P. (2016). La política científica, tecnológica e innovación de Argentina: Una lectura a partir de la implementación del Fondo Argentino Sectorial en 2009 (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de Quilmes. https://ridaa.unq.edu.ar/bitstream/handle/20.500.11807/207/TM_2016_loray_001.pdf

Mazzucato, M. (2021). Missioneconomy. A moonshot guide tochangingcapitalism. Allen Lane Publishers.

Ministerio de Hacienda y Finanzas Públicas. (2016). Informes de cadenas de valor. Software y servicios informáticos (No 12).

Moncaut, N. C. (2019). Objetivos públicos y privados en el desarrollo económico territorial: El caso del clúster de software de Tandil (Tesis de Maestría en Desarrollo Económico). Universidad Nacional de San Martín.

Moncaut, N.;Baum, G.; Robert, V. (2021). ¿Qué industria de software promovemos y cuál necesitamos?Realidad económica, 51(340), 77-102. https://ojs.iade.org.ar/index.php/re/article/view/156

Moncaut, N., Robert, V.;Yoguel, G. (2017). Modalidades de inserción en cadenas globales de valor. Tres casos de estudio en Pymes argentinas del sector de software y servicios informáticos. Pymes, Innovación y Desarrollo, 5(3), 3-22. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/pid/article/view/19658

Oman, C. P. (1999). Policycompetitionforforeigndirectinvestment. OECD Development Centre.

Parthasarathy, B.;Aoyama, Y. (2006). From Software Servicesto R&D Services: Local Entrepreneurship in the Software Industry in Bangalore, India. Environment and Planning A, 38(7), 1269-1285. http://dx.doi.org/10.1068/a38102

Rabosto, A.; Zukerfeld, M. (2019). El sector argentino de software. Ciencia, tecnología y política, 2(2), 021. https://doi.org/10.24215/26183188e021

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Moncaut, N. ., Baum, G. ., & Robert, V. . (2022). Para onde caminha a indústria de software argentina?. Ciência, Tecnologia E política, 5(8), 072. https://doi.org/10.24215/26183188e072

Edição

Seção

Artículos centrales