Acesso aberto como política de informação

Problemas e desafios

Autores

  • Marcela Fushimi
  • Carolina Monti
  • Carolina Unzurrunzaga

DOI:

https://doi.org/10.24215/26183188e075

Palavras-chave:

políticas de informação, Publicações Científicas, acesso livre, acesso à informação científica

Resumo

Este artigo discute quatro problemáticas que limitam o acesso aberto às publicações científicas e o progresso da chamada ciência aberta. São eles: o mercado editorial científico dominado por grandes editoras comerciais internacionais; os critérios de avaliação aplicados por organizações de C&T que respondem à cultura avaliativa de “publicar ou perecer”; as práticas enraizadas nas diferentes comunidades acadêmicas; e os atuais regulamentos de propriedade intelectual. Em contraste, são analisadas as políticas de informação desenvolvidas pelo Estado Nacional Argentino, tanto para dar acesso à literatura científica, quanto para divulgar e disponibilizar de forma aberta e gratuita as produções financiadas com recursos públicos. Por fim, analisam-se esses problemas do nosso país e propõem-se algumas linhas de ação que permitam alcançar uma maior soberania científica ao nível da política de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Fushimi

Magister en Ciencia, Tecnología y Sociedad. Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (FaHCE-UNLP -CONICET)

Carolina Monti

Licenciada en Bibliotecología y Ciencias de la Información. Instituto de Limnología (CONICET-UNLP-CIC)

Carolina Unzurrunzaga

Master en Sistemas de Información Digital. Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (FaHCE-UNLP -CONICET)

Referências

Academia Joven Argentina (18 de junio de 2021). Comunicado sobre el impacto de los gastos de publicación en el desarrollo de los proyectos científicos. https://mailchi.mp/ac796ff893f6/cdta-8538117?e=b29e3e6758

Biblioteca Electrónica de Ciencia y Tecnología (2022) Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación. https://biblioteca.mincyt.gob.ar/

Buranyi, S. (27 de junio de 2017). Isthestaggeringlyprofitablebusinessofscientificpublishingbadforscience? The Guardian. https://www.theguardian.com/science/2017/jun/27/profitable-business-scientific-publishing-bad-for-science

Cátedra Libre Ciencia, Política y Sociedad. (2018). Publicaciones científicas. Ciencia, tecnología y política, 1(1), 005. https://doi.org/10.24215/26183188e005

Conferencia General de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura [UNESCO] (2021). Recomendación de la Unesco sobre la ciencia abierta. Unesco.

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_spa

De Giusti, M.; Fushimi, M.;Azrilevich, P. (2021). Acceso Abierto y Ciencia Abierta en la UNLP: Avances y tareas pendientes para la adecuación a la Ley 26.899. [Presentación realizada en panel “Acceso abierto y ciencia abierta” en la UNLP, 2-12-2012]. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/129077

Fushimi, M.; Pené, M. G.;Sanllorenti, A. M.; Unzurrunzaga, C. (2021). Repositorios universitarios argentinos en coyuntura: desarrollo y perspectivas de sus gestores. Ciencia, Docencia y Tecnología, 32(62). https://doi.org/10.33255/3262/924

Guédon, J. (2011). El acceso abierto y la división entre ciencia “principal” y “periférica”. Crítica y Emancipación, 6, 135-180. https://core.ac.uk/download/pdf/11889704.pdf

Larivière, V.;Haustein, S.;Mongeon, P. (2015). TheOligopolyofAcademicPublishers in the Digital Era. PLOS ONE, 10(6), e0127502. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0127502

Ley 26.899 de 2013. Repositorios digitales institucionales de acceso abierto.3 de diciembre de 2013. Boletín Oficial de la República Argentina N° 32.781 https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-26899-223459/texto

Martinovich, V. (2020). Indicadores de citación y relevancia científica: genealogía de una representación. Dados, 63(2). http://dx.doi.org/10.1590/001152582020218

Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva. (2013). Argentina innovadora 2020. Plan Nacional de ciencia, tecnología e innovación. Lineamientos estratégicos 2012-2015. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/pai2020.pdf

Monti, C.; Unzurrunzaga, C. (2021). Acceso a la literatura científica desde Sci-Hub. Hipertextos, 8(14), 111-136. https://doi.org/10.24215/23143924e022

Nicholas, D.;Boukacem‐Zeghmouri, C.;Xu, J.; Herman, E.; Clark, D.;Abrizah, A.; Rodríguez-Bravo, B.;Świgoń, M. (2019). Sci‐Hub: The new and ultimatedisruptor? View fromthefront. Learned Publishing, 32(2), 147-153. https://doi.org/10.1002/leap.1206

Posadas, A.; Chen, G. (2018). Inequality in KnowledgeProduction: The Integration of Academic Infrastructure by Big Publishers. ELPUB 2018. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01816707

Salatino, M.;Banzato, G. (2021). Confines históricos del Acceso Abierto latinoamericano. En A. Becerril-García y S. Córdoba González (Eds.). Conocimiento abierto en América Latina: Trayectoria y desafíos. CLACSO; Universidad Autónoma del Estado de México (p. 79-115). https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.4982/pm.4982.pdf

Zukerfeld, M.;Liaudat, S.;Terlizzi, M.S.; Monti, C.; Unzurrunzaga, C. (2021). El fantasma de la piratería: las vías ilegales de acceso a la literatura científica en el CONICET (Argentina). Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. http://www.revistacts.net/el-fantasma-de-la-pirateria-las-vias-ilegales-de-acceso-a-la-literatura-cientifica-en-el-conicet-argentina/

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Fushimi, M. ., Monti, C. ., & Unzurrunzaga , C. . (2022). Acesso aberto como política de informação: Problemas e desafios. Ciência, Tecnologia E política, 5(8), 075. https://doi.org/10.24215/26183188e075

Edição

Seção

Artículos centrales