¿En qué música nos encontramos?

Música(s), musicalidades, subjetividades e intersubjetividades

Autores

  • Daniel Gonnet Cátedra Libre Musicoterapia (UNLP) Laboratorio para el Estudio de la Experiencia Musical (FDA-UNLP) Tecnicatura en Música Popular (FME-MLF-UNLP)

Palavras-chave:

música, intersubjetividade, encontro, musicoterapia

Resumo

Esta entrevista reflete sobre a música como um espaço de encontro intersubjetivo. Eles falam sobre a necessidade de colocar conceitos de diferentes campos disciplinares em diálogo e torná-los mais complexos. A necessidade de pluralidade de conceitos musicais é delineada e este ponto é problematizado de forma a não tomar alguns pontos de partida como garantidos. Diante do exposto, trabalhamos a musicalidade como âncora para pensar a intersubjetividade como processos terapêuticos. As reflexões são vertidas sobre a necessidade de valorizar experiências, conceitos e estudos do Sul, de acordo com suas correntes de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cano, R. L. (2005). Los cuerpos de la música. Introducción al dossier Música, cuerpo y cognición. Trans, Revista transcultural de música, 9(0). Disponible en https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=82200911&idp=1&cid=2618873

Cornelius, C. (2001). Figuras de lo pensable. Editorial Fondo de cultura económica de México. México DF, 1.

Cross, I. (2010). La música en la cultura y la evolución. Epistemus. Revista De Estudios En Música, Cognición Y Cultura, 1(1), 9-19. https://doi.org/10.21932/epistemus.1.2700.0

Deleuze, G. y Guattari, F. (1994). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Pre textos: Valencia.

Dissanayake, E. (2008). The universality of the arts in human life. En J. M. Cherbo, M. J. Wyszomirski y R. A. Stewart (Eds.) Understanding the Arts and Creative Sector in the United States. Rutgers University Press, pp. 61-74.

De Sousa Santos, B. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Ediciones Trilce.

De Sousa Santos, B. (2011). Epistemologías del sur. Utopía y praxis latinoamericana, 16(54), 17-39.

Dissanayake, E. (2008). If music is the food of love, what about survival and reproductive success? Musicae Scientiae, 12(1), 169-195.

Dissanayake, E. y Brown, S (2009). The arts are more than aesthetics: Neuroaesthetics as narrow aesthetics. En M. Skov y O. Vartanian (Eds.) Neuroaesthetics. Amityville, NY: Baywood, pp. 43-57.

Mansilla, S. y Gonnet, D. (2013). La experiencia musical desde la perspectiva de los procesos intersubjetivos. Actas de ECCoM, 1(1), 153-157.

Mansilla, S. y Gonnet, D. (2017). ¿En qué música nos encontramos? en Actas del III Congreso Latinoamericano de Folclore y Tango (UNA).

Nancy, J. L. y Pons, H. (2007). A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu.

Shifres, F. D. (2016). Del lenguaje universal a una epistemología musical pluriversal. Epistemus. Revista De Estudios En Música, Cognición Y Cultura, 4(1), 7-12. https://doi.org/10.21932/epistemus.4.3026.1

Shifres, F. (2017) Revisando algunas categorías para pensar la música: Contra el desperdicio de nuestra experiencia musical. Percepta, 4(2), 17–31.

Small, C. (Benicàssim, 25 de mayo de 1997). El Musicar: Un ritual en el Espacio Social. Conferencia pronunciada en el III Congreso de la Sociedad Ibérica de Etnomusicología. En TRANS. Revista transcultural de música. Disponible en: http://www.sibetrans.com/trans/a252/el-musicar-un-ritual-en-el-espacio-social

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Gonnet, D. (2020). ¿En qué música nos encontramos? : Música(s), musicalidades, subjetividades e intersubjetividades. ECOS - Revista Científica De Musicoterapia Y Disciplinas Afines, 5(3), 4–18. Recuperado de https://revistas.unlp.edu.ar/ECOS/article/view/10869

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)